icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas bizarras em que as pessoas já colocaram a culpa na Lua

POR Arthur Porto EM Curiosidades 03/01/20 às 16h09

capa do post 7 coisas bizarras em que as pessoas já colocaram a culpa na Lua

A crença de que a Lua é responsável por influenciar vários acontecimentos aqui na Terra, é antiga. Acredite ou não, há, por exemplo, quem corte o cabelo apenas na Lua crescente. Além disso, há o fato de plantios e colheitas inteiras seguirem à risca o calendário lunar. E claro, não podemos esquecer também que a Lua age no movimento de subida e descida do nível do mar, conhecido como marés.

Partindo de tal viés, resolvemos compilar aqui, sete acontecimentos que foram vinculados a influência que a Lua exerce. Por outro lado, é importante lembrar que o fato de estarem relacionados à influência que o astro exerce, isso não significa que a Lua é culpada. Sem mais delongas, confira agora, quais são eles. E, por gentileza, não vai sair por aí, dizendo que tudo que acontece hoje é culpa da Lua.

1 - Loucura

A palavra lunático, que quer dizer louco para nós, tem origem no latim "luna", que significava Lua. No passado, muitos acreditavam que os problemas mentais eram causados pela Lua. Por esse motivo, a palavra lunático virou sinônimo de maluco. Esse equívoco foi reforçado em 1978, com a publicação do livro The Lunar Effect: Biological Tides and Human Emotions, de Arnold L. Lieber. De todas as formas, vale ressaltar que a Lua não é responsável por deixar ninguém louco. De acordo com especialistas, independente de qual fase esteja, o astro não tem esse poder.

2 - A morte do general Stonewall Jackson

Stonewall Jackson foi um dos comandantes do Exército da Virgínia do Norte durante a Guerra da Secessão dos Estados Unidos. Na ocasião, Jackson foi acidentalmente ferido por fogo amigo. E sabe por que foi atingido acidentalmente? A Lua. Como estava em fase crescente, a Lua não clareou suficientemente o campo de batalha. Portanto, os oficiais acharam que Jackson era inimigo. Jackson sobreviveu aos tiros, mas uma semana depois do incidente, foi vítima de uma pneumonia.

3 - Terremoto de Tohoku, 2011

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu, em 2011, a costa nordeste do Japão. Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o fenômeno gerou um tsunami de até dez metros de altura, que varreu a costa do país. Cerca de 15.894 pessoas morreram e outras 2.500 desapareceram. As autoridades, na época, não conseguiram detectar o terremoto. O sistema de alerta não foi acionado por um simples motivo: a atração gravitacional da Lua. Quando o terremoto ocorreu, a atração gravitacional estava mais baixa. Ou seja, aparatos tecnológicos não conseguiram detectar o terremoto com antecedência.

4 - Parto

Apesar de ser bastante difundida a ideia de que a lua cheia, ou a virada da lua, aumenta o número de partos, não há nenhuma comprovação científica. Ao que tudo indica, a força gravitacional da lua não tem como afetar o corpo humano.

5 - Mercado de ações

Alguns estudos indicam que os valores obtidos em mercado de ações são consideravelmente excepcionais, durante a Lua nova. Segundo tais estudos, os lucros são três vezes mais altos durante as novas luas do que em qualquer outra época do mês. Agora, se você é investidor, ou pensa em investir, lembre-se: são apenas estudos. O mercado e suas transações variam, independente da Lua que estamos.

6 - Conjuntivite

Doença altamente contagiosa caracterizada por hemorragia subconjuntival, inchaço repentino das pálpebras e congestão, vermelhidão e dor no olho. A conjuntivite epidêmica causada pelo Enterovirus 70. É causada também pela variante A24 do Coxsackievirus. Epidemias por esse organismo têm aparecido mais frequentemente na África. A doença também é conhecida como Doença Apollo 11. Isso porque a condição foi observada, pela primeira vez, em Gana, em 1969, no mesmo ano em que Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin pisaram na lua. Felizmente, a doença não tem nenhuma ligação com o astro.

7 - Menstruação

As pessoas sempre acreditaram que o ciclo menstrual está sincronizado com o astro. O boato, provavelmente, surgiu depois que as pessoas observaram que a lua leva cerca de 28 dias para completar uma órbita, ao redor da Terra. Afinal, o ciclo menstrual também ocorre a cada 28 dias, em média. Daí então, alimentou-se a ideia.


Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
avatar Arthur Porto
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest