• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 curiosidade sobre Hades, o terrível Deus do Submundo

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      04/12/18 às 18h18

A mitologia grega é rica em personagens complexos e interessantes. Unidos a uma história que praticamente os transformam em um grande mosaico, eles são convertidos em interessantes formas de interpretar o mundo. Funcionam como uma metáfora para passar ensinamentos sobre a vida e culturas. Zeus, Poseidon, Hera, Afrodite, Apolo, Atena, Hermes e Hefesto com certeza estão entre os principais deuses gregos. Mas entre os mais interessantes, está Hades.

O irmão de Zeus não vive no olimpo, assim como os outros pertencentes do panteão. Como o deus dos mortos, ele tem o seu próprio território: o submundo. Será que você conhece Hades? Listamos 7 curiosidades sobre ele, o terrível deus do submundo.

1 - O submundo de Hades

Hades é o protetor do mundo inferior e dos mortos. Segundo a mitologia grega, acima da Terra estavam os céus, onde ficava o Olimpo governado por Zeus. Os mares eram comandados por Poseidon. É bom lembrar que os dois deuses citados eram irmãos de Hades. Já abaixo da Terra estava o submundo, para onde as pessoas iam depois da morte. Quem comandava esse espaço era Hades, o deus do submundo.

2 - Seu cachorro

Pode não parecer, mas Hades tinha um animal de estimação: o cão Cérbero. O "cachorro" é monstruoso, além de ter aquelas clássicas três cabeças. Ele é mais do que um bichinho sinistro, pois tem função importante no submundo. Ele era o responsável pela entrada de pessoas no submundo.

3 - Hades é mal?

Como é o senhor do submundo, todo mundo costuma pensar que Hades é o grande senhor do mal. Mas a verdade é que o deus grego nunca foi associado com a maldade na mitologia. Ele é só, e simplesmente, o chefão do submundo, como um gerente regional empenhado. Seu nome significa "o rico", e na mitologia romana o seu representante é Plutão.

4 - Amores de Hades

Hades foi casado com Perséfones, a deusa dos perfumes, flores, frutos e ervas. Ele a roubou do mundo superior para a ter como rainha, contudo nunca tiveram filhos. Apesar de na maior parte do tempo ter sido um deus fiel, ele a traiu duas vezes. Uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e outra quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.

5 - Dois lugares

Apesar de Hades não ser a representação do mal, todo mundo costuma ter medo dele. Isso porque sempre havia mais espaço no reino do deus do Submundo. Seu mundo era divido em duas partes. A primeira se chamava Érebo, que era o lugar onde as almas permaneciam para serem julgadas e receberem os seus castigos - ou recompensas. A segunda era Tártaro, a região mais profunda, onde as almas iam receber o seu castigo e onde os Titãs ficavam aprisionados.

6 - Poderes

Hades também era conhecido como deus Invisível devido ao seu poder de se tornar invisível perante o olhar de outras pessoas. Além desse poder, ele também possuía a habilidade de devolver a vida para qualquer homem que quisesse. Apesar disso, ele não era o deus da Morte. Isso porque ele se dava com as pessoas que já haviam morrido, e não era o responsável por ceifar a vida delas.

7 - Como ele se tornou o deus do submundo?

Hades só conseguiu o domínio dos mundos inferiores depois de uma grande batalha contra os titãs. Nessa batalha, ele, Zeus, Poseidon e os outros irmãos saíram vitoriosos. Depois dessa luta, na qual Hades pôde dominar o submundo, Zeus passou a dominar o céus e a terra, e Poseidon ficou com os mares.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora mitologia, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   MG  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+