• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre o Templo Satânico

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      20/05/19 às 17h53

Religiões são sempre polêmicas, imagine uma baseada no satanismo então... O Templo Satânico é um grupo religioso não-teísta e ativista político. E por mais que o termo satânico indique inúmeras interpretações negativas baseadas no senso comum, esse grupo usa o imaginário satânico para promover ideologias bastante admiráveis. Tais como o igualitarismo, a justiça social e, principalmente, a separação entre a igreja e o Estado. Segundo o grupo, sua missão é "encorajar a benevolência e a empatia entre todas as pessoas". Bem diferente de tudo que você imaginou, não é mesmo?

Recentemente, o Templo Satânico foi reconhecido como uma organização religiosa o oficial. Essa medida teve grande repercussão ao redor do mundo. Além disso, o templo também recebeu o status de isenção de impostos, a partir de 2019. Eles também viraram notícia quando conseguiram que esculturas dos Dez Mandamentos Cristãos fossem retiradas dos prédios do governo americano, com a justificativa de que nenhuma religião oficial é atribuída aos Estados Unidos.

Com sede em Salem, no estado americano de Massachusetts, o Templo Satânico também está estabelecido em vários estados do país como Texas, Geórgia, Arkansas Illinois e outros. Um dos maiores simbolismos da religião é a estátua de Baphomet. Confira a seguir algumas coisas que você não sabia sobre o Templo Satânico.

1 - Templo Satânico vs Igreja de Satã

Embora a Igreja de Satã, fundada por Anton LaVey, seja a primeira organização satânica a ganhar reconhecimento e atenção do público, o Templo Satânico não compartilha totalmente dos seus preceitos. As duas organizações satânicas se diferem principalmente em suas abordagens ao ativismo social e político. Enquanto o Templo Satânico acusa a Igreja de Satã de simplesmente recolher taxas de adesão dos seguidores e não fazer qualquer contribuição real para o mundo ao seu redor, a Igreja de Satã julga o Templo Satânico por ser muito igualitário e não autoritário com os seus membros. E esses são apenas alguns exemplos das divergências entre as duas vertentes satânicas.

2 - Sem práticas de Magia

Assim como qualquer outra religião, o Templo Satânico também tem os seus próprios rituais. Mas, no caso deles, os seus rituais são baseados em uma abordagem de autoafirmação e não de práticas envolvendo magia. Práticas essas que consistem na manipulação de energia. Tradicionalmente, antes de qualquer protesto, os membros da religião usam elementos do ritual para manter seus princípios de ética de protesto em mente, mas nada de magia.

3 - Satanás

Diferentemente do que se imagina, para os membros do Templo Satânico, a figura de Satanás não é algo a ser adorado ou invocado. Pelo contrário, essa imagem serve como uma metáfora para a libertação de todo tipo de opressão, tanto física quanto mental. Um dos princípios do templo é a autonomia completa sobre o próprio corpo e mente, levando a uma libertação do seguimento cego de qualquer tipo de dogma.

4 - Fórum satânico na Deep Web

Na Deep Web, é possível encontrar uma infinidade de blogs e sites dedicados ao satanismo. Um deles, dedicado ao Templo Satânico, é encontrado na plataforma livre de censura chamada Raddle, uma versão obscura do Reddit. Lá é o lugar onde muitos assuntos controversos envolvendo o templo satânico podem ser debatidos livremente.

5 - Posicionamento contra a violência escolar

Depois de vários tiroteios em escolas e atos de violência feitos "em nome de Satanás", os membros do Templo Satânico procuram educar e desmistificar os mitos em relação ao satanismo. Eles enfatizam que o humanismo e racionalismo não-teísta são contra qualquer forma de pensamento que desencadeie atos de violência.

6 - Estátua de Baphomet

Há séculos, as obras de arte retratam a figura de Baphomet, principal figura do satanismo. Nessas releituras, a imagem tradicional tem uma cabeça de cabra em um corpo de mulher com seios nus. No entanto, o Templo Satânico fez uma alteração quando encomendou seus monumentos de Baphomet. Nas estátuas expostas, o torso feminino foi substituído por um de um homem musculoso. Eles alegaram que essa foi uma medida tomada para evitar mais controvérsias legais ao infringir a lei contra a arte com seios femininos expostos.

7 - Ensinamentos desde a infância

As filosofias do templo prezam pela aplicação do pensamento crítico como forma de evitar a doutrinação e obediência cega a qualquer tipo de dogma. Para eles, essas lições precisam ser passadas para as crianças enquanto elas ainda estão no começo da educação acadêmica, já na primeira série. Essa ideia é a principal premissa dos clubes de pós-escola satânicos organizados pelo Templo. Nesses clubes de ensino, o currículo definido aborda o racionalismo, a teoria científica e a cosmovisão não baseada em superstições.

E você, o que acha dessas religiões de vertentes satânicas? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   List Verse  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+