• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia que o Google pode fazer

POR Toni Nascimento    EM Ciência e Tecnologia      05/10/18 às 16h10

Apesar de provavelmente você achar que o Google é uma criação dos anos 2000, você deveria saber que ele foi fundado em 4 de setembro de 1998. Neste ano, 2018, o site de buscas completou 20 anos de idade e é mais novo que todos os millennials que andam pelo mundo. Se por acaso você não tiver noção da potência do Google, saiba que ele processa cerca de 400 mil pesquisas por segundo. Ao final de 24 horas, ele gerou por volta de 3,5 bilhões de busca por dia. Esse número diário é próximo ao número de seres humanos que povoam a Terra. Você tem noção disso?

Além de ser a enciclopédia funcional do século 21 - o que já é imensamente gigantesco - ela também atua como um exímio modelo de negócios. E para você ficar com um pouco de medo, saiba que cada vez que você pesquisa alguma coisa no Google, mas ele descobre um pouco mais de você. Para comemorar o próprio aniversário, ela divulgou uma lista de funcionalidades que ela oferece e que provavelmente você não deve conhecer. Por isso - e para você usar toda a funcionalidade do site - listamos 7 coisas que você não sabia - provavelmente - que o Google pode fazer.

1 - Conversor

Se tem uma coisa que o Google é bom em fazer é converter coisas. A mais conhecida é a conversão de moedas. Por exemplo o real. É possível converter o valor da nossa moeda para quase todas as outras existentes. Além disso, você também pode acompanhar através de um gráfico útil - ou talvez deprimente, dependendo da moeda - como uma moeda está enfraquecendo a cada dia.

Mas o Google também pode converter o tempo. Através dele você poderá saber qual é a hora em qualquer lugar do mundo neste momento. Se você perguntar ao Google, você receberá o resultado com o bônus de horário de verão já calculado.

2 - Artigos de jornal do século XIX

O Google não está de brincadeira, e pode te levar a conhecer jornais do século 19. A empresa afirma possuir em seu arquivo versões de jornais de até 200 anos. A parte ruim é que esse catálogo é exclusivo a jornais americanos, não possuindo versões de todas as outras partes do mundo. Se você está com o inglês afiado, pode ir procurar saber como estavam as coisas há 200 anos atrás nos EUA.

3 - Use * nas palavras que não conhece

Se por acaso você precisar procurar por uma frase no sistema de busca, mas não lembra todas as palavras, os seus problemas acabaram. Você pode simplesmente substituir as palavras que estiverem faltando por um asterisco. No momento em que você clicar enter e pesquisar, o Google vai automaticamente te devolver a frase novamente, porém, com as palavras que estavam faltando.

4 - Entre duas datas

O Google te garante que você pode fazer uma pesquisa personalizada entre datas. Vamos usar um exemplo: Nelson Mandela 1938 ... 1998", e você iria obter informações relevantes sobre coisas que aconteceram nesse período. Vale sobre qualquer coisa de qualquer período histórico, como um time de futebol em certo período, tempo de governo de um político e qualquer outra coisa.

5 - Status de voo

Se você está voando, você pode saber aonde está o seu voo neste momento. Mas não é só isso, você também pode verificar o status da qualquer viagem aérea. Se você digitar o número do voo na barra de pesquisa, você irá saber qual o status dele no momento.

6 - Horários de jogos

Em uma pesquisa rápida no Google, você consegue saber aonde e que horas acontecerá o jogo de futebol do seu time do coração. É só digitar "nome da equipe" e "jogo" na barra da pesquisa. Além disso, é possível pesquisar e o Google te contará todos os próximos jogos do campeonato.

7 - Stalkear a comunidade

Você acha as coisas que você pesquisa são meio confusas e bizarras? Então você pode dar uma conferida no que a comunidade mundial mais anda pesquisando por aí. O Google permite que você pesquise as coisas mais buscadas através do Tendências do Google. E é sobre qualquer região do mundo. Se você está pensando em que os Poloneses estão pesquisando, pode descobrir que é sobre um tal de ACTA 2. Só não me pergunte o que é isso.

E aí, o que você achou dessas funcionalidades? Conhecia alguma? Comenta aqui com a gente e compartilha isso nas suas redes sociais. E para você que passa mais tempo procurando coisas no Google do que lendo um livro, sem abraços dessa vez.

Próxima Matéria
Via   TL  
Imagens BBC
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+