Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre a Grande Pirâmide de Gizé

0

A Pirâmide de Quéops, mais conhecida no ocidente como a Grande Pirâmide de Gizé ou simplesmente Grande Pirâmide, é a primeira e maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé, localizada na fronteira de Gizé, no Egito. O monumento é uma verdadeira obra-prima, e não foi por acaso que recebeu o título de “Maravilha”, se tornando a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Além de ser a única a permanecer até os dias atuais praticamente intacta.

Segundo dados históricos, a Grande Pirâmide foi construída em algum momento entre 2.589 e 2.504 a.C. Acredita-se que o grande monumento, de impressionantes 137 metros de altura, contou com o trabalho de mais de 100 mil homens ao longo de 20 anos até ficar pronto. Confira agora algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre esse monumento tão importante, a Grande Pirâmide de Gizé.

1 – Construção mais alta do mundo

A Grande Pirâmide, na verdade, compõe um conjunto de construções que englobam outras duas pirâmides. Mas somente ela foi reconhecida como maravilha, por ser a primeira a ser construída e também a maior. O monumento foi encomendado pelo faraó Quéops, para ser o seu túmulo. A pirâmide de Quéops manteve o posto de construção mais alta do mundo até o começo do século XIX, quando a torre Eiffel foi construída.

2 – A edificação

Até hoje, a sua construção permanece um mistério. Como foi possível para os povos egípcios levantarem aqueles blocos de pedra tantos anos atrás? Estima-se que a pirâmide tenha cerca de 2.300 blocos de pedras que pesam de 2 a 30 toneladas. São várias as hipóteses que tentam responder essa pergunta. Alguns cientistas acreditam que cada pedra era deslocada com o uso de embarcações ao longo do rio Nilo. Para outros, os blocos de cimento foram construídos pelos próprios egípcios na estrutura mesmo. Mas são apenas especulações, ninguém sabe ao certo como a pirâmide foi erguida.

3 – Material

O cimento usado na construção é até hoje de origem desconhecida. Ninguém conseguiu dar uma explicação válida para a argamassa usada para manter toda a estrutura unida. A sua composição química já foi analisada e é conhecida, então não pode ser replicada. Foi constatado que o cimento é ainda mais forte do que as próprias pedras, e permanece intacto até os dias atuais.

4 – Luz gloriosa

Originalmente, a Grande Pirâmide foi coberta com pedras de revestimento, feitas a partir de calcário altamente polido. Durante o dia, essas pedras refletem a luz do sol e fazem a pirâmide brilhar como uma joia. As pedras polidas agiam como grandes espelhos que refletiam uma luz do sol tão poderosa, que seria visível da lua, como uma estrela brilhante na Terra. Por esse motivo, os antigos egípcios chamavam a Grande Pirâmide de “Ikhet”, algo como “luz gloriosa”.

5 – Estrutura interna

Assim como a estrutura externa, a Grande Pirâmide também carrega os seus mistérios sobre o que há dentro. Até hoje, apenas três câmaras foram descobertas no interior da gigantesca construção. A principal delas é a Câmara Real, que guardava os restos mortais do faraó Quéops, a Câmara Secreta, e a Câmara da Rainha. Para descobrir outros compartimentos internos, seria necessário o uso de explosivos, o que poderia comprometer toda a estrutura. Por esse motivo, os pesquisadores e egiptólogos não aprofundam a pesquisa nessa área.

6 – Alinhamento

A exatidão matemática usada na construção da pirâmide é algo fascinante devido a esses conhecimentos científicos terem surgido muito tempo antes de nossa civilização. O perfeito alinhamento junto aos pontos cardeais é um dos fatores que fazem da Grande Pirâmide um monumento fantástico. A Grande Pirâmide é a estrutura mais precisamente alinhada ao norte. A posição do Polo Norte se move ao longo do tempo, e a pirâmide foi alinhada exatamente ao mesmo tempo.

7 – Pirâmide de oito lados

Os centros dos quatro lados são recortados com tamanha precisão e formam a única pirâmide de oito lados. Esse efeito, no entanto, não é visível a partir do solo ou à distância. É preciso estar acima da estrutura, sob condições de iluminação adequadas. Sendo o fenômeno visível apenas do ar, ao amanhecer ou pôr do sol, além dos equinócios da primavera e outono, quando o sol lança sobras sob a pirâmide.

E você, já sabia desses fatos sobre a Grande Pirâmide de Gizé? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Jon Snow terá que matar Daenerys pelo Trono de Ferro?

Artigo anterior

7 animais que poderiam dominar o mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido