Apesar de não serem tão amplamente conhecidos quanto os Jogos Olímpicos, os Jogos Pan-Americanos são disputados a cada quatro anos e reúnem atletas de 41 países, que competem em 417 eventos de 38 modalidades. A primeira edição dos jogos aconteceu na Argentina, em 1951, e contou com 18 esportes. Este ano, o país escolhido para sediar os jogos foi o Peru.

Já são quase sete décadas de história, desde os primeiros jogos. A chama dos Jogos Pan-Americanos de 2019 foi acesa na antiga Pirâmide da Lua, em Teotihuacan, no México, e chegou ao Estádio Nacional do Peru, em Lima, no dia 26 de julho de 2019. Nesta data, foi acesa a Pira Pan-Americana no final da cerimônia de abertura.

Pensando em tudo o que os Jogos Pan-Americanos representam para os países participantes do evento, hoje, preparamos uma lista com algumas curiosidades e fatos que vocês podem não conhecer. Confira!

1 - Uma história de quase 70 anos

Os primeiros Jogos Pan-Americanos aconteceram em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. Entretanto, eles teriam sido realizados bem antes, em 1942. Contudo, a Segunda Guerra Mundial acabou forçando seu adiamento.

2 - Organização

Publicidade
continue a leitura

Os Jogos Pan-Americanos são realizados sob a supervisão da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), uma afiliada ao Comitê Olímpico Internacional. Ela organiza os jogos para seus 41 países membros. Somente este ano, 18ª edição do evento, aproximadamente 6.700 atletas devem participar dos Jogos.

3 - Pela primeira vez no Peru

Os Jogos de 2019 serão sediados pela primeira vez na capital peruana Lima e em suas regiões periféricas. Este é o maior evento esportivo já realizado no país. A grande maioria dos eventos deve acontecer em Lima, incluindo as cerimônias de abertura e encerramento, ambas acontecendo no Estádio Nacional. As provas de esportes como, natação em mar aberto e surf, acontecerão em outras localidades.

4 - Mais do que as olimpíadas

Publicidade
continue a leitura

Nos Jogos Pan-Americanos, além das competições tradicionais, que também acontecem nos Jogos Olímpicos, como atletismo, ginástica e o vólei, também acontecem disputas de esportes exclusivos, como a pelota basca, o boliche e o esqui aquático.

5 - Experimentação

Os Jogos Pan-Americanos de 2019 são uma ótima oportunidade de ver alguns dos novos eventos olímpicos de 2020, como o surf e o basquete 3x3, que farão sua estreia nos jogos deste ano. Obviamente, essa não é a primeira competição internacional desses esportes. No entanto, podemos ter uma prévia das equipes que veremos disputar as Olimpíadas em 2020. O Karatê, por exemplo, já integra os Jogos Pan-Americanos desde 1995, mas fará sua estreia olímpica no ano que vem.

6 - Qualificação olímpica

Publicidade
continue a leitura

Em algumas modalidades, os Jogos Pan-Americanos representam uma oportunidade de não somente mostrar todo o potencial regional dos atletas. Mas, também, de reservar um lugar nos Jogos Olímpicos. No caso, reservar uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Entretanto, no Karatê os atletas não poderão se qualificar diretamente em Lima. Mas, ganhar uma medalha nessa edição da competição pode se tornar um qualificador automático quando o período de qualificação terminar em abril.

7 - Jogos Parapan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos em Lima se encerram no dia 11 de agosto. Porém, 12 dias depois, em 23 de agosto, se iniciam os Jogos Parapan-Americanos. Trinta e três nações competirão em 18 modalidades esportivas. Esta será a 6ª edição dos jogos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Publicado em: 31/07/19 14h41