• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre El Chapo, um dos maiores traficantes da história

POR Arthur Porto    EM Entretenimento      23/07/19 às 16h56

Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, é um narcotraficante mexicano ligado à Alianza de Sangre - também conhecida como Cartel de Sinaloa. É considerado, pelas autoridades de todo o mundo, como um dos mais poderosos traficantes. El Chapo também está entre os barões do narcotráfico mais procurados, tanto no México, como nos Estados Unidos. Conseguiu escapar das prisões mexicanas duas vezes, uma em 2001 e outra em 2015. Em 2016, foi preso novamente. Poucos meses depois, foi deportado para os Estados Unidos. Em 2019, um tribunal estadunidense o condenou à prisão perpétua.

Nem dois dias haviam se passado desde sua sentença, e seu dinheiro já tornou-se o centro das atenções. O Ministério Público norte americano decidiu confiscar 12,6 bilhões de dólares (46,6 bilhões de reais). O valor corresponde à quantidade de droga que o narcotraficante vendeu no país. Por outro lado, temos também o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, cujo governo pedirá ao Executivo de Donald Trump, presidente dos EUA, a entrega dos ativos apreendidos do traficante.

El Chapo, hoje, é um dos principais assuntos tratados pela mídia. Mesmo preso, o senhor do crime continua a ficar mais rico e mais poderoso. E mesmo que você, leitor querido, esteja acompanhando a saga desse figura, provavelmente, há algumas coisas que você pode não saber. Confira a lista que preparamos pra você.

1 - Ele não é amigo do ISIS

O inimigo do meu inimigo é meu amigo, certo? Deveria, mas com El Chapo, as coisas não são assim. O homem basicamente declarou guerra ao Estado Islâmico, no início de dezembro de 2018. O fato ocorreu depois que o grupo terrorista, aparentemente, interrompeu algumas de suas solicitações de remessas de drogas. Curiosamente, nosso protagonista conseguiu enviar um e-mail diretamente para o líder do ISIS. O correio eletrônico estava cheio de insultos.

2 - Começou a trabalhar com 15 anos

El Chapo veio de uma família pobre e foi educado duramente por um pai alcoólatra. Dizem que o senhor do crime começou seu negócio quando tinha 15 anos. El Chapo plantou uma modesta fazenda inteirinha de maconha, tudo para sustentar sua família.

3 - Seu filho foi morto por 40 homens

Enquanto El Chapo parece ser um indivíduo quase que intocável, porém, sua família viveu uma realidade diferente. Um de seus filhos, Edgar, de apenas 22 anos, foi morto por 40 homens armados. Os homens faziam parte de um cartel rival. Edgar foi assassinado no meio da rua. Alguns dizem que El Chapo tornou-se mais violento após a morte do filho.

4 - Alguns de seus filhos são cidadãos americanos

Até onde se sabe, El Chapo contrabandeava apenas drogas para os Estados Unidos. No entanto, o narcotraficante também levou algumas de suas amantes para o país, isso para dar à luz aos seus filhos amados. El Chapo fez o mesmo com sua esposa.

5 - Escapou da prisão duas vezes

O spoiler já foi feito na introdução. No entanto, a mais recente fuga de El Chapo ganhou mais atenção da mídia. Em 1993, o narcotraficante foi preso e condenado a 20 anos de reclusão. Depois de oito anos, o homem conseguiu sair graças a subornos. Imagina o que ele deve ter prometido para os oficiais?

6 - Existem canções sobre ele

El Chapo é considerado um herói popular por alguns cidadãos. Não é à toa que realmente existem canções escritas e que ilustram as aventuras do criminoso mais perigoso do México.

7 - Conquistador

El Chapo parece ter seguido os passos dos narcotraficantes que comandam os cartéis colombianos, e acabou conquistando os corações e as mentes de muitos cidadãos do México. De acordo com testemunhas, o barão das drogas costumava dar dinheiro para instituições de caridade. Dizem que o homem até distribuiu dinheiro em bairros mais carentes.

Próxima Matéria
Via   El País     LOLWOT  
Imagens LOLWOT
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+