Essa é uma espécie de morcegos gigantes, os maiores do mundo. O Pteropus conspicillatus pode chegar até a 30 centímetros de altura e a incríveis 1,7 metros de envergadura, da ponta de uma asa a outra. A aparência diferente de qualquer outro animal da espécie, fez com que ficasse conhecido como “raposa voadora”.
Conheça agora 7 coisas que você não sabia sobre o maior morcego do mundo!
Os morcegos gigantes são mais vulgarmente conhecidos como raposas voadoras. Isso porque a face dos animais é bem peculiar, lembrando mais o rosto de uma raposa. O nariz não é curto e achatado, como a maioria dos morcegos. Seu focinho é proeminente e avantajado, como o das raposas.
Em Sidney, na Austrália, é comum encontrar esses animais pendurados em árvores, no meio dos centros urbanos. Na época de reprodução da espécie, os moradores colocam placas nos pés das árvores. Informando que caso algum filhote caia do ninho, a pessoa avise do ocorrido. Isso porque os animais são completamente dependentes das mães até o 3° mês de vida.
O animal só pode ser encontrado no sudeste da Ásia, na Austrália, Indonésia e Nova Guiné. Então muito provavelmente você não verá nada parecido aqui no Brasil.
Essa é uma similaridade com as demais espécies de morcegos. Eles se organizam em complexas colônias cheias de hierarquias. Alguns cientistas relataram ter registrado colônias com 150 mil animais.
As raposas voadoras se alimentam principalmente de frutas e pólen, e por isso, são de grande importância para a natureza. Isso porque, assim como as abelhas, ajudam a dispersar sementes e a polonizar plantas.
Apesar da grande dimensão do animal ele não é agressivo e não oferece nenhum risco aos humanos. Exceto pelo fato de o morcego carregar vírus perigosos à saúde humana, como o ebola.
Como os animais têm o hábito de comer muitas frutas, alguns fazendeiros estavam fazendo armadilhas para pegá-los. Além disso, o desmatamento na região também tem interferido na sobrevivência do animal.