Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico pertencente à superordem Selachimorpha. Sabe-se que os tubarões estão vivos no planeta Terra a muitos anos, mais ou menos há 400 milhões de anos atrás. Bom, você é do tipo de pessoa que tem medo de tubarões?
O animal realmente dá medo, ainda mais quando estamos falando das espécies bizarras. Algumas espécies são até bonitinhas e inofensivas, mas o que nós vamos mostrar para vocês nessa matéria é algo realmente assustador. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 7 espécies de tubarões bizarras que você adoraria conhecer:
O tubarão fantasma também pode ser conhecido como tubarão elefante, devido ao formato do seu ‘nariz’. Esses animais podem crescer até 1,2 metros e apesar de possuírem a classificação de tubarão, esses animais também pertencem a subclasse conhecida como Holocephali. Além disso eles podem ser encontrados na costa Australiana e da Nova Zelândia.
O megamouth tem uma boca maciça, com grossos lábios de “borracha” que lhe dão uma aparência diferente de qualquer outro tubarão. Na verdade, essa espécie é tão única que é classificado em sua própria família distinta. Ele faz parte do grupo seleto de tubarões planktivorous, que alimenta principalmente o plâncton. Como seus companheiros, o tubarão-baleia e o tubarão basking, é um alimentador de filtro.
Os Wobbegongs são realmente estranhos. Eles tem padrões complexos de pele que atuam como camuflagem. A espécie é predadora e gosta de se esconder pacientemente no fundo do mar para apanhar suas presas. Seu focinho curto e contundente é alinhado aos bigodes que atuam como órgãos sensoriais para detectar movimentos na água e encontrar presas.
Existem seis espécies de sawshark no mundo. Embora cada espécie varie em características físicas, habitat e biologia, todas as seis espécies tem um focinho longo alinhado com dentes que parecem serras compridas. Eles usam o focinho para desenterrar crustáceos escondidos na areia. O sawshark pode nadar em água doce e salgada, fazendo dele uma espécie única.
O tubarão goblin ou tubarão duende é uma criatura pré-histórica que mora nas profundezas dos oceanos. Essa é a espécie de tubarão mais antiga do planeta, que datam de 125 milhões de anos atrás. O seu focinho em formato de pá permite ao animal sentir ou detectar os seus alimentos, mas sem dúvida alguma sua característica mais marcante é a enorme mandíbula projetada. Esses animais podem ser encontrados em todo o mundo, da Austrália ao Golfo do México.
Já foi pensado que essa espécie estava extinta, mas um exemplar foi visto em 2007. Esses tubarões raramente são vistos pelo homem pelo fato de gostarem de viver a 1,5 km de profundidade. O que faz essa espécie bizarra é que ela não evoluiu as características físicas e tem uma estrutura de um tubarão de 350 milhões de anos atrás. Os corpos desses tubarões tem folhos ao longo das bordas de suas brânquias e seus dentes crescem em linhas verticais.
Essa espécie pesa mais de 5 toneladas e mede mais de 10 metros. O tubarão frade é considerado o segundo maior tubarão do mundo, ficando atrás apenas do tubarão-baleia.
Essa espécie utiliza 5.000 rastros branqueais para filtrar o plâncton de aproximadamente 1,5 milhões de litros de água por hora. Atualmente eles vivem extremamente ameaçados pela pesca. Podem ser encontrados na Costa do Golfo dos EUA, Malta e Reino Unido, já existem políticas de preservação em favor dos bichinhos.
E aí, qual dessas espécies vocês acharam a mais bizarra? Comentem!