icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 crimes possíveis por causa da internet

POR Bruno Dias EM Curiosidades 26/11/19 às 15h44

capa do post 7 crimes possíveis por causa da internet

Em plena era digital e tecnológica, toda a nossa vida gira em torno de celulares, tablets, computadores, internet e inteligência artificial. Assim, uma grande preocupação dos usuários, é a de que esses aparelhos sejam invadidos de alguma forma. O cibercrime envolve uma infinidade de atividades criminosas, que são feitas usando o computador ou internet.

Da sua criação até os dias atuais, os computadores evoluíram para um modo, que nos dá uma liberdade de fazer tudo, desde ver filmes até pagar contas. Mas os criminosos estão fazendo com que a rede fique mais perigosa para os usuários. Mostramos aqui alguns crimes que se tornaram possível graças à internet.

1 - Extorsão sexual

Esse crime acontece quando um criminoso ameaça distribuir um material privado ou sensível, pertencente a alguma pessoa online. Esse material só não é distribuído, caso os pedidos, feitos pelos criminosos, sejam atendidos. Esse crime também pode ser visto, quando eles ameaçam prejudicar amigos ou parentes das vítimas.

Os alvos tendem a ser jovens em salas de bate-papo, onde tentam gravar imagens e vídeos sexualmente explícitos. E eles também invadem dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, usando malware.

2 - Discurso de ódio

Com a proliferação de redes sociais, os grupos de ódio podem escolher qual lugar é o mais convidativo para fazer o seu discurso. A internet é um porto seguro para os grupos de ódio dispersarem suas informações. Além de também ser um ótimo lugar para recrutar pessoas.

E a "liberdade de expressão", que a internet prega, impede que a propagação do racismo, intolerância e medo seja distribuída por suas redes.

3 - 419

Existe uma chance alta de que a maioria das pessoas já tenha recebido um e-mail, chamado de "Carta da Nigéria" ou "419", que é o código criminal do país. Ele é um dos esquemas mais antigos da internet, mas que foi se aperfeiçoando e mudando de cara com o tempo. Mas, geralmente, o e-mail funcionava assim:

"Caro senhor. Olá meu bom amigo, meu nome é Dr. Givmeur Monee. Por favor, perdoe minha pressa, mas estou me preocupando com uma questão urgente e posso lhe oferecer US $ 20.000.000 por sua assistência. Meu primo, um príncipe nigeriano e o primeiro astronauta africano a andar na lua, está se preparando para decolar novamente no espaço. Enquanto ele estiver ausente, precisamos depositar uma quantia substancial, em uma conta bancária segura".

Por mais que a premissa pareça absurda, o golpe ainda conseguiu várias vítimas ingênuas.

4 - Cyber bullying

O bullying, praticado na vida real, migrou para o mundo virtual. Ele geralmente tem como alvo os alunos de colégios, onde os próprios colegas ofendem a vítima virtualmente. E com o crescimento das mídias sociais, os jovens tiveram mais riscos de receber mensagens ameaçadoras e humilhantes.

De acordo com a Pew Research, "59% dos adolescentes norte americanos foram intimidados ou assediados online, e uma parcela semelhante diz que é um grande problema, para as pessoas da idade deles. Ao mesmo tempo, os adolescentes pensam principalmente que professores, empresas de mídia social e políticos não estão conseguindo resolver esse problema".

5 - Vingança pornô

A vingança pornô trata-se de compartilhar um vídeo sexual, sem o consentimento de uma das partes envolvidas. Geralmente, as pessoas, que cometem esse tipo de crime, são ex-namorados insatisfeitos ou que não aceitam o fim do relacionamento. Esse crime é feito para causar o máximo de sofrimento possível a outra parte.

Para esse tipo de crime, a internet não é estritamente necessária, mas ela facilita muito o compartilhamento rápido. Isso pode causar, além de todo um constrangimento e sofrimento, perda de emprego e até mesmo casos de suicídio.

6 - Catfishing

Esse termo em inglês é usado para o crime, onde pessoas se passam por outras nas redes. E tudo que essas pessoas precisam, é apenas de fotos de alguém na internet.

O ponto é, geralmente, viver uma fantasia pessoal, uma vida que a pessoa acha que não poderia ter no mundo real ou com a sua própria aparência. Mas o catfish pode ser também criado para bullying e ganho financeiro.

7 - Doxing

Esse crime é a divulgação pública de informações de identificação pessoal, ou seja, documentos. E ele existe, na internet, há um tempo. Na década de 1990, os hackers viviam com medo de seus rivais fazerem um doxing com eles.

Hoje em dia, quase todo mundo deixa dados confidenciais online, seja nas mídias sociais, blogs, sites de negócios, jogos online ou bancos de dados. E eles podem ser obtidos com uma relativa facilidade. O doxing, por si só, não é ilegal. Mas as motivações tornam isso um crime. Como por exemplo, assédio, chantagem, incentivo à violência ou algum esquema.


Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Imagens Toptenz
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest