Não importa o quanto você ganhe mensalmente, gastos descontrolados podem consumir todo o seu salário. É a realidade. Geralmente, nós não somos educados a pensar em estratégias para garantir ao menos um dinheiro extra no fim do mês. Só vamos reparar nos prejuízos quando for tarde demais. Por isso, nunca é tarde para começar a pensar na organização das suas finanças - a curto, médio e longo prazo. Preparamos uma lista especial sobre coisas que você precisa parar de fazer para economizar dinheiro.

Nós entendemos a sua labuta. Você não está sozinho nessa, pode ficar tranquilo. Às vezes, os boletos são as únicas "criaturas" pontuais ao nosso redor: chegam sem falta. Tem muitos amigos que nem isso. Dessa maneira, é importante criar uma rotina de organização para saber exatamente quanto você pode economizar. Parece um monstro de sete cabeças, mas hábitos são construídos.

1. Esquecer dos pequenos detalhes

De grão em grão, a galinha enche o papo, já diria a sua avó. As contas do cartão de crédito só se tornam monstruosas porque foram alimentadas dia após dia. Confira o que você gasta, de maneira a estipular uma média ao menos semanal. Só assim você vai saber de que maneira economizar dinheiro.

Publicidade
continue a leitura

2. Levar dinheiro a mais para eventos

É necessário estabelecer metas. Se você vai a algum evento que exige consumação, saiba que isso pode fugir do seu controle. A noite é uma criança, na maioria das vezes. A gente se anima com alimentos ou ambientes diferentes e quando nos damos conta... o estrago já foi feito. Por isso, determine um valor máximo e se comprometa fielmente com ele. Caso não confie em você mesmo, se force a consumir apenas o valor fixo. Como? Não leve dinheiro extra. Tente se virar com os 50 reais que estão na sua carteira.

3. Não se organizar minimamente

Temos várias maneiras de pensar em como controlar o que entra e sai de nosso bolso. Salário caiu na conta? Faça uma listinha informal do que vai gastar dali em diante. É interessante ter o mínimo de controle sobre o dinheiro, mesmo que você não seja tão comprometido com organização. Para tudo há um jeito, ainda mais nesses casos. Cadernos, bloco de notas online, aplicativos...

4. Gastar dinheiro extra

Publicidade
continue a leitura

Esse é um problema que também me afeta. Mesmo fazendo planos com o seu dinheiro fixo, eventualmente pode surgir trabalho extra que gera dinheiro extra. Antes de usá-lo despretensiosamente, registre no seu caderninho ou bloco de notas. Acrescente a quantia a mais e trabalhe em cima disso. Esse dinheiro pode te ajudar futuramente, por isso é melhor prevenir do que remediar. Só assim para economizar dinheiro.

5. Não planejar mudança de hábitos

De acordo com a sua organização pessoal, você vai perceber que existem gastos que podem ser limitados. Não se acostume com os mesmos hábitos de sempre: inove ao se desafiar cotidianamente! Tente estabelecer metas para consumir menos e compare os resultados entre o mês experimental e os meses anteriores. Faça disso um mantra espiritual.

6. Deixar o dinheiro economizado à sua disposição

Publicidade
continue a leitura

Se você economizou um dinheiro interessante e estabeleceu como meta NÃO usá-lo... então faça questão de dificultar o acesso. Coloque numa conta à parte, deixe na casa dos pais ou de alguém confiável e finja que você não pode contar com essa quantia. Não dependa dela para fantasiar contas futuras. "Esqueça".

7. Se entregar à filosofia do "Carpe Diem"

Sim, nós sabemos que só se vive uma vez. Justamente por isso, é mais do que necessário pensar no seu futuro em vez de gastar todas as suas economias em apenas um evento. Por mais divertido que seja usar todo o seu dinheiro com um notebook equipado ou com aquele tênis que sempre sonhou, sua carteira ficará muito melhor se você esperar e pensar estrategicamente. Determine o que é uma "necessidade" real e o que é apenas uma "vontade" passageira. O seu eu do futuro agradece!

E aí, gostou das dicas? Elas foram pensadas especialmente em você, tendo como referência um jovem que já passou por muito perrengue quando o assunto é dinheiro. Deseja enriquecer as sugestões? Não deixe de fazer o seu comentário.

Publicado em: 16/04/19 16h54