Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre as Valquírias da mitologia nórdica

0

As pessoas que sabem um pouco sobre mitologia nórdica, já devem ter ouvido falar de Valquíria. No imaginário das pessoas, elas são retratadas como mulheres nobres e guerreiras que simbolizam um passado quando os escandinavos atacavam grandes partes do mundo. E se você está pensando que já ouviu falar dela em algum lugar, pode ter sido no filme da Marvel, Thor: Ragnarok de 2017.

As pessoas que são familiarizadas com a mitologia talvez ficassem impressionadas com a forma como as Valquírias são representadas hoje em dia. A visão delas não é totalmente distorcida, mas algumas coisas podem não ser conhecidas pela maioria das pessoas. Listamos aqui alguns desses fatos sobre Valquírias.

1 – Não são realmente guerreiras

Normalmente, as Valquírias são representadas no entretenimento com capacetes, armadas e prontas para batalha, mas essa não era a principal função delas na mitologia original. Essa percepção foi tida quando houve uma mistura da mitologia nórdica com as amazonas da mitologia grega.

O propósito da criação delas pelo deus nórdico Odin foi para que elas, no final de uma batalha, escoltassem os guerreiros caídos para o sagrado Valhalla. E por estarem nas proximidades dos campos de batalha, há essa confusão delas com guerreiras femininas é compreensível.

2 – Mortais elevados

As Valquírias não foram criadas por Odin, elas foram escolhidas do reino dos mortais e elevadas ao status de semideusas. Mas nem todas eram camponesas antes de Odin tê-las escolhido. Uma delas, Svana, era filha do rei Eylimi e outras eram rainhas antes de se tornaram Valquírias. Normalmente, elas eram rainhas e princesas de tribos e nações grandes.

3 – Virgens

Em várias regiões do mundo, existem registros de culturas que veneravam a virgindade feminina. Mas no caso das virgens de Valhalla, essa virgindade era requerida não porque era uma coisa boa, mas sim porque as Valquírias precisavam ser virgens para continuarem imortais. E mesmo com isso, existem relatos de humanos se relacionando com as Valquírias e protagonizando romances trágicos.

4 – Capas de penas

A imagem de uma Valquíria é com armaduras e trajes no estilo mediterrâneo, mas não foi assim que elas foram originalmente imaginadas. Na mitologia nórdica, elas vestiam capas de penas de cisnes ou corvos. E algumas vezes, as Valquírias têm as habilidades de transformarem suas capas em asas.

5 – Teares

Algumas representações das Valquírias as faziam parecer menos um ideal feminino e mais com monstros vistos em filmes de terror. E num dos textos da mitologia nórdica, Eddas e as Sagas, ao invés delas irem até os soldados para verem quais iriam para o céu, elas estavam em teares tecendo o destino dos soldados. E o tear não era comum, o cordão era de intestino e as cabeças decapitadas eram usadas como pesos. E as espadas e flechas serviam como ferramenta para a tecelagem.

6 – Servas

O papel de seleção das Valquírias de quem era digno ou não de ir para o céu pode parecer com que elas tivessem uma importância muito grande entre os deuses. Mas nos períodos entre as batalhas, elas serviam bebidas a Odin e os heróis que elas levaram ao céu.

7 – Número

Em histórias e filmes como Thor: Ragnarok, as Valquírias vão para as batalhas em um grande número, mas a verdade é que não existiam muitas delas. Segundo fontes como a mitologia nórdica, de A a Z falavam que não existiam mais de 13 por vez e às vezes, existiam apenas nove delas.

7 hábitos saudáveis dos personagens de anime que você deveria adotar

Artigo anterior

Cientistas canadenses descobrem técnica simples para se lembrar de tudo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido