• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que seus avós faziam no passado que são condenadas hoje em dia

POR Natália Pereira    EM Entretenimento      16/05/18 às 18h20

Por mais que a maioria das pessoas tentem negar esse fato, achando que as suas escolhas são apenas suas, o período em que vivem diz muito a respeito do delas e da forma como se comportam. Por mais que estejamos passando por um período considerado mais liberal, ainda existem regras sociais que precisamos seguir para nos enquadrarmos em certos grupo. E, no passado, essas questões eram ainda mais explícitas.

Se você parar para observar o álbum da sua família, por exemplo, não será difícil encontrar diferenças significantes entre as fotos tiradas hoje e as dos seus pais. E, se a análise continuar até os nossos avós a diferença será ainda maior. Talvez a primeira coisa que chame a sua atenção sejam as roupas. Mas, se olhar bem para os detalhes e ouvir algumas das suas histórias, irá perceber que muitas coisas reprovadas socialmente hoje era extremamente normal para eles. Essas mudanças são realmente interessantes de se ver.

1 - Fumar em locais fechados

O ato de fumar, em si, já tem começado a ser reprovado pela sociedade. No passado, por volta de 1950, cerca de 50% da população dos Estados Unidos fumava cigarro e a ação era até mesmo incentivada pelos médicos, que também mantinham o habito para mostrar que não era ruim. Mas, com o passar do tempo, os cientistas perceberam que ele estava causando câncer e outras doenças graves, o que fez com que ele começasse a ser reprovado.

Hoje em dia, pessoas não fumantes se sentem desconfortáveis perto de quem está com um cigarro. Além disso, a preocupação em se tornar um 'fumante passivo' faz com que não seja mais aceito fazer isso em locais fechados. E, se você é um fumante ativo, provavelmente já ouviu alguém pedir para que você apagasse o cigarro por estar perto de crianças ou gestantes.

2 - Alta ingestão de Carne Processada

Por mais que muitas pessoas não tenham maiores preocupações quanto aquilo que ingerem, é impossível negar que estamos passando por um período de 'consciência alimentar'. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde e isso tem ficado evidente de acordo com suas preferência alimentarem. E, mesmo achando não se importar com isso, você provavelmente já sentiu aquele peso na consciência ao comer algo que considera ruim para a sua saúde.

Carnes Processadas são um bom exemplo disso. Alimentos como salames, cachorro quente e alguns frios tem passado por uma repreensão social. Mas, no passado, isso não era bem assim. Pelo contrário, em 1950 o consumo desse tipo de carne, ao ano, aumentou de 62 para 88 quilos.

3 - Dirigir bêbado

Apesar de sabermos que essa ação pode causar acidentes graves, essa não era uma preocupação no passado. As pessoas bebiam e dirigiam  livremente e dados mostram que 10 mil pessoas morriam todos os anos por dirigirem embriagados. Esse número começou a diminuir a partir de 1930 e, como você já sabe, além de ser repreendido socialmente fazer isso é, também, proibido por lei. E, aqueles que não cumprirem com a 'lei seca' podem ser severamente punidos.

4 - Não usar cinto de segurança

Mais uma vez, além de ser uma imposição social esse se tornou um problema legal. No passado, por volta de 1960, os carros nem chegavam a ter esse acessório e ele não era exigido pela lei. Mas, atualmente, não usar o cinto pode resultar em uma multa nada agradável. E, como sabemos, pode ser o que irá te separar da morte em um acidente. Para se ter uma ideia, dados mostram que cerca de 13 mil pessoas são salvas todos os anos por conta do cinto, de acordo com a National Highway Traffic Safety Administration.

5 - Gorduras trans

Como mencionamos, a preocupação com a saúde alimentar tem crescido nos últimos anos. E, se você já pesquisou a respeito de alguma delas, provavelmente já viu o quanto as gorduras trans são repreendidas. Elas podem aumentar o seu colesterol e o risco de desenvolver doenças cardíacas, o que já são motivos o suficiente para evitá-los.

6 - Ter muitos filhos

Se você olhar para a sua árvore genealógica, provavelmente perceberá o quando o número de filhos diminuiu nas últimas gerações. No passado, ter vários filhos era extremamente normal e até considerado positivo. Mas, atualmente, o custo para se manter um filho cresceu e fazer isso pode ter várias implicações. Além disso, dependendo o número de filhos que a pessoa tenha, ela pode acabar sendo repreendida pelas pessoas.

7 - Andar de bicicleta sem capacete

A proteção tem vindo em primeiro lugar ultimamente mas coisas como essa não era tão relevantes no passado. As pessoas realmente não pareciam se preocupar com o quão perigoso algo podia ser. E, andar de bicicleta sem capacete era algo extremamente normal para eles. Apesar de algumas pessoas ainda evitarem o seu uso, usar a proteção adequada tem diminuído o número de ferimentos na cabeça em 65%. Além disso, alguns estados chegaram a exigir o seu uso.

E aí, também repreende aqueles que tem esse tipo de atitude, mesmo que inconscientemente? O que mais acha que eles faziam e que não seria bem visto hoje?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+