• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre a trilogia de filmes do Homem de Ferro

POR Hanier Maciel    EM Fatos Nerd      16/02/18 às 16h41

Gênio, Bilionário, Playboy, Filantropo... seja lá qual seja a classificação do personagem, Tony Stark faz muito sucesso. Desde a sua estreia nas telonas, em 2008, o Homem de Ferro se tornou um dos super-heróis mais aclamados da Marvel. Já são três filmes solos estrelados por Robert Downey Jr., além de (muitas) outras participações nos filmes dos outros heróis. Como o percursor do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), hoje ele é, sem dúvidas, uma das principais figuras da produtora.

Com a Marvel iniciando uma nova fase nos cinemas, o futuro do personagem parece incerto. O herói não tem mais nenhum filme solo agendado e os dois últimos longas dos Vingadores vão encerrar um ciclo para dar espaço a novos personagens. Não sabemos se o Homem de Ferro de Downey Jr. voltará nas próximas produções. Enquanto isso, a Fatos Nerd fez uma lista com coisas que você não sabia sobre a trilogia de filmes do Homem de Ferro, confira:

7 - O papel do Homem de Ferro foi oferecido a vários atores

Quando a Marvel anunciou o primeiro filme solo do Homem de Ferro, vários atores ficaram de olho no papel do protagonista. Naquela época, ele foi oferecido a Hugh Jackman, Clive Owen, Sam Rockwell e Tom Cruise, sendo que o último era o nome mais forte da época. Porém o diretor Jon Favreau já tinha um preferido, que era Robert Downey Jr. Apesar da resistência da Disney, Downey foi escolhido porque Cruise custaria muito mais ao estúdio. E hoje é quase impossível imaginar outro ator na pele do personagem - Robert é a personificação perfeita para ele.

6 - Ele apareceria em Homem Aranha 2

Antes de ganhar o filme solo, o Homem de Ferro foi quase introduzido no segundo filme do Homem Aranha. Nas primeiras versões do roteiro do filme, o plano era revelar que Tony Stark era na verdade o inventor dos tentáculos do Dr. Octopus. Essa seria a primeira conexão entre o UCM e o universo criado pela Sony. Obviamente essa versão do roteiro foi descartada e o personagem foi introduzido com um filme solo.

5 - Nick Fury foi quase interpretado por outro ator em Homem de Ferro 2

Samuel L. Jackson, que interpretou Nick Fury no primeiro do Homem de Ferro, disse em uma entrevista de 2009 que quase não viveu o personagem. O acordo da Marvel com o ator quase não saiu. Felizmente, o diretor do filme, Jon Favreau, ofereceu a ele mais destaque e tempo de tela para o personagem. O acordo foi feito e hoje Fury já apareceu em 6 filmes do UCM.

4 - O Mandarim seria o vilão da trilogia

A participação de Mandarim no terceiro filme do Homem de Ferro gerou muitas controvérsias. Muito esperado pelos fãs, o vilão foi retratado no filme como um ator contratado para se passar por um terrorista, completamente diferente das suas versões dos quadrinhos, em que ele é um dos maiores vilões de Tony Stark. A participação foi tão polêmica que depois a Marvel pediu desculpas ao público. Porém Jon Favreau tinha outros planos para o personagem. A princípio ele foi pensado para ser o vilão dos três filmes solos do herói. Tinha até referências sobre o personagem nos dois primeiros filmes, como se ele estivesse trabalhando nas sombras. O terceiro longa, entretanto, foi reescrito e Mandarim acabou perdendo destaque.

3 - O Hulk estaria nas cenas de pós-credito de Homem de Ferro 2

Muitos não sabem, mas o filme O Incrível Hulk de 2008 também faz parte do UCM. O herói iria voltar numa cena pós-crédito de Homem de Ferro 2, mas, devido a sua recepção morna nas bilheteiras, o estúdio não quis associar o Homem de Ferro ao gigante verde. Ele ainda participou de outra cena pós-crédito, mas no terceiro filme e já na pele de Mark Ruffalo, que substituiu Edward Norton.

2 - Homem de Ferro 3 ia introduzir os Guardiões da Galáxia

Na primeiras versões do roteiro de Homem de Ferro 3 havia uma cena pós-crédito que envolveria Stark visitando os Guardiões da Galáxia. O plano era estabelecer uma conexão entre os personagem para que o Homem de Ferro participasse também do primeiro filme da equipe de heróis. A cena só foi descartada porque o ator Robert Downey Jr. sugeriu a participação de um personagem que já havia sido introduzido, e ele foi o Hulk.

1 - Ainda é a trilogia mais rentável do UCM

Apesar do terceiro filme do Capitão América e do Thor terem estreado depois de Homem de Ferro 3, o herói ainda permanece como a trilogia mais rentável do UCM. O primeiro filme arrecadou 585 milhões de dólares com um orçamento de 140 milhões. O segundo atingiu a marca de 623 milhões, sendo que custou 200. O terceiro conseguiu ainda render quase o dobro do segundo, com arrecadação de 1,200 bilhões, também com 200 milhões de orçamento, totalizando mais de 2 bilhões de dólares para a trilogia.

Gostou da lista? Já sabia dos fatos? Comente com a gente!

Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens ODC CB WR FF SI US DS HH
Hanier Maciel
Um jornalista pseudo-cinéfilo com mil filmes preferidos, fã incondicional de Friends e quase sempre de mau humor!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+