CuriosidadesMundo afora

7 cidades fantasmas mais interessantes do mundo

0

Quase todo mundo já ouviu falar de cidades fantasma espalhadas pelo mundo. Esse assunto sempre desperta a curiosidade de muita gente. Principalmente pela vontade de saber quais foram os motivos que levaram todos, ou pelo menos boa parte, dos habitantes de um local a sair dali.

Nos EUA, por exemplo, essas cidades fantasmas são bastante associadas ao Velho Oeste. O caso, geralmente, é que uma cidade surgiu do nada, ao lado de uma mina e quando as oportunidades de negócio acabaram todos se mudaram. Mas ao redor do mundo essas realidades são diferentes. Algumas cidades foram abandonadas por razões que não tem nada a ver com economia. E em alguns casos, o abandono teve que ser tão rápido, que as pessoas deixaram seus pertences para trás. Mostramos aqui, algumas das cidades fantasmas mais interessantes do mundo.

1 – Bodie

Essa cidade foi nomeada em homenagem a WS Bodey, que foi um mineiro que encontrou ouro, me 1859. E foi por causa desse achado, que começou uma pequena corrida do ouro anos depois. Em um momento a cidade parecia que poderia se tornar uma grande metrópole. Isso porque em 1880 era a terceira maior cidade da Califórnia.

Na década de 1890, o ouro já tinha começado a diminuir. E em 1892, a cidade foi atingida por um incêndio, que afetou grande parte da cidade. Em 1917, Bodie já estava quase morta. E em 1932, outro incêndio atingiu grande parte da cidade. E a mina foi oficialmente destruída, em 1942.

A cidade foi ficar totalmente vazia em 1962, e foi tida como um local histórico a ser preservado. E isso fez com que ela se tornasse um destino turístico. Bodie recebe mais de mil visitantes por dia, nos verões. Mas no inverno, a cidade volta a ser fantasma pois seus invernos são bastante severos.

2 – Craco

Essa vila foi esculpida em rocha na região italiana do sul de Basilicata, e foi fundada no século VI d.C. A vila enfrentou várias coisas como por exemplo a peste negra. E o que a fez virar uma cidade fantasma foram uma série de terremotos nos anos 1950 e 1960, que deixaram o lugar instável. O governo não queria colocar em risco os 1.800 cidadãos e eles foram expulsos do lugar antes que o lugar despencasse.

A vila ainda continua de pé até hoje. Mas não se sabe, ao certo, o quanto seria os danos causados se as pessoas ainda continuassem vivendo lá. Mesmo sendo uma cidade fantasma, essa vila sedia, todo semestre, festivais. E também foi cenário para produções de filmes como A Paixão de Cristo.

3 – Ilha Hashima

Essa ilha fica na costa da cidade de Nagasaki. Então não é de se surpreender que ela seja uma cidade fantasma. Na década de 1850, o local foi tido como uma mina de carvão bastante rica e atraiu vários mineiros. O lugar era um ponto de negócios tão grande que ele atraiu cinco mil pessoas. Por ela ser uma ilha, esse tanto de pessoas no mesmo local a tornou o lugar mais densamente povoado do planeta.

Mas em 1974, a mina de carvão secou e todas as pessoas resolveram deixar a cidade. O Japão até tentou declarar a ilha como patrimônio da UNESCO, em 2006. Esse pedido foi atendido em 2015.

4 – Wittenoom

Essa cidade mineira fica na Austrália Ocidental e foi fundado em 1950. Quando ela estava no auge ela tinha uma população de 20 mil habitantes. Ela existiu até 1966, quando foi descoberto que a mina de amianto estava enchendo o ar de toxinas. E por causa disso, aproximadamente, 300 mineiros morreram.

O governo fechou a mina e a população da cidade foi caindo drasticamente. Mas foi somente em 2007 que ela sumiu do mapa. Mesmo com os riscos, em 2019, três pessoas quiseram morar na cidade. E convidaram turistas para descer as minas mortais.

5 – Kolmanskop

Essa cidade namibiana tinha diamantes abundantemente. Em 1912, as minas dessa cidade produziam cerca de 12% do suprimento mundial de diamantes, e a população do lugar nunca passou de mil habitantes. Mas o tempo “fértil” da cidade acabou super rápido. E em 1930, todas as minas da cidade estavam limpas. E em 1956, o lugar estava totalmente abandonado.

A cidade fica em meio a dunas de areia e isso tem seu lado positivo e negativo. O lado negativo é que a cidade pode ser enterrada pela areia. Mas o lado positivo é que a falta de vegetação e umidade deixou os prédios bem preservados.

6 – Tyneham

Os moradores dessa vila foram expulsos, em 1943, porque a Escola de Artilharia da Royal Armoured Corps queria aumentar o seu campo de tiro. E mesmo depois do fim da Grande Guerra, as forças armadas do Reino Unido disseram que eles ainda precisavam do lugar. E o único dano estrutural que a vila teve foi a demolição de uma mansão para que suas peças fossem recicladas.

O lugar é bastante preservado e produz plantas raras por causa da ausência de humanos ao redor. Em 2019, o acesso de turistas a sete prédios foi proibido por serem considerados não seguros.

7 – Dhanushkodi

Essa comunidade pesqueira foi um sucesso por muito tempo. Mas em 1964, o sucesso acabou porque o local foi atingido por um ciclone. E isso deixou 1.800 pessoas mortas. E a parte que costumava ser a vila, está submersa.

Algumas pessoas ainda residem nesse lugar e estão afastadas das comodidades modernas. E estão lá por sua conta em risco de outro ciclone.

A criança que foi criada por lobos durante 17 anos

Artigo anterior

O que aconteceu com a chinesa que só comeu arroz e pimenta por 5 anos?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido