icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 coisas lindas, estranhas e reais que acontecem quando estamos apaixonados

POR Jesus Galvão EM Ciência e Tecnologia 31/07/18 às 19h37

capa do post 7 coisas lindas, estranhas e reais que acontecem quando estamos apaixonados

O amor nos inspira e muitas vezes nos faz agir como se todo dia fosse sábado. Cientistas ao redor do mundo todo têm tentado compreender porque quando nos apaixonamos nosso comportamento muda tão drasticamente. Ao menos sabe-se que alguns hormônios como a dopamina e a ocitocina podem influenciar diretamente nossas emoções.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre 7 casais que quebraram os estereótipos em nome do amor e sobre qual o tempo que você tem que ficar com a pessoa antes de pedi-la em namoro. Hoje, listamos algumas coisas que acontecem em nosso corpo e mente quando estamos apaixonados. Confira!

1 - Pessoas apaixonadas agem como bêbados

Em estudo, cientistas concluíram que o álcool e a ocitocina, o hormônio do amor, agem em nosso corpo de maneira muito similar. Assim como as pessoas bêbadas, os apaixonados melhoram o humor, querem abraçar todos ao seu redor, e querem estar mais próximos das outras pessoas.

2 - A voz pode se alterar

Um inusitado estudo pediu para que casais recém formados ligassem para algumas pessoas, incluindo seus respectivos parceiros. Alguns voluntários ouviam as ligações desses casais e tentavam definir se eles estavam conversando com algum amigo, parente, ou, se eles estavam conversando com seu namorado ou namorada.

Quando os participantes conversavam com seus parceiros e parceiras, suas vozes se alteravam. As vozes das mulheres se tornavam mais baixas e a dos homens aumentavam. De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque as pessoas desejam ser iguais uns aos outros.

3 - Se apaixonar é como usar drogas

Helen. E. Fisher, antropóloga, através de um estudo descobriu que as áreas ativas no cérebro de uma pessoa apaixonada são as mesmas partes ativas que uma pessoa com vício em cocaína. Pelo mesmo motivo que o uso de drogas, estar longe daquele estímulo te faz se sentir mal e você o deseja cada dia mais.

4 - Os apaixonados podem ter problemas para dormir

Um estudo suíço concluiu que as pessoas quando estão apaixonadas podem ter dificuldade para dormir e dormem cerca de uma hora a menos por noite. No entanto, os participantes do estudo não relataram se sentir prejudicados por isso, o que os fez compreender que isso não afeta diretamente a qualidade do sono em si.

5 - Pessoas apaixonadas tendem a escrever poemas de amor e cantar

Os apaixonados provavelmente são os responsáveis pelos poemas de amor mais bonitos já escritos. Cientistas holandeses concluíram que sentimentos românticos suprimem o pensamento analítico. Porém, estimula o pensamento criativo. Dessa forma nos sentimos estimulados a querer presentear a quem amamos com presentes originais e únicos. Mesmo que não haja uma razão para isso.

6 - Se apaixonar pode curar doenças

Alguns estudos fizeram a conexão entre os sentimentos românticos e a percepção da dor. Uma redução de 40% sobre a dor moderada foi relatada por aqueles que visualizavam fotos de pessoas que amavam. E, de 10 a 15% sobre a dor mais intensa. Essas alterações eram facilmente percebidas quando a atenção do paciente era voltada para a pessoa amada.

Ainda segundo os cientistas, a dopamina é produzida mais rapidamente se uma pessoa está apaixonada. O que acaba agindo como um analgésico natural. É por isso que é tão comum que os médicos receitem que os pacientes façam algo que eles amem fazer e estejam cercados de pessoas que eles amam.

7 - Uma pessoa apaixonada está pronta para fazer qualquer coisa

Uma pessoa apaixonada, além de receber mais estímulos sexuais, também passa a estar em um estado de constante cuidado para com seu parceiro. E isso é chamado de "Amor compassivo" pelos pesquisadores. E ele aparece naquele momento que você esquece o seu casaco e o seu amor se lembra e vai pegá-lo para você. Quer maior prova de amor do que alguém que se preocupa com seu bem estar?

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest