• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não fazia ideia sobre o escudo do Capitão América

POR Raul Martins    EM Fatos Nerd      11/07/18 às 18h14

Como sabemos, grande parte dos super-heróis se tornam "super" pelo seu senso de justiça e poderes. Mas nem todos seguem essa receita. Heróis como: Batman, Arqueiro Verde e Justiceiro, são exemplos de que, através de armas especiais e treinos rígidos, é possível também defender o mundo.

Embora o Capitão América tenha tomado um soro que o fez mais forte, sua principal arma na verdade é seu escudo - além de ser, também, sua marca registrada. E é pensando nisso que criamos uma lista mostrando 7 coisas que você não fazia ideia sobre o escudo do Capitão América. Se liga ai:

1- Escudo feito de Vibranium

A maioria já deve saber que a matéria prima utilizada para a criação do escudo do Capitão é feita do famoso material fictício Vibranium. Porém a origem dele fica ambígua, visto que duas teorias diferentes relatam como o material foi obtido nas páginas dos quadrinhos da Marvel. Uma delas, e a mais provável, é que foi minerado em Wakanda mesmo. A segunda é que foi obtido através de um meteoro de Vibranium de dez mil anos de idade que caiu na Antártida e foi encontrado pela SHIELD.

2- Formato do escudo foi alterado para evitar processos

O escudo que conhecemos hoje nem sempre teve esse formato esférico. Antigamente, nos primeiros anos do personagem, o escudo era semelhante ao dos tempos medievais. Mas outro herói de outra editora já usava um escudo semelhante. Estou falando, claro, do The Shield (Escudeiro em tradução livre) da MLJ Publications. Jack Kirby, o lendário desenhista da Marvel, teve que alterar o formato do escudo. Mas cá entre nós, o formato atual é bem mais interessante que o antigo, além de ser mais prático.

3- Foi destruído pela Manopla do Infinito de Thanos

Sabemos que o escudo do nosso Capitão foi destruído várias vezes, mas nenhuma foi tão marcante como a vez em que Thanos, em uma minissérie dos anos 1990, acabou com ele. Após completar a Manopla do Infinito, Thanos se torna onipotente. O Titã então acaba destruído o escudo do nosso Capitão facilmente, deixando-o de joelhos sem reação alguma. Ao vê-lo em uma cena onde se mostra fraco, percebemos que ele também é humano e que nem sempre consegue defender seu próprio país.

4- Foi enterrado com uma réplica do escudo original.

Sabemos que vários heróis famosos acabam morrendo nos quadrinhos, e com o Capitão América não foi diferente. Na série Morte do Capitão América, Steve Rogers acaba perecendo pelas mãos de Sharon Carter, que estava sedo manipulada pelo arqui-inimigo do Capitão, o Caveira Vermelha. Tony Stark, ao enterrar seu amigo, coloca uma réplica do escudo ao invés do original, e o verdadeiro acaba parando nas mãos de Bucky Barnes, que futuramente se tornaria o próximo Capitão.

5- Foi arranhado pelo martelo de Thor

Quando se junta vários heróis com personalidades diferentes e os coloca para trabalhar juntos, é de se esperar que nem tudo seja um mar de rosas. Em Vingadores Vol. 3, Thor se encontra em um momento de fúria e acaba atacando o Capitão, que usa seu escudo para se defender. Ao se chocar com o martelo, o escudo acaba sendo arranhado. Sabendo que os Vingadores são extremamente dependentes de suas armas, danificá-las ou até destruí-las é uma grande perda. Por isso, após o incidente, Thor resolve consertar o escudo como forma de desculpas.

6- O Serpente quebrou o escudo com as próprias mãos.

Serpente é um dos vários vilões que já quebraram o escudo do nosso herói. Aparentemente, o escudo indestrutível não é tão indestrutível quanto parece. Sem nenhuma dificuldade, Serpente parte o escudo de Vibranium ao meio. Após o incidente, nosso Capitão recorre aos serviços dos anões de Asgard, juntamente com Tony Stark, para consertá-lo.

7- Por pouco tempo teve um logo indesejável

Capitão América foi lançado em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Por ser um herói patriota, seus principais inimigos, na época, eram os nazistas. Mas, em Capitão América Vol.1 #234, nosso herói sofre uma lavagem cerebral que o força a obedecer os inimigos. Nos quadrinhos, uma cena mostra o Capitão, após uma propaganda nazista, levantar seu escudo e revelar o símbolo da suástica.

O que fez nosso herói voltar a si foi ninguém menos que o Demolidor. Isso mesmo, o Demônio de Hell"s Kitchen resolve restaurar a sanidade de Rogers através de seus próprios punhos. O símbolo pouco a pouco foi perdendo a forma e a estrela voltou, fazendo com que nosso Capitão retornasse a si e, consequentemente, salvasse o dia.

E você? Sabe algum outro fato ou curiosidade sobre o escudo do Capitão América? Deixe nos comentários.

Próxima Matéria
Via   SR  
Raul Martins
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+