Muito se fala a civilização mais intrigante e famosa da antiguidade. No entanto, você já parou para pensar como viviam as crianças da época? Pensando nisso, 7 brinquedos e jogos usados no Egito Antigo.

Para se ter uma ideia, o Egito Antigo durou por milênios. Contudo, o pouco que sabemos do período, nos instiga até os dias de hoje. Ao olharmos os passatempos infantis da época, encontramos muitos passatempos que crianças brincam, até hoje.

1 - Dados

Em diversas escavações, dados, como os nossos, foram encontrados. Entre os mais comuns, estão os de seis lados, que também se utilizam de "pontinhos" para a marcação. Contudo, também há dados em formato icosaedro, ou seja, de 20 lados com os d20, utilizados em jogos de RPG. No entanto, ainda há conflitos para se definir se os dados eram usados para jogos, partes de rituais ou ainda, sessões de adivinhação de um oráculo.

1 - Ratinho de Cerâmica

Publicidade
continue a leitura

Produzido com cerâmica cozinha, o boneco possui uma área na mandíbula, feita de madeira, para movimentação. Dessa forma, a articulação poderia ser movida com o fio conectado a lateral da cabeça do ratinho.

2 - Gato de Madeira

Esse felino feito de madeira pode representar um gato, ou ainda, uma leoa. Com seus dentes de bronze, uma corda era passada em sua mandíbula e a movia para cima e para baixo.

3 - Jogo da Cobra

Também conhecido como mehen em egípcio médio, essa placa circular imitava o padrão do animal. Com isso, mesmo com algumas peças encontras, não sabemos, ao certo, as regras do jogo. Seu nome, Mehen, é uma referência ao deus de mesmo nome, muito das vezes, associada com as cobras.

Publicidade
continue a leitura

4 - Cavalo de Rodas

Comercializado até os dias de hoje, trata-se de um cavalo feito de madeira. Contudo, atualmente, também podemos encontrar essa versão do brinquedo com a aparência de um automóvel. Dessa forma, na versão do Egito Antigo, o cavalo era colorido e, provavelmente, possuía uma corda presa a boca do animal.

5 - Boneco de Moedor

Publicidade
continue a leitura

No período do Egito Antigo, isso seria equivalente a um brinquedo que representasse alguma atividade econômica. Por exemplo, é o que acontecesse com as várias profissões da boneca Barbie. Contudo, aqui, o brinquedo ensina como moer grãos. Em suma, o boneco movimentaria uma pedra com seu corpo, raspando-a na superfície rochosa. Dessa forma, o resultado é um didático e pedagógico, provavelmente, voltando para crianças mais novas.

6 - Chacais Contra Cães

Para o jogo, temos um tabuleiro com uma gaveta para guardar as peças. Isso inclui as cinco estacas com cabeça de cachorro e cinco com cabeças de chacal. Além disso, o tabuleiro possui 58 buracos encaixáveis, um desenho de palmeira e o símbolo de shen, que significa ouro. Mesmo não sabemos as regras originais, historiadores presumem que o fechamento de alguns dos buracos estão associados ao ganho e outras à perda.

7 - Senet

Visualmente, o senet é um jogo de tabuleiro bastante simples. Com isso, ele é dividido em três fileiras e dez sessões. Contudo, suas regras ainda permanecem desconhecidos. Sabemos que os quadrados formam símbolos de boa e de má fortuna, mas de maneira espalhado. Além disso, acredita-se que a vitória do jogo de estratégia seria baseada em guiar as peças para o lado do oponente.

Publicado em: 23/01/20 15h26