icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 coisas mais surpreendentes encontradas por mergulhadores

POR Arthur Porto EM Entretenimento 29/07/19 às 16h21

capa do post 7 coisas mais surpreendentes encontradas por mergulhadores

Os oceanos que rodeiam os continentes são cheios de mistérios. Esse imenso universo azul guarda segredos inimagináveis. O ser humano, por exemplo, já chegou mais vezes à Lua do que visitou profundidades oceânicas. Pouquíssimas vezes e poucos homens conseguiram certos feitos. Estima-se que ainda são desconhe­­cidas mais de 750 mil espécies marinhas, ou seja, três vezes mais do que as que se conhece atualmente.

Embora hoje todos estejam obcecados por zumbis e alienígenas, algumas das criaturas mais estranhas e aterrorizantes do universo estão mais perto que imaginamos. O submundo marinho é habitado por dezenas desses bichos. Ali, onde a pressão pode ser dezenas de vezes superior ao do nível do mar, o cenário é outro.

Não é à toa que mergulhadores já tenham passado por situações estranhas. Quer saber quais? Confira nossa lista.

1 - A lesma marinha

O mergulhador Emeric Benhalassa, quando visitou Bali, em um de seus eventuais mergulhos, ficou frente a frente com um animalzinho bem estranho. A criatura parecia mais um ser alienígena. Apenas parecia. A espécie, que é bem semelhante a uma lesma, é conhecida como nudibrânquio. Essas criaturas são do tamanho de uma mão. E suas cores variam entre verde e amarelo-marrom. O mergulhador, durante o encontro, conseguiu capturar o comportamento alimentar do animal. Um comportamento raramente visto. Esse sim pode ser considerado um encontro de êxito, não é verdade?

2 - A água-viva gigante

A bióloga Lizzie Daly estava mergulhando na costa da Cornualha, no Reino Unido, quando, de repente, uma água-viva gigante emerge da escuridão. A raríssima medusa da espécie barril é considerada comum em termos de conservação. No entanto, isso não significa que o animal seja fácil de encontrar. A espécie têm oito braços, que são cobertos por tentáculos pontiagudos e, supostamente, é inofensiva. A medusa pode medir até 90 centímetros de diâmetro e pesar até 35 quilos.

3 - Rêmoras

Dois mergulhadores tiveram uma agradável surpresa enquanto exploravam um recife de coral ao largo da costa do Egito. Ambos, durante o mergulho, foram acompanhados por uma rêmora. Essas criaturas têm um tipo de ventosa em suas cabeças, que a ajudam a se fixar em grandes predadores. As rêmoras fazem isso para poderem se alimentar. É por esse motivo que, geralmente, preferem se agarrar em tubarões. No entanto, esta rêmora em particular tentava agarrar um dos mergulhadores.

4 - Floresta aquática

O mergulhador britânico Dawn Watson fez uma incrível descoberta em 2015. Enquanto praticava mergulho, o profissional encontrou uma floresta subaquática de 10.000 anos na costa de Norfolk. A floresta cobria milhares de hectares que, em outra época, ligavam a Europa continental à Grã-Bretanha. Esta massa de terra foi chamada de Doggerland. Os artefatos, encontrados ali, sugerem que foi povoada por caçadores/coletores mesolíticos. Há cerca de 10.000 anos, a floresta, provavelmente, oferecia amplas oportunidades de caça para seus supostos habitantes. Hoje, os carvalhos abrigam diversas espécies marinhas.

5 - Porcupinefish

O porcupinefish é aquela espécie de peixe, que se infla para evitar ser engolido por um predador. Esses animais também possuem longos espigões ao longo do corpo. Além de mortal toxina. Sim, mortal. Cerca de 1.200 vezes mais letal do que o cianeto. Por razões óbvias, poucos foram os profissionais que tiveram que lidar com essa espécie. Um deles foi filmado. Aparentemente, um mergulhador encontrou um com um enorme anzol preso na boca. Sem medo, o profissional foi tentar ajudar a criatura, que, por incrível que pareça, aceitou. O peixe ficou imóvel. Graças a Deus, né? Porque se infla…

6 - O ninho que brilhava

Em 2017, um mergulhador viveu uma experiência pra lá de estranha na costa da Austrália. O profissional, enquanto explorava o oceano, encontrou um "tubo" translúcido altamente brilhante. À primeira vista, o "tubo", até parece ser um animal estranho. Tipo a lesma, que citamos no primeiro item de nossa lista, sabe? No entanto, de acordo com especialistas, não tão raro. O suposto "tubo" não era uma criatura, mas sim um ninho de uma lula, forrada de ovos. Loucura, né?

7 - Tubarão-baleia

Em 2018, o Departamento de Recursos Naturais do Havaí disponibilizou uma equipe de mergulhadores para ajudar um tubarão-baleia que estava com problemas. Para quem não sabe, os tubarões-baleia são os maiores peixes do planeta. Além disso, a espécie está ameaçada de extinção. O animal, que necessitava ajuda, estava enroscado em uma corda. Para libertar o tubarão, um mergulhador teve que realizar uma série de mergulhos, cada um de dois minutos. E o animal, que pareceu perceber estar recebendo ajuda, ficou imóvel, calmo.


Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
avatar Arthur Porto
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest