• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas aparentemente inofensivas que nunca devemos fazer online

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      12/07/19 às 14h43

As pessoas totalmente imersas no mundo digital compartilham todos os tipos de informações na internet. Algumas vezes compartilhando coisas altamente pessoais, sem sequer pensar duas vezes. A verdade é que mesmo aqueles que tomam todo cuidado e tentam evitar ao máximo situações de vulnerabilidade online, podem ter suas informações comprometidas de outros modos.

Pensando nisso, hoje, listamos para vocês algumas dicas do que evitar fazer na web. O que pode ajudar a aumentar a segurança de suas contas e lhe proteger contra golpes, roubos de identidade, entre outras ações de hackers e pessoas mal intencionadas. Confira!

1 - Quizzes de personalidade de fontes não confiaveis nas redes sociais

Uma empresa de mineração de dados pode facilmente criar um teste de personalidade e disponibiliza-lo nas redes sociais. Isso é feito com um simples propósito: fazer com que as pessoas voluntariamente lhe entreguem seus dados pessoais. Hackers também se utilizam de 'pesquisas' para incitarem as pessoas lhes darem pistas e respostas de suas perguntas de segurança de senhas.

2 - Usar redes de wi-fi públicas sem verificar se é de fato uma rede legítima

Imagine que você saiu para um passeio e conseguiu se conectar a uma rede de Wi-Fi disponível e decidiu verificar seu saldo bancário ou decidiu logar em seu e-mail. Bom, o problema é que o tal Wi-Fi era na verdade uma rede fraudulenta, projetada para roubar informações pessoais. Portanto, sempre que possível, consulte ao provedor do Wi-Fi qual a rede é genuína. Além do mais, é sempre melhor evitar verificar sua conta bancária em redes as quais você não pode garantir a procedência.

3 - Usar o mesmo dispositivo para transações bancárias e jogos online

Visitar alguns tipos de site, como de jogos online e Streaming de filmes, com muitos pop-ups, pode representar um sério risco de infecções por Malwares. Se você ainda usa o mesmo dispositivo para efetuar transações bancárias, os riscos de invasão, e até mesmo roubo de identidade, aumentam. Especialistas recomendam, se possível, o uso de dispositivos diferentes para fins recreativos e serviços bancários.

4 - Clicar em links anexos em e-mails sem verificar a fonte

As técnicas utilizadas para roubo de informações e invasões de dispositivos estão cada vez mais sofisticadas. Hackers podem enviar armadilhas que parecem ter sido enviadas por pessoas próximas a você. Caso receba um link ou anexo que lhe pareça suspeito, verifique o endereço do remetente e fique atento ao menor dos erros ou sinais.

5 - Usar a mesma senha para várias contas

Muitas pessoas fazem uma espécie de reciclagem de senhas, utilizando uma mesma combinação para todas as suas contas online. Pode até parecer um jeito conveniente de organizar suas muitas contas, porém, isso abre um imenso precedente para invasão e ação de hackers. Caso você tenha muitas contas para administrar, escreva suas diferentes senhas em um papel ou utilize um aplicativo gerenciador de senhas. Mas antes de instalá-lo, verifique os comentários de outros usuários para verificar sua reputação.

6 - Deixar contas inativas antigas abertas

Caso você tenha abandonado um e-mail ou uma rede social, mas ainda deixou sua conta ativa, você pode estar vulnerável a ataque de hackers. As contas zumbis, como são chamadas, são alvos fáceis. Isso porque não são tão bem monitoradas como as demais. Se um hacker consegue invadir uma dessas contas, ele terá acesso a inúmeras de suas informações confidenciais. E se você juntar isso ao fato de ter utilizado a mesma senha para vária contas, os riscos são infinitos.

7 - Publicar fotos de cartão de embarque

Passaportes, carteiras de motorista, entre outros documentos possuem informações que podem facilitar a invasão de contas por hackers. Ou o que é ainda pior, roubo de identidade. Cartões de embarque podem fornecer informações suficientes para que outros dados sobre o passageiro sejam descobertos. Utilizando um sobrenome e um número localizador, por exemplo, hackers podem descobrir números de telefone e outras informações sobre um voo reservado. Portanto, é sempre bom avaliar o conteúdo que estamos compartilhando na internet.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+