• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre sua personalidade

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      14/12/18 às 14h30

Nossa personalidade é grande parte de quem nós somos. Ela influencia em diversos aspectos de nossas vidas. Incluindo aquilo que escolhemos fazer para viver, a maneira como interagimos com aqueles que estão ao nosso redor e até mesmo como escolhemos nossos amigos e cônjuges. Mas a nossa personalidade muda? Podemos escolher a personalidade que queremos ter?

A personalidade é um dos tópicos mais estudados na Psicologia. E graças a todas essas pesquisas, tais profissionais conseguiram aprender muito sobre nosso comportamento e o quanto disso está ligado a nossa personalidade. Pensando nisso, hoje, trouxemos algumas coisas que são determinadas pela personalidade e que provavelmente vocês não sabiam. Confira!

1 - Sua personalidade é relativamente estável ao longo da vida

Segundo estudos realizados, nossa traços mais centrais de nossa personalidade permanecem estáveis ao longo de nossas vidas. Os aspectos que tendem a mudar conforme o passar dos anos são os níveis de ansiedade, simpatia e a ânsia de viver novas experiências.

"O que muda, à medida que você passa pela vida, são seus papéis e os assuntos que mais importam para você. As pessoas podem pensar que sua personalidade mudou à medida que envelhecem, mas são seus hábitos que mudam, seu vigor e saúde, suas responsabilidades e circunstâncias - não sua personalidade básica", sugeriu o pesquisador Paul T. Costa Jr., em um artigo para o The New York Times.

2 - Traços de personalidade estão ligados à certas doenças

Pesquisadores utilizando uma técnica estatística conhecida como meta análise, reavaliaram casos sobre conexões entre as doenças e traços de nossa personalidade. Eles descobriram que traços de uma personalidade neurótica estão relacionadas com doenças como dores de cabeça, asma, artrite, úlcera péptica e doenças cardíacas. Em um outro estudo, foi apontado que a timidez pode estar ligada à redução do tempo de vida.

3 - Existem cinco traços essenciais de personalidade

Os pesquisadores no passado debateram sobre quantos traços de personalidade existem. Nomes como Gordon Allport, sugeriram que havia cerca de 4 mil traços distintos de personalidade. Enquanto alguns, como Raymond Cattell, propuseram cerca de 16. Atualmente, muitos apoiam a teoria dos cinco fatores que nos compõem. São elas: extroversão, agradabilidade, neuroticismo, conscienciosidade e abertura.

4 - A personalidade influencia nas preferências pessoais

Podemos nos surpreender quando percebemos o quanto nossa personalidade afeta nossas preferências pessoais. Dos amigos a seu gosto musical, sua personalidade influencia em quase todas as suas escolhas cotidianas. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Universidade de Toronto revelou que pessoas que se identificam como conservadoras possuíam o traço de personalidade 'ordem' em maiores níveis.

 5 - As pessoas podem avaliar sua personalidade com base em seu perfil no Facebook

Quando pensamos na vida das pessoas online, tendemos a acreditar que, na maioria das vezes, as pessoas apresentem uma versão idealizada delas mesmas. Entretanto, um estudo revelou que os perfis do Facebook são realmente bons em transmitir nossa personalidade real. No estudo, 236 perfis de universitários estadunidenses foram examinados, e os participantes ainda responderam um questionário para avaliar traços de suas personalidades.

Os dados da vida da pessoa online foram cruzados com os resultados obtidos com os questionários. Com o resultado, os pesquisadores foram capazes de obter uma leitura precisa da personalidade da pessoa com base em seu perfil no Facebook.

6 - Muitos fatores podem contribuir com distúrbios de personalidade

Calcula-se que entre 10% e 15% dos adultos nos Estados Unidos apresentam sintomas de pelo menos um distúrbio de personalidade. Os pesquisadores conseguiram identificar alguns dos fatores que podem contribuir para o surgimento de diferentes transtornos de personalidade, como Transtorno obsessivo-compulsivo e Transtorno de personalidade limítrofe. Entre tais fatores estão inclusos a genética, relacionamentos interpessoais, alta sensibilidade, abuso verbal e traumas na infância.

7 - Seu animal de estimação pode dizer muito sobre você

Dizem que existem dois tipos de pessoas no mundo. As que gostam de cachorro e as que gostam de gatos. De acordo com um estudo, isso pode revelar bastante sobre você. No estudo, foi questionado a 4.500 pessoas se elas eram "pessoas de cães ou gatos". Além de responderem um questionário para identificar outros traços de personalidade. Os resultados foram os seguintes:

Pessoas que se identificam mais com os cães, tendem a serem mais extrovertidas e ansiosas para agradar os outros, enquanto os que se identificam com os gatos tendem ser mais introvertidas e curiosas.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+