icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 criaturas mais invasivas da Terra

POR Jesus Galvão EM Curiosidades 13/11/19 às 11h36

capa do post 7 criaturas mais invasivas da Terra

A maioria dos organismos vivos da Terra são pacíficos e vivem em grande harmonia com os demais. Entretanto, existem algumas criaturas que são predadoras absolutas e que se encontram, aparentemente, em uma grande competição com outras formas de vida. Além de existirem aquelas que invadem o espaço das demais. Uma espécie invasora de planta ou animal se caracteriza por não ser nativa de um local especifico.

Algumas dessas espécies invasoras foram introduzidas acidentalmente, enquanto muitas outras foram vistas como solução no combate de pragas e acabaram se tornando parte de um problema ainda maior. Assim, elas acabam por causar danos ao meio ambiente, economia e à saúde de diversas outras espécies, incluindo a humana. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês, algumas das criaturas mais invasivas da Terra. Confira!

1 - Mnemiopsis leidyi

Mnemiopsis leidyi é uma espécie de Ctenophora tentaculado, nativa de estuários subtropicais temperados, ao longo da costa atlântica da América do Norte e do Sul. Nos anos 1980, ela foi introduzida por intermédio da água de lastro de navios, no Mar Negro, onde causou um efeito catastrófico no ecossistema. Nas últimas décadas do século XX, ela invadiu os mares de Azov, Marmara e Egeu. Recentemente, a espécie foi introduzida no mar Cáspio, através da água de lastro do navios-tanque.

2 - Peixe-leão

Este é um peixe venenoso, natural dos recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico. Esta espécie é muito conhecida por seu apetite voraz. A numerosa espécie está colocando em risco a vida dos recifes de corais, que servem de habitat para outras espécies de peixe. O peixe-leão já foi muito comercializado devido a sua aparência peculiar. Isso acabou levando a sua disseminação por todo o Golfo do México, Oceano Atlântico e o Caribe.

3 - Cobra-arbórea-marrom

A cobra-arbórea-marrom foi introduzida, acidentalmente, em Guam, território insular dos EUA na Micronésia. O que causou a extinção de muitas espécies de animais nativos, como aves e lagartos. Além de, consequentemente, causar efeitos ecológicos em cascata, devido à remoção de agentes polinizadores. Isso resultou em um declínio de algumas espécies vegetais nativas da ilha.

4 - Rato-preto

Nativo do subcontinente indiano, o rato-preto, basicamente, já se espalhou por todo o mundo. É comum encontrar a espécie em florestas e bosques. Além do mais, eles se adaptaram para viver nos centros urbanos, dentro e ao redor de edifícios e casas. Eles se alimentam e danificam toda e qualquer coisa comestível. Para termos uma noção do quão invasiva é esta criatura, a espécie foi associada ao declínio catastrófico de pássaros em algumas ilhas.

5 - Sapo-cururu

Esta espécie foi introduzida em muitos países, como agente de controle biológico de várias pragas de insetos em plantações de cana-de-açúcar e outras culturas. Entretanto, eles mesmos acabaram por se tornar uma praga. Eles se alimentam de quase todos os animais terrestres e competem com os outros anfíbios nativos, por alimentos e habitats de reprodução. Além do mais, suas secreções tóxicas ocasionam a morte de muitos animais doméstico, como cães e gatos. Bem como animais selvagens, como cobras e lagartos.

6 - Coelho-europeu

O coelho-europeu, também chamado de coelho-bravo, é um dos mamíferos mais amplamente distribuídos e abundantes na Austrália. Eles causam diversos danos ao ecossistema e agricultura. No entanto, o controle desta espécie é muito complicado, uma vez que predadores nativos, e outros introduzidos, se alimentam deles em muitas partes do país. Assim, eles se tornaram invasores e vítimas ao mesmo tempo.

7 - Mosca-branca

A presença da mosca-branca foi relatada em todos os continentes, exceto a Antártica. Acredita-se que a espécie tenha se espalhado pelo mundo, através do transporte de produtos vegetais que estavam infestados por elas. Uma vez que a mosca-branca se estabelece em uma região, ela se espalha rapidamente, causando a destruição e prejuízo em lavouras de algodão de todo o mundo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest