7 coisas que ninguém vai ter coragem de te contar sobre a água

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      18/05/15 às 21h23

A água é considerada uma substância vital para a espécia humana. Ela não apenas é necessária para a nossa sobrevivência como constitui a maior parte do nosso organismo e também do nosso planeta. No entanto, existem algumas questões sobre ela que permanecem desconhecidas.

Você sabe, por exemplo, que existem medicamentos na água que chega até a sua casa? Ou que tomar água também pode ser prejudicial? Veja algumas curiosidades sobre a água:

1. Existem medicamentos na água que chega até a sua casa

água

Quando você ingere um medicamento, até 70% da dose é desperdiçada. Isso acontece porque as substâncias dele simplesmente não são aproveitadas pelo organismo. Então o que acontece com elas? São eliminadas na urina e nas fezes.

Ou seja, até 70% dos medicamentos que você toma vão embora pela privada, o problema é que os sistemas de tratamento de esgoto não estão equipados para retirar as moléculas destes remédios. Dessa maneira, eles acabam contaminando rios, lagos e reservatórios, até retornar à sua torneira.

2. A água pode ser um veneno

água

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças em todo o mundo são causadas pelo consumo de água contaminada. A água pode trazer mais de 25 tipos diferentes de doenças, como cólera, diarreias agudas e esquistossomose.

Entre as crianças, a água mata mais do que qualquer forma de violência, inclusive as guerras. Por isso o acesso a uma água de boa qualidade, livre de contaminações é fundamental.

3. Água pode te deixar velho mais rápido

água

Pesquisas recentes apontam que tomar água com pH menor que 7,4 pode acelerar o processo de envelhecimento. O cardiologista e nutrólogo brasileiro Lair Ribeiro explica que o pH do nosso sangue é aproximadamente 7,4 e quando você consome alguma coisa de pH diferente disso, o corpo tem que trabalhar para equilibrar esse líquido.

"Para alcalinizar o sangue, o corpo tem que acidificar algum lugar , o coração, o cérebro ou algum outro tecido", afirma. Ou seja, tomar uma água de pH menor que o do sangue, você acelera seu processo de envelhecimento.

4. A água que você toma é a mesma que os dinossauros bebiam

água

A quantidade de água no mundo permanece praticamente a mesma há muitos milhares de anos. Isso acontece por causa do ciclo da água, em que a água evapora de lagos, rios, mares e também na transpiração de seres vivos, criando vapor.

Esse vapor forma as nuvens que, quando ficam sobrecarregadas, descarregam em forma de chuvas. A água, então, volta para a superfície terrestre e vai abastecer novamente mares, rios, lagos e também lençóis subterrâneos.

5. O Brasil gasta mais com água do que deveria

áagua

Segundo a organização Water Footprint, o gasto médio de água de um brasileiro é de 2027 m³ de água por ano. Ou seja, são mais de 2 milhões de litros. Isso equivale a nada mais, nada menos do que 46,3% mais do que a média mundial, que é de 1385 m³ per capita por ano.

6. Garrafas de água de plástico podem ser nocivas

Bottles of mineral water

As garrafas de plástico possuem uma substância produzida dos derivados de petróleo denominada xenoestrógeno, com o mesmo formato do estrógeno e, por isso, se encaixa nos receptores desse hormônio no organismo feminino.

O excesso do xenoestrógeno pode engordar e até causar celulite. Além disso, uma pessoa que só consome água contida em garrafas de plástico pode estar consumindo o equivalente a cinco pílulas anticoncepcionais por dia. Portanto, garrafas de vidro são mais indicadas.

7. Menos de 3% da água consumida no mundo é própria para consumo

mundo

Pesquisas apontam que apenas 2,7% de toda a água consumida no mundo é própria para consumo. Se colocássemos toda a água do planeta em uma garrafa gigante, a água potável equivaleria a uma gota.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+