• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas fascinantes encontradas em lagos

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      14/06/19 às 17h28

O mundo é dividido entre o que está acima e o que está abaixo, o que existe nesse meio é mistério. Tudo aquilo em que não podemos ver, pode causar medo e estranheza, afinal nunca sabemos o que tem ali. Os lagos, por exemplo, debaixo de toda a água, podem estar escondendo todos os tipos de coisas, algumas delas sombrias até.

Ao mesmo tempo em que os lagos podem ser incríveis, eles também podem ser lugares assustadores. Enquanto muitas pessoas preferem manter uma distância segura, outras se dedicam a desbravar as águas e procurar pelos mistérios que se escondem ali. Como você pode imaginar, já foram encontrados os mais variados de tipos de coisas em lagos, mas algumas delas se tornam memoráveis. Confira a seguir 7 coisas fascinantes que já foram encontradas em lagos.

1 - Artefatos antigos

O Lago Titicaca é o maior lago de água doce da América do Sul, sendo também o lago navegável mais alto do mundo. Há milhares de anos, muitas culturas antigas viverem ao seu redor. Em 2013, foram encontrados no fundo do lago alguns objetos de ouro e, junto com eles, cerâmicas e ossos ligados aos deuses Tiwanaku. Os objetos antigos foram relacionados ao povo pré-inca que viveu naquela região por volta de 500 a 1000 d.C. Entre os artefatos encontrados, um em particular chamou a atenção, um objeto de que mostra um animal híbrido de lhama e puma.

2 - Animais de pedra

O Lago Natron fica na Tanzânia e é conhecido por ser altamente alcalino. Com o grande acúmulo de sais na água, as condições extremas transformaram o lugar quase em inabitável. Apenas uma única espécie de peixe , algumas algas e flamingos vivem naquela região. Outros animais, que tentam viver próximo ao lago, acabam sendo transformados em pedra. Ou pelos menos é o que parece. Animais mortos que caem na água acabam sendo preservados pelos sais que penetram na sua carne. Quando levados para a costa, a água seca, os cobre com outra camada de sal, o que parece transformar seus corpos em estátuas brancas. Vários animais nessas condições já foram encontrados no lago.

3 - Barra de ouro

Durante as férias em 2015, uma garota de 16 anos estava mergulhando no Lago Konig, na Alemanha. Aproximadamente a 1,8 metros abaixo da superfície, ela notou algo brilhando no fundo do lago. Curiosamente, ela mergulhou para pegar o tal objeto brilhante. E nesse caso, tudo o que reluzia era mesmo ouro. O objeto se tratava de uma barra de 500 gramas de ouro puro. A peça tinha um valor estimado de 16 mil euros. Esse com certeza foi um achado interessante.

4 - Vagão do século 19

O lago Detroit só foi formado em 1953 com a construção de uma represa. Todos os anos o nível da água cai e as margens do lago ficam expostas. Mas nos últimos anos esses níveis caíram acima da média e vestígios da antiga Detroit surgiram. Em 2015, o lago desceu 44 metros, e foi quando encontraram um vagão de automóvel do século 19 preservado saindo da lama.

5 - Um castelo submerso

O Lago de Vã é o maior lago da Turquia. Em 2017, uma equipe de mergulhadores encontrou o que seria um castelo submerso. A estrutura, parcialmente preservada, com paredes de pedra foi dada como pertencente à civilização Urartu, que viveu na região há 3 mil anos atrás. No entanto, os mergulhares que descobriu o local nunca alegaram ter sido especialistas. Foi a imprensa quem registrou as primeiras imagens do castelo escondido nas águas do lago.

6 - Tanques de Guerra

Os nazistas usaram vários tanques de guerra para invadir a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos desses tanques foram encontrados por arqueólogos nos lagos e pântanos na Bielorrússia. Um detalhe é que muitos deles estavam surpreendentemente preservados. E mesmo depois de ter afundado por décadas, alguns dos tanques encontrados foram restaurados para funcionamento.

7 - Uma espada

Saga Vanecek tinha oito anos de idade quando achou algo surpreendente enquanto brincava no Lago Vidostern, na Suécia. Ela puxou um objeto estranho, que ela pensava ser um pedaço de pau da lama. Mas, na verdade, se tratava de uma espada da era pré-viking. A arma de 85 centímetros de comprimento foi entregue às autoridades e agora está sendo restaurada.

E você, já encontrou algo peculiar em algum lago? Conta para a gente nos comentários.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   List Verse  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+