• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 bocas mais assustadoras do reino animal

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Animal      15/09/14 às 18h16

A natureza é algo surpreendente e cheia de "caprichos'. Ela é responsáveis por animais amáveis e fofos, dignos de serem acolhidos no seio de uma família, como pet. Mas, só para chocar, a natureza também pode usar artifícios imprevisíveis para dar origem às mais assustadoras criaturas possíveis (veja aqui alguns exemplos estranhos de mecanismos de defesa de alguns bichos).

Abaixo você vai conhecer 7 dessas temíveis criações que pertencem ao mundo animal. Provavelmente originados em um dia de pura "trolagem" da natureza, esses bichos não são bizarros somente por causa da aparência que apresentam (a maioria chega a ser até simpática). Eles recebem o título de terríveis pelas bocas que possuem, consideradas as mais temidas e mortais dentre os animais.

Confira:

7. Peixe-bruxa

1

Nada simpática, essa espécie de peixe é capaz de produzir grandes quantidades de lodo para sufocar seus inimigos. Acontece, no entanto, que isso não é nada perto de sua boca amendrontadora!

Essa sua "arma" corporal, digamos assim, é formada por dois pares de tentáculos, que ficam dentro de uma espécie de placa de cartilagem, com duas fileiras de dentes super afiados e pontudos, além de uma língua áspera. Agora a parte mais assustadora de tudo: esse peixe nem precisa ter esse aparato todo, uma vez que consegue se alimentar pela pele!

2

Incrível, não é? Conforme os especialistas, esse tipo de peixe geralmente nutre seu corpo ao nadar em torno de cadáveres em decomposição, por meio de seus poros.

6. Tartaruga-de-couro

3

Essa, com certeza, é uma das bocas mais bizarras do mundo animal. Isso porque, seus dentes pontudos e afiados não estão dispostos apenas ao redor da parte mais externa da cavidade bucal dessas tartarugas. Eles estão presentes também ao longo do esôfago desses bichos e seguem até o intestino.

Os dentes desses animais são tão loucos que recebem até nome. Chamados de papilas, eles existem dessa forma porque a dieta da tartaruga-de-couro consiste inteiramente de águas-vivas e outros invertebrados viscosos. Assim, o sistema digestivo garante que as presas da espécie não tenham chance alguma de escapar.

5. Cachorra

4

Com duas presas monstruosas, esse peixe é típico da região amazônica. Apesar da aparência horrorosa, essas "facas pessoais" da espécie garantem sua sobrevivência. Esses dentes, de até 15 centímetros, são tão afiados que a cachorra possui buracos na mandíbula superior, para encaixá-los e deixá-los guardados do lado de fora da boca.

5

4. Tubarão-charuto

6

Com apenas um metro de comprimento, em relação a todos os demais tubarões, essa espécie possui os maiores dentes em relação ao tamanho do corpo. Comeles são pequenos demais para entrar em brigas, é costume entre os tubarões-charuto não abater suas presas. Normalmente eles mordem e correm, tirando pedaços profundos e arredondados de suas vítimas vivas.

7

Em seu cardápio estão baleias, golfinhos e outros tubarões, embora já tenham sido registrados alguns acidentes até com seres humanos. Em 2009, por exemplo, o nadador de maratonas Michael Spalding saiu da água depois de um mergulho à meia-noite com uma peça circular de carne faltando em sua perna.

8

3. Pinguim

9

Acha que pinguins são criaturas dóceis e defesas? Então espere até se deparar com o interior da boca desses bichos! Isso porque há dentes assustadores por todo lugar em suas cavidades bucais, como nos bicos, nas bochechas e línguas.

Mas, segundo a biologia, isso tem uma utilidade vital para a espécie. Isso porque os pinguins engolem suas comidas vivas, se contorcendo. Então, eles precisam mantê-las presas de alguma forma, garantindo que não vão perder o jantar.

10

2. Pica-pau

12

Embora não tenha dentes, o que mais assusta nesse passarinho é sua língua. Além de ser uma espécie de arpão, cheio de farpas; ela conta com um tamanho bizarro, correspondente a três vezes o comprimento do bico da ave!

Assim, quando não estão usando a língua para agarrar insetos dentro de troncos, esses bichinhos enrolam esse músculo em torno do crânio, da parte desde trás do olho, até a narina, como você vê na imagem abaixo.

15

1. Pacu

13

Não é só pelo tamanho dos dentes que o pacu tem a boca mais assustadora entre os bichos. O título é garantido à espécie de peixe porque seus dentes são terrivelmente parecidos com os dentes humanos.

Conforme quem entende do assunto, o pacu, assim como nós, é capaz de mastigar qualquer coisa. Inclusive, os alimentos preferidos desse peixe são sementes e nozes.

14

É de chocar ou não?

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+