• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 desenhos que você não sabia que completam 20 anos em 2019

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      22/07/19 às 15h30

A década de 1990 foi especialmente marcante para a indústria do entretenimento. Com o fim da Guerra Fria e consolidação da famigerada globalização, presenciamos uma explosão de fenômenos culturais pelo globo. A internet se popularizou, assim como os celulares e os jogos eletrônicos. A ciência deu um grande passo, a ovelha Dolly foi clonada e graças a isso hoje temos Orphan Black. Todavia, nosso enfoque é em um ano específico, 1999.

Há 20 anos atrás, o avanço tecnológico proporcionou o investimento em animações. Algumas se tornaram tão populares que se consolidaram como ícones pop e se mantêm até hoje. Pensando nisso, selecionamos alguns exemplos que estão perto de comemorar duas décadas e você nem imaginava.

1 - Futurama

Fry e seus amigos foram apresentados ao público em 28 de março de 1999. A sitcom animada foi criada por Matt Groenin, a mesma mente criativa por trás de Os Simpsons. A série conta a história de um entregador de pizza do século XX, que foi acidentalmente congelado criogenicamente por mil anos. A animação foi transmitida originalmente entre março de 1999 e agosto de 2003. Ainda hoje, é possível assistir o programa na Fox. Futurama apresenta diversas referências tanto ao mundo da cultura pop quanto ao universo da ficção científica.

2 - Digimon Adventure

A série japonesa criada por Akiyoshi Hongo foi ao ar entre 7 de março de 1999 e março de 2000. A produção da Toei Animation foi inspirada em um jogo de mascote virtual homônimo. Narrativamente, a série apresenta sete crianças que, durante seu acampamento de verão, se deparam com sete aparelhos que os transportam para um mundo digital. Na Ilha Arquivo, cada uma das crianças conhece um digimon, que se torna seu companheiro. Assim como em qualquer jornada do herói, não demora para os jovens perceberem o maniqueísmo no mundo. Assim como digimons bons, existem os monstrinhos do mal. Nessa aventura de 54 episódios, eles vão descobrindo coisas sobre o mundo e si mesmos.

3 - Rocket Power

Exibido pela primeira vez em 26 de agosto de 1999, o desenho da Nickelodeon apresenta o cotidiano de um grupo de amigos se aventurando em diversos tipos de esporte. Depois de três temporadas, cento e nove episódios e três filmes, sua última exibição ocorreu em 2004. No Brasil, mesmo aqueles que não tinham TV por assinatura, podiam conferir a animação em programas como TV Globinho e Band Kids. Hoje em dia, a exibição é por conta de TV Cultura.

4 - Du, Dudu e Edu

A série da Cartoon Network foi transmitida entre 4 de janeiro de 1999 e novembro de 2009. O desenho apresenta três garotos cujo nome é Eduardo, por isso, cada um recebe uma variação de apelido. Os 131 episódios apresentam histórias que, geralmente, giram em torno dos jovens tentando conseguir dinheiro para comprar balas de caramelo. Um dos destaques do desenho é estilo humorístico canadense, perceptivelmente diferente do estadunidense. Existe uma teoria que sugere que os três personagens são baseados respectivamente em Pateta, Mickey e Pato Donald. No entanto, não passam de rumores.

5 - Bob Esponja

Criada pelo biólogo marinho, Stephen Hillenburg, Bob Esponja Calça Quadrada foi ao ar em 01 de maio de 1999. Ao produzir a animação, a Nickelodeon certamente não fazia noção da proporção de seu alcance. O desenho se tornou a propriedade mais distribuída da emissora, além de um massivo lucro com merchandising. A energética e otimista esponja marinha, juntamente com seus amigos, hoje são ícones da cultura pop e muitos veículos fazem referência à criação de Hillenburg. A série permanece sendo transmitida.

6 - Coragem, o Cão Covarde

Outro clássico da Cartoon Network, Coragem teve um episódio piloto lançado em 1997. Todavia, foi oficialmente exibido em 12 de novembro de 1999. O cachorro rosa e medroso vive em Lugar Nenhum, no Kansas. Em uma residência isolada, ele vive tentando proteger seus donos, Eustácio e Muriel. Apesar de seus medos, Coragem é o responsável por livrar a fazenda dos eventos sobrenaturais que insistem em assolar a mesma. Após quatro temporadas, o último episódio da animação foi ao ar em novembro de 2002.

7 - Uma Família da Pesada

A sitcom estadunidense criada por Seth MacFarlane em 31 de janeiro de 1999 narra o cotidiano da família Griffin. Mesmo tendo uma formação tradicional (pai, mãe, três filhos e um cachorro), os Griffins são bem disfuncionais. Todavia, a beleza da série está no fato deles fazerem essa instituição funcionar mesmo diante de toda controvérsia. Sem contar que grande parte do humor fira em torno de paródias da cultura pop americana e sátiras sociais. A série original parou de ser exibida em fevereiro de 2002. Contudo, em maio de 2005, ela foi relançada e continua sendo transmitida.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+