• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre o dia D da 2ª Guerra Mundial

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      06/06/19 às 18h52

Dia D, que aconteceu em 6 de junho de 1944, foi basicamente a maior operação militar aeronaval da história. Ao menos 155 mil homens dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá lançaram-se nas praias da Normandia, região da França atlântica. O objetivo era claro: dar início à libertação europeia do domínio nazista. Naquele verão, os Aliados haviam conseguido retardar a marcha da poderosa máquina de guerra alemã. A invasão foi uma oportunidade para começar a expulsar os nazistas, sendo inquestionavelmente uma das maiores empreitadas nesse sentido. Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, os soldados asseguraram uma sólida posição militar no litoral francês. Eles partiram com o intuito de expulsar os nazistas de Paris. Em seguida, marcharam em direção à fronteira da Alemanha. Preparamos uma lista com 7 coisas que você não sabia sobre o dia D da 2ª Guerra Mundial.

A escala da invasão fora diferente de tudo o que o mundo já havia visto ou provavelmente veria novamente. Era o primórdio do colapso final do III Reich, o império que, segundo a propaganda nazista, deveria durar mil anos. Está afim de viajar no tempo conosco?

1- Grande contingente de áreas mapeadas para a operação

Cerca de 7 milhões de toneladas de suprimentos, incluindo 450.000 toneladas de munição, foram transferidas dos Estados Unidos para a Inglaterra, em preparação para a invasão. Nesse ínterim, os planejadores criaram cerca de 17 milhões de mapas para apoiar a operação.

2- Treinamento intensivo e extremamente complicado

O treinamento para o Dia D foi brutal e, em alguns casos, ocasionou a morte de muitas pessoas. Durante um exercício ensaístico sobre fogo vivo, embarcações alemãs emboscaram as forças aliadas e mataram 749 soldados americanos. Quando? No final de abril de 1944. Essa é uma das coisas que você não sabia sobre o dia D da 2ª Guerra Mundial.

3- Estratégia noturna

O Dia D começou logo após a meia-noite com as operações aéreas dos Aliados. Cerca de 11.590 aeronaves aliadas sobrevoaram durante a invasão, entregando tropas aéreas a pontos de queda e bombardeando posições inimigas. 15.500 tropas aerotransportadas americanas e 7.900 britânicas saltaram para a França atrás das linhas inimigas antes que as forças aliadas invadissem as praias.

4- Alguns dados

Cerca de 6.939 navios de guerra participaram da emboscada mais importante da história da humanidade. Dentre eles, constava ao menos 1.213 navios de combate da marinha, 4.126 navios de desembarque, 736 embarcações auxiliares e 864 navios mercantes. Todos foram tripulados por 195.700 marinheiros. Essa é uma das coisas que você não sabia sobre o dia D da 2ª Guerra Mundial.

5- Número de combatentes

23.250 soldados dos EUA lutaram na terra firme de Utah Beach, enquanto 34.250 forças americanas invadiram a praia de Omaha. 53.815 tropas britânicas batalharam nas praias de ouro e espada e 21.400 soldados canadenses garantiram a domínio de Juno Beach.

6- Saldo final

E qual foi a consequência de toda a operação? Quem conseguiu sobreviver até o final? Segundos dados quantificados, os EUA perderam 2.499 combatentes. Cerca de 3.184 ficaram gravemente machucados, enquanto 1.928 desapareceram. As forças britânicas sofreram cerca de 2.700 perdas.

Além disso, as tropas canadenses perderam 946 soldados combatentes. O número total de perdas para ambos os lados na Batalha da Normandia (6 a 25 de junho de 1944) foi de aproximadamente 425.000 de pessoas. Essa é uma das coisas que você não sabia sobre o dia D da 2ª Guerra Mundial.

7- Pós-operação militar

No final de 11 de junho, 326.547 tropas, 54.186 veículos e 104.428 toneladas de suprimentos haviam sido descarregados na França. No final da guerra, esses números aumentariam para 2,5 milhões de homens, 500.000 veículos e 4 milhões de toneladas de suprimentos adicionais.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Terra     business insider  
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+