7 animais que muitos acreditavam estar extintos mas não estão

POR Lucas Curado    EM Sem categoria      23/01/18 às 15h52

Ao longo do tempo muitas espécies foram dadas como extintas. Muitos podem ter sido os motivos para isso acontecer. Por exemplo, caça ilegal, destruição do meio ambiente, pragas e doenças, introdução de fauna nociva entre outros motivos. Contudo, algumas vezes na história, alguns desses animais que se "extinguiram" de forma natural ou "artificial", acabaram sendo re-descobertos. Dessa forma, eles foram dados não mais como animais extintos, mas em extinção. Mudando o atual estado da especies, ações de preservação podem ser tomadas por governos, ONGs e outras instituição de cunho privado e público.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você algumas dessas espécies que foram dadas como não mais existentes e que de repente ressurgiram. Para o espanto e alegria de muitos pesquisadores, cientistas, biólogos e profissionais do ramo da preservação e afins, esses animais que antes eram conhecidos como extintos, hoje tem uma chance de expandirem sua população. Conheça 7 animais que muitos acreditavam estar extintos mas não estão.

1 - Minhoca Gigante de Palouse

Na década de 80, esse invertebrado foi dado como extinto. Todavia, até um tempo atrás foram encontradas novas espécimes. Esse verme norte americano por alcançar incríveis 3 metros de comprimento e pouco se sabe sobre o mesmo.

2 - Takahe

Nativo da Nova Zelândia, em 1898 esse pássaro que não voa foi dado como instinto. Todavia, após uma intensa busca, em 1948 foi encontrado espécimes vivos. Essa ave se destaca por seu hábito de alimentação diferenciado. Ele é bem seletivo com o que come, por exemplo, ele arranca a grama da terra e come somente a parte mais macia da mesma... Jogando o resto fora.

3 - Gracilidris

Antes de 2006 só se tinham visto essas formigas fossilizadas em resíduos de âmbar antigo. Contudo, foram encontradas colonias das mesmas.

4 - Rato-da-pedra Laociano

Essas criaturas, depois de algum tempo, foram colocadas como as últimas especies de Diatomyidae, que é um tipo de Rato com rabo de esquilo. Curiosamente, quando essas raras e quase extintas criaturas foram encontradas... Elas foram achadas em um mercado, onde sua carne estava sendo colocada a venda como aperitivo.

5 - Lagarto Gigante de La Palma

Essa espécie das ilhas Canário foi dada como extinta no século 16. Isso se deu pela crescente população de gatos no local. Contudo, em 2007, foram encontrados espécimes vivos em um parte das ilhas chamada Gran Canária.

6 - Petrel das Bermudas

Da mesma forma que o Lagarto Gigante de La Palma, essa ave foi dada como extinta a 330 anos atrás devido a introdução de espécimes como gatos, ratos e cães. Finalmente em 1951 foram redescoberto 18 pares desses animais, o que colocou novamente eles dentro das espécies em extinção e possibilitou programas de preservação.

7 - Celacanto

Esse peixe é considerado um "dinossauro" vivo e seu primeiro registro foi um fóssil de mais de 400 milhões de anos. Surpreendentemente em 1938, esse animal foi achado no litoral africano para o espanto de muitos cientistas da época. Para seus re-descobridores, foi como ver um verdadeiro "dinossauro" vivo na frente deles.

E aí, o que você achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima!

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+