• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre o maior morcego do mundo

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      18/09/18 às 16h58

Essa é uma espécie de morcegos gigantes, os maiores do mundo. O Pteropus conspicillatus pode chegar até a 30 centímetros de altura e a incríveis 1,7 metros de envergadura, da ponta de uma asa a outra. A aparência diferente de qualquer outro animal da espécie, fez com que ficasse conhecido como "raposa voadora".

Conheça agora 7 coisas que você não sabia sobre o maior morcego do mundo!

1 - Raposas voadoras

Os morcegos gigantes são mais vulgarmente conhecidos como raposas voadoras. Isso porque a face dos animais é bem peculiar, lembrando mais o rosto de uma raposa. O nariz não é curto e achatado, como a maioria dos morcegos. Seu focinho é proeminente e avantajado, como o das raposas.

2 - São metropolitanos

Em Sidney, na Austrália, é comum encontrar esses animais pendurados em árvores, no meio dos centros urbanos. Na época de reprodução da espécie, os moradores colocam placas nos pés das árvores. Informando que caso algum filhote caia do ninho, a pessoa avise do ocorrido. Isso porque os animais são completamente dependentes das mães até o 3° mês de vida.

3 - Único no sudeste da Ásia

O animal só pode ser encontrado no sudeste da Ásia, na Austrália, Indonésia e Nova Guiné. Então muito provavelmente você não verá nada parecido aqui no Brasil.

4 - Colônias gigantes

Essa é uma similaridade com as demais espécies de morcegos. Eles se organizam em complexas colônias cheias de hierarquias. Alguns cientistas relataram ter registrado colônias com 150 mil animais.

5 - Funções similares às das abelhas

As raposas voadoras se alimentam principalmente de frutas e pólen, e por isso, são de grande importância para a natureza. Isso porque, assim como as abelhas, ajudam a dispersar sementes e a polonizar plantas.

6 - É quase inofensivo a humanos

Apesar da grande dimensão do animal ele não é agressivo e não oferece nenhum risco aos humanos. Exceto pelo fato de o morcego carregar vírus perigosos à saúde humana, como o ebola.

7 - Risco de extinção

Como os animais têm o hábito de comer muitas frutas, alguns fazendeiros estavam fazendo armadilhas para pegá-los. Além disso, o desmatamento na região também tem interferido na sobrevivência do animal.

Próxima Matéria
Via   g1     g1     r7  
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+