Curiosidades

7 coisas que nunca te contaram sobre as ruínas mais antigas

0

As civilizações antigas com certeza tinham seus segredos e mistérios. Até hoje quando olhamos suas construções gigantes como pirâmides ou os templos maias, várias perguntas vem à cabeça. Como eles colocaram aqueles blocos tão pesados um em cima do outro? Como as pedras escolhidas são tão bem esculpidas e se encaixam como se fossem um quebra-cabeça? Além de várias outras coisas.

As construções maias, por exemplo, são cheias de mistérios as circundando. Essas construções antigas são cheias de quebra-cabeças hierografados que foram deixados pelos povos antigos. Vários cientistas e estudiosos sempre vão aos templos maias para estudá-los e tentar entender e desvendar seus segredos. Os mistérios que estão nas paredes dos templos ou enterrados em suas profundezas podem nunca ser totalmente conhecidos, mas aqui listamos alguns deles para você.

1 – Pirâmide de Kukulkan

Localizada na cidade pré-colombiana de Chichen Itza, no hoje sítio arqueológico de Tinum, essa pirâmide foi registrada pela primeira vez em 1880. Ela é praticamente escondida pela selva e é formada por nove plataformas e 4 escadarias fazendo o mesmo número de dias que tem em um ano. Um mistério escondido por esse edifício é que se a camada de pedras superior for removida uma pirâmide com dimensões menores estará por baixo, assim como uma menor se a segunda camada também for removida. E através de um estudo eletro-tomográfico, cientistas descobriram um lago subterrâneo a 20 metros abaixo do porão da pirâmide, que se assemelha aos cenotes, poços formados por rios subterrâneos, sagrados dos maias. Segundo os arqueólogos, o lago pode erodir o solo e a pirâmide pode ser destruída.

2 – Cenote Ik-Kil

Uma das paradas quase que obrigatórias na volta da cidade pré-colombiana de Chichen é esse cenote maia. Os antigos maias usavam esse lugar como local de sacrifício, e arqueólogos acharam ossos humanos e ornamentos antigos que eles usavam para seus rituais. Hoje em dia, esse lago com uma profundidade de 40 metros é um ponto turístico onde se pode encontrar os visitantes flutuando nessas águas.

3 – Pirâmide de El Castillo

Das ruínas maias que se têm que conhecer, com certeza essa pirâmide é uma delas. Localizada na cidade pré-colombiana de Cobá, essa pirâmide tem 42 metros de altura e 120 degraus ingrimes. No topo dela, é possível ter uma vista panorâmica da antiga cidade maia e ver a sala com um pequeno altar onde os antigos maias faziam seus sacrifícios.

4 – Pirâmide do Mago

Localizada na antiga cidade de Uxmal, na península de Yucatan, essa pirâmide de 40 metros é conhecida também como ‘O castelo do anão’. Ela na verdade é um conjunto de cinco pirâmides que foram construídas uma sobre a outra por vários séculos. A lenda maia diz que o mago Itzamna fez uma das pirâmides em um dia e se tornou o governante do lugar.

5 – Templo das Inscrições

Esse templo foi construído em cima do túmulo do antigo governante desse lugar. Ele é decorado com 617 hieróglifos, dos quais nem todos foram decifrados ainda. No topo da construção tem um templo com três salas. No ano de 1949, em uma delas, foi descoberto um túnel que levava direto ao túmulo de Pakal e ele estava cheio de relíquias e tesouros. A visitação turística para esse túmulo não é permitida, mas uma réplica do túmulo foi feita no Museu Nacional de Antropologia do México.

6 – Afrescos de Bonampak

Essa cidade foi descoberta por acidente pelo fotógrafo americano Giles Hil, em 1946. O nome da cidade em maia significa parede pintada. Um dos templos que existem nesse complexo tem vários murais pintados relatando os costumes do povo e dos governantes maias como danças, músicas, cenas de guerra e até mesmo sacrifícios.

7 – Templo do Grande Jaguar

Esse templo foi descoberto em 1848 e a entrada para o túmulo de um dos governantes da cidade de Tikal só foi achada em 1962. Os arqueólogos entraram por um túnel no telhado do templo e lá eles encontraram várias riquezas e tesouros como pele de jaguar, pérolas e ornamentos.

Especialista explica o que os bebês sentem quando chegam ao mundo

Matéria anterior

7 provas de que prisioneiros ingleses e americanos têm a vida melhor que a sua

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.