Curiosidades

7 efeitos mais tristes da quimioterapia

0

A quimioterapia é uma das maneiras de se tratar o câncer ,utilizando medicamentos que são capazes de eliminar ou bloquear o crescimento das células cancerígenas. As pessoas que são submetidas a esse tipo de tratamento podem receber os medicamentos oralmente ou de maneira intravenosa, o que faz com que ela atinga não somente as células cancerígenas mas também outras células do corpo.

Por essa razão, o tratamento é bastante invasivo e provoca efeitos colaterais nas pessoas que passam por ele. Nem todas as quimioterapias são iguais e a variedade de medicamentos que elas utilizam também é diferente, o que faz com que esses efeitos colaterais sejam variados. Listamos aqui alguns dos efeitos que esse tratamento pode causar.

1 – Queda de cabelo

Esse é um dos efeitos colaterais mais conhecidos. Ele acontece porque afeta as células que se multiplicam com mais frequência, e a dos cabelo são algumas delas. A queda de cabelo começa a acontecer, normalmente, depois da terceira ou quarta sessão. Quando o tratamento é encerrado, mais ou menos depois de dois ou três meses, o cabelo irá crescer de novo.

2 – Queda das unhas

Um outro efeito colateral que não é conhecido de muitos é a queda das unhas. Às vezes, as unhas tendem a cair durante a quimioterapia. Para prevenir é importante que os pacientes as deixem limpas e saudáveis. Até porque elas também podem ser portas de entrada para infecções.

3 – Coloração das unhas

As drogas usadas na quimioterapia podem provocar efeitos bem inusitados como foi o caso de um paciente na Arábia Saudita. O efeito colateral que o homem apresentou foi a mudança da coloração das unhas que ficaram marrons. Os medicamentos da quimioterapia podem danificar os vasos sanguíneos. As condições de tratamento provocam alterações na aparência e integridade das unhas.

4 – Descamação

Outras células que se multiplicam rapidamente são as da pele e cerca de 64% dos pacientes têm esse tipo de efeito colateral. O que pode ser feito para tentar amenizar o problema é usar muito hidratante todos os dias. É recomendável que o hidratante seja neutro e tenha ureia em sua composição porque isso ajudará na hidratação celular.

5 – Pele

A quimio pode deixar a pele extremamente sensível e qualquer exposição pode queimar ou deixar manchas na pele. As pessoas com câncer, que estão em tratamento, têm que evitar sair na rua entre as 10 e 16 horas e também não podem deixar de passar protetor solar. Além disso, é bom usar chapéus e óculos escuros.

6 – Veias escuras

Quando o tratamento da terapia é intravenoso, as veias podem ficar mais escuras. Isso acontece porque esse tratamento irrita a camada interna dos vasos e mudam a pigmentação das veias.

7 – Perda de apetite

A falta de apetite é um dos sintomas mais comuns durante o tratamento. Às vezes, se alimentar pode trazer memórias de mal estar nas pessoas e fazer com que elas sintam que seu estômago tenha sido reduzido. Mas por mais difícil que seja, as pessoas não podem deixar de se alimentar.

A melhor participação de Stan Lee está no novo game do Homem-Aranha

Artigo anterior

A linda história da senhora de 87 anos que escreveu seu TCC à mão e se formou

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido