• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre velociraptors

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      31/08/18 às 16h47

Quando falamos de dinossauros, qual é o primeiro deles que vêm a sua cabeça? Eu aposto que é o tiranossauro rex. O grandão passou pela Terra há 66 milhões de anos. Sua popularidade se deve muito a franquia Jurassic Park. Ele é o principal antagonista dos filmes e entrou no imaginário popular como o rei dos dinossauros. Porém, ele não é o único dinossauro que ganhou fama por ter uma participação significativa na saga de Steven Spielberg. Os inteligentes velociraptors também conquistaram sua parcela de "fãs".

Os velociraptors passaram pelo mundo há aproximadamente 85 a 70 milhões de anos. Eles também estavam aqui quando o meteoro cruzou os céus e destruiu a vida dos dinossauros. Apesar do bicho ter passado a ser um dos favoritos de Hollywood, a versão representada nas telas e a original estão bem distantes na verdade. Baseado em seus conhecimentos pré-históricos, o que você realmente sabe sobre os velociraptors? Será que é o suficiente para conseguir se aproximar daquilo que eles realmente foram? Vamos te ajudar: Listamos 7 coisas que você não sabia sobre os velociraptors.

1 - Os Velociraptors de Jurassic Park são, na verdade, Deinonychus

Os velociraptors na franquia Jurrassic têm importância fundamental. Na trilogia Jurassic Park, eles são ameaças não tão grandes quanto o Tiranossauro Rex, porém, incômodas o suficiente para ganhar destaque. Em Jurassic World 1 e 2,  eles já passam a ser coadjuvantes muito importantes para a narrativa e para o protagonista. Porém, é preciso ressaltar que aqueles velociraptors que vemos na telona, não são nada parecidos com os que realmente passaram pela Terra. A equipe dos filmes já admitiu que os raptors em seus filmes pegaram vários elementos de uma espécie de dinossauros chamada de deinonychus. Eles viveram 30 milhões de anos antes do velociraptors e seu visual e jeito agressivo combinavam muito mais com o que o filme precisava, porém, o nome era um pouco complicado. O resultado é que temos deinonychus com nome de velociraptors.

2 - Ásiaticos

Se você jogar "velociraptor" agora no Google, até a Wikipédia vai te dizer que esses seres viveram na região que hoje chamamos de América do Norte. Isso se deve a sua representação nos filmes norte americanos. Porém, eles estavam do outro lado do mundo. Eles viverão na atual Mongólia. Seus primos deinonychus e utahraptor sim eram americanos. O primeiro, como já dito anteriormente, foi usado na composição do reptor de Jurassic Park.

3 - Os velociraptor não eram velozes, como o nome indica

O nome velociraptor vem do grego speedy lief, que significa ladrão veloz. Porém, esses dinossauros não eram tão velozes como nós achamos que eles poderiam ser. Eles eram prejudicados por suas pernas curtas, que mais pareciam com as de um peru. Para você ter uma ideia, uma criança atlética poderia facilmente correr mais rápido que eles. A única vantagem que conseguiam na hora de correr vinha dos seus braços, que o ajudava a ganhar elevação corporal.

4 - Eles tinham penas

Nós os visualizamos completamente pelados, como nos foi apresentado nos filmes. Porém, eles tinham muitas penas. A verdade, é que os arqueólogos imaginam que eles eram cheios de penugem. Isso porque na hora que os arqueólogos estudaram os seus fósseis, eles encontraram os encaixes onde deveriam ficar as penas. Muitos artistas os projetam com penas coloridas.

5 - O velociraptor era uma grande galinha

Literalmente, eles são mais próximos de uma galinha do que pensávamos. O carnívoro pesava cerca de 30 quilos e tinha por volta de 2 metros de altura. Na verdade, seriam necessários seis ou sete velociraptors adultos para equivaler a um deinonychus de tamanho médio, e 500 para corresponder a um Tiranossauro Rex adulto. Ou seja, imagine uma galinha da sua altura, que ao invés de comer baratas e milho coma cachorros.

6 - Eles não eram inteligentes

Lembra quando um velociraptor aprendeu a virar uma maçaneta em Jurassic Park? Ou quando eles aprenderam a se comunicar em Jurassic World? Saiba que era tudo balela. Mas dessa vez eles não são únicos. Até o mais inteligente dos dinossauros que já passaram pela Terra, como o Troodon, era mais idiota do que um animal recém-nascido. Eu te garanto que nenhum réptil ou ave, seja ele extinto ou ainda vivente, tenha desenvolvido QI suficiente para usar ferramentas para a própria sobrevivência.

7 - Escaladores de árvores

Por incrível que pareça, esses dinossauros eram ótimos em subir em arvores. Era uma das suas principais habilidades. Isso se deve a suas garras afiadas. O item lhe dava uma vantagem para se alimentar, uma vez que podia ficar de tocaia em cima da árvore para pegar a presa de supetão ou até mesmo fugir de um predador subindo na árvore.

E aí, curtiu descobrir um pouquinho mais sobre o velociraptor? Comenta aqui comigo e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que prefere a versão do velociraptor de Jurassic Park, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   TC     OF  
Imagens ZBC BI GG TC MC DP
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+