Curiosidades

7 coisas do mundo de Harry Potter que já existem no mundo real

0

Muitas pessoas já desejaram receber uma coruja em suas casas para lhes entregar uma carta que os convidasse a ingressar na famosa Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. No entanto, todos nós ficamos decepcionados ao perceber que talvez essa carta nunca chegue. Sem Hogwarts, sem aulas de mágica, sem quadribol.

Porém, a ciência pode estar nos ajudando a nos aproximar do encantado mundo de Harry Potter. Muitas das coisas que vemos nos filmes ou lemos nos livros da saga, parecem estar ganhando vida no mundo dos trouxas. Digo, no mundo real. Pensando nisso, hoje, trouxemos para vocês algumas dessas coisas que estão sendo, ou que já foram, desenvolvidas pelos cientistas e que vocês podem não saber que já existem. Confira!

1 – Levitação

A habilidade de fazer coisas flutuarem é uma das primeiras habilidades aprendidas pelos estudantes em Hogwarts. Isso tem sido uma verdadeira obsessão humana por centenas de anos. No entanto, podemos estar mais perto de conseguirmos isso do que nunca antes. Maglev, ou levitação magnética, é uma tecnologia que faz uso de imãs repelentes para poder suspender objetos sem qualquer auxílio além de seu campo magnético.

Essa tecnologia pode inclusive nos auxiliar na locomoção. Objetos suspensos em um campo magnético podem ser movidos com quase nada de atrito, movendo trens, por exemplo, com pouquíssimo esforço sobre os “trilhos”.

2 – Capa da invisibilidade

Quem não queria ter uma capa da invisibilidade, não é mesmo? Diversas tecnologias de invisibilidade estão sendo pesquisadas atualmente. Algo que tem sido bastante noticiado são os metamateriais. Eles são projetados para interagir com a luz de um jeito muito especial.

Os metamateriais são compostos de estruturas de tamanho semelhante ao comprimento de onda da luz visível. Isso significa que eles distorcem e dobram as ondas de luz, de modo que o objeto que eles estão cobrindo fique invisível. Porém, essa tecnologia, ao menos por enquanto, funciona apenas em objetos minúsculos e bidimensionais.

3 – Carros voadores

Empresas estão desenvolvendo carros voadores para serem disponíveis comercialmente e a boa noticia é que a tecnologia já se encontra em estágios finais de seu desenvolvimento. Uma empresa chamada Terrafugia ganhou recentemente a aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos de seu carro voador chamado The Transition. O veículo é um híbrido super moderno de carro e avião.

Uma outra empresa, chamada AeroMobil, desenvolveu o protótipo de um carro voador que caberia em qualquer vaga de estacionamento, usa gasolina comum e que também pode ser usado nas estradas.

4 – Campo de força eletromagnética

O feitiço Protego em Harry Potter cria uma barreira protetora invisível ou campo de força, para desviar feitiços e outros ataques. Porém, no mundo dos ‘trouxas’, cientistas estão desenvolvendo algo parecido usando uma tecnologia chamada “arco eletromagnético”. Ela formaria um escudo gerado por lasers, eletricidade e microondas e que é mantido por um escudo de plasma e um campo eletromagnético.

Essa tecnologia tem sido desenvolvida para proteger aeronaves de explosões próximas e ondas de choque. Apesar de ainda não proteger a aeronave de alguma ameaça direta, como um míssil, o escudo pode protegê-la de ameaças menores.

5 – Varinhas mágicas

Você pode comprar uma varinha online por aproximadamente 180 reais, que é bem mais do que um simples brinquedo. Você poderá usá-la para controlar vários dispositivos em sua casa. Sua fabricante, a Wand Co., a chamou de Kymera. Ela usa tecnologia infravermelha. Nela, podem ser programados até 13 comandos diferentes que são ativados por uma variedade de gestos e movimentos do braço.

6 – Cura mágica (medicina regenerativa)

O Instituto de Medicina Regenerativa do Exército dos EUA está conduzindo uma pesquisa sobre técnicas avançadas de cura. Eles ainda não conseguem regenerar membros inteiros, porém isso não está muito longe de acontecer. Os avanços já lhes permitem recuperar a pele, ossos e tecidos musculares. Além da cura de feridas em uma velocidade impressionante.

Já as universidades britânicas de Southampton e Northampton desenvolveram um gel injetável contendo células-tronco e partículas magnéticas que podem reparar ossos danificados por lesões ou doenças, como a osteoporose.

7 – Legilimência (Leitura de mente)

Em Harry Potter, Severus Snape, Albus Dumbledore e Voldemort são extremamente eficazes na arte de ler mentes. Eles podem acessar memórias e pensamentos de uma pessoa sempre que julgarem necessário. Cientistas do mundo real parecem ter criado um máquina capaz de ler a mente humana.

Foi desenvolvido um computador capaz de processar sinais cerebrais de uma pessoa, enquanto ela lê ou assiste algo. O que a máquina faz é interpretar os impulsos elétricos em nosso cérebro exatamente da mesma forma que o cérebro faz, construindo uma “imagem” de sua mente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Exterminador pode ganhar uma série animada

Artigo anterior

Vídeo incrível mostra baleia pulando ao lado de pequeno barco

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido