• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 armadilhas mentais que todo mundo cai diariamente

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      09/02/18 às 18h49

Você pode até achar que tem autoconhecimento suficiente para não agir de forma contrária ao que acredita. No entanto, pode ser que esteja um pouquinho errado. O cérebro humano é um dos órgãos mais complexos de nosso corpo, e é válido lembrar que nem tudo sobre ele já foi desvendado. Ainda existem inúmeros mistérios que permanecem escondidos do conhecimento científico.

Pode parecer estranho, mas nosso cérebro vive nos pregando alguns truques, fazendo com que acabemos caindo em determinadas armadilhas. O pior de tudo isso, é que nem percebemos quando acontece. Acabamos tomando algum tipo de decisão, julgando que é o certo, mas na verdade sofremos algum tipo de bloqueio impedindo que enxerguemos a situação conforme ela realmente é. Isso pode ser algo bom, mas também pode ser bem ruim em determinadas ocasiões. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 armadilhas mentais que todo mundo cai diariamente. Confere aí!

1 - Discussões

Já percebeu como as pessoas tendem a continuar argumentando, mesmo sem ter mais argumentos? Percebem que a discussão já foi perdida, mas ainda assim insistem no erro. Esta é uma forma de afirmação para si mesmo. Algo provocado por nossa mente, para evitar que tenhamos aquele sentimento de frustração no momento seguinte.

2 - Confiança

É comum que tenhamos a mania de confiar mais nas pessoas que estão próximas a nós, do que naquelas que não estão. Sempre superestimamos amigos e parentes mais próximos, enquanto desconfiamos da competência daqueles mais distantes. Ao pensar dessa forma, estamos mais propensos ao engano. Por exemplo, alguém te conta algo sobre um amigo e você não acredita, pois pensa que aquela pessoa não seria capaz de tal coisa. São pequenas armadilhas mentais mas que podem nos meter em grandes encrencas.

3 - Excessiva generalização

Trata-se dessa mania que muitas pessoas tem, de acreditar que após uma experiência ruim, tentar novamente trará a mesma frustração. Por exemplo, uma pessoa começa a namorar e é traída. Não consegue perdoar e ao mesmo tempo, começa a acreditar que não poderá namorar outra pessoa, pois acontecerá novamente. Embora seja um risco, não é algo determinante... Apenas mais uma das diversas armadilhas mentais.

4 - Conformismo

E o conformismo pode ser uma das piores armadilhas que caímos. Passamos a acreditar que a zona de conforto é o melhor lugar para ficar e reagimos passivamente aos acontecimentos que a vida nos impõe. Pode ser que um conformista tenha grandes sonhos, mas ele simplesmente decide deixá-los para lá, pois se arriscar é algo que ele definitivamente não pensa em fazer.

5 - Aceitar opiniões

As pessoas estão acostumadas a acreditar em uma opinião, apenas quando outras pessoas já acreditam. Normalmente, algo é tomado como certo a partir do momento em que um grande número de pessoas apoia a ideia, mesmo que ela não seja exatamente correta. Nesses casos, o melhor a se fazer é acreditar em dados estatísticos, não caindo nas armadilhas de nossa mente.

6 - Desculpas

Outra das armadilhas mentais em que caímos com frequência, são aquelas famosas desculpas. É um ato que está bastante ligado ao conformismo, visto que inventamos diversas desculpas para não sair da zona de conforto. Vamos colocando obstáculos na frente de tudo que pode nos forçar a sair do lugar. É claro, não é algo que acontece a todo momento e com todo mundo, mas querendo ou não, acabamos dando desculpas em algum instante.

7 - A expectativa positiva

É claro, ser uma pessoa positiva é algo bom e que desperta diversas coisas boas ao nosso redor. Entretanto, em algumas situações esse tipo de atitude também pode atrapalhar. Manter a expectativa positiva pode afundar muitos negócios. Um bom exemplo seriam os apostadores... À medida que jogam vão perdendo, mas sempre acreditam que na próxima jogada, sua sorte irá mudar. Dessa forma, é possível perder tudo.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outras armadilhas mentais que não mencionamos em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+