CuriosidadesMundo Animal

7 espécies fundamentais para a vida na Terra

0

Quem já viu Rei Leão, sabe que estamos todos em um ciclo da vida. Estamos todos conectados de uma forma tão intensa que a existência e a sobrevivência de uma espécie depende exclusivamente da existência de outras.

Os humanos podem não perceber isso por acharem que estão no topo da cadeia alimentar. Mas a extinção ou a redução da população de um organismo, por exemplo, pode afetar drasticamente todo um ecossistema. E até mesmo fazer com que a vida em nosso planeta acabe. Mostramos aqui algumas espécies fundamentais para a existência de vida na Terra.

1 – Abelhas

As abelhas são animais bastante vitais para o nosso planeta. A importância é tanta que a Royal Geographic Society, um instituto de geografia do Reino Unido, declarou que as abelhas são a espécie mais importante.

Elas são os principais polinizadores do mundo e parte fundamental no ciclo de vida de várias espécies de plantas. Além disso, nós humanos precisamos delas por 70% dos grãos que comemos.

2 – Formigas

Outro inseto, que geralmente não damos a devida importância, tem um papel muito importante para a vida em nosso planeta. As formigas são encontradas em todos os continentes, menos na Antártida. Elas têm vários papéis, desde a circulação de nutrientes no solo até espalhar as sementes e ingestão de outros insetos. Esses insetos são tão importantes, que cientistas estão estudando como as mudanças climáticas afetarão esses animais.

3 – Fungos

Os fungos podem ser descritos como um quinto reino de vida, já que não são plantas, animais, micróbios e nem protozoários. Eles são encontrados tanto na água. solo e no ar. E sua importância é por seu papel de recicladores de nutrientes naturais do nosso planeta. Algumas espécies de fungos até conseguem absorver metais nocivos, como o mercúrio.

4 – Fitoplâncton

Esse microrganismo tem um papel inversamente proporcional a seu tamanho. Eles produzem dois terços de todo oxigênio atmosférico do planeta. Se eles não existissem, o oxigênio existente seria bem menor e criaria um ambiente bastante desconfortável. Além desse papel importantíssimo, ele também é a base de várias cadeias alimentares marinhas.

5 – Morcegos

Os morcegos também são responsáveis pela polinização e regulação dos insetos. Várias espécies diferentes desse animal formam um nicho ecológico que garante que culturas prosperem. Com uma população de morcegos saudável, milhões podem ser economizados em pesticidas. A existência desses animais é um bom sinal para dizer que um ecossistema está em equilíbrio.

6 – Minhocas

Animais bem pequenos parecem ter um importância bem grande. As minhocas são chamadas de engenheiras do ecossistema. São elas que arejam e enriquecem os solos enquanto reciclam o material orgânico. E mesmo tendo um papel fundamental para a existência de vários ecossistemas, várias espécies delas são ameaçadas por causa do desmatamento.

7 – Primatas

Eles são os nossos parentes biológicos vivos mais próximos. E com eles é possível coletar várias informações a respeito da biologia humana. Além disso, os primatas são vitais para a biodiversidade. E também para várias florestas tropicais, onde eles desempenham o papel de jardineiros fazendo com que as sementes sejam espalhadas por todo território.

7 coisas que você precisa saber sobre o Kawaki, de Boruto

Matéria anterior

The Last of Us será adaptado para série na HBO

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.