Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 estados da água que você nunca conheceu

0

Na natureza, podemos encontrar a água em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido. Até onde sabemos, existem apenas esse três, certo? Errado! Existem vários outros estados, até mesmo alguns que nem sabíamos que existiam. Você acredita que existe água em ? Sim, isso mesmo, água em pó.

Nao, nao estamos loucos. E sim, sabemos que nesse momento você pode estar pensando: “como isso é possível?” Bem, isso depende de diversos fatores. A temperatura e a pressão são alguns, por exemplo. Confira, agora, sete estados físicos estranhos da água.

1. Gelo-VII

Quando moléculas de água congelam e se transformam em gelo, eles podem se organizar em diferentes estruturas de cristal. Tal organização ocorre de acordo com a temperatura e a pressão durante o congelamento. Em suma, o gelo de água comum é chamado de gelo Ih, gelo um-h, e suas moléculas se alinham formando hexágonos.

Entretanto, como sabemos, não existe apenas um tipo de gelo. Além do famoso gelo seco, existe outro que foi descoberto recentemente. É o gelo-VII. No caso do gelo-VII, os átomos de oxigênio estão dispostos em forma cúbica. O que é extremamente diferente do gelo de água comum.

O Gelo-VII foi descoberto preso no interior de diamantes que se formavam a mais de 600 quilômetros abaixo da superfície terrestre. Loucura, né?

2. Água em pó

A água em pó foi criada em 1968. Cada partícula do pó contém uma gotícula de água rodeada por sílica modificada, a substância que compõe a areia da praia. A cobertura de sílica previne que as gotículas de água se combinem e formem um líquido. O resultado é um pó fino que absorve gases, que se combinam quimicamente com as moléculas de água para formar o que os químicos chamam de hidrato.

3. Água supercrítica

Em suma, para que a água atinja tal estado físico, ela precisa ser pressurizada e aquecida acima de sua pressão e temperatura críticas (ponto crítico), passando a ter propriedades intermediárias entre um gás e um líquido.

4. Água de plasma

O plasma, hoje, é conhecido no mundo da ciência como o quarto estado físico da matéria. De acordo com especialistas, esse estado físico é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo.

Quando tal processo ocorre, a substância se torna uma massa disforme, eletricamente neutra e formada por elétrons e núcleos dissociados. Agora, onde encontramos água de plasma? No planeta Gliese 1214 b, por exemplo. A temperatura extremamente alta e a alta pressão do planeta fazem com que a água se aqueça e se comprima tanto que, no final, se torna plasma.

5. Ponto triplo da água

Os três estados físicos da matéria podem coexistir em equilíbrio num sistema, em certas condições de temperatura e pressão. Assim, quando o encontro destas três fases ocorrem simultaneamente em uma mesma substância, o fenômeno recebe o nome de ponto triplo (ou ponto tríplice). Cada substância ou solução tem seu ponto triplo e para atingi-lo são necessárias condições muito específicas de pressão e temperatura. A água, por exemplo, alcança seu ponto triplo a uma temperatura de 0,01 °C (que, na escala Kelvin corresponde a 273,16 graus) e pressão de 611 Pa, exatamente.

6. Gelo superiônico

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL, na sigla em inglês), financiado pelo Departamento de Energia dos EUA, foi o responsável por criar o gelo superiônico. Além disso, o gelo também conhecido como gelo XVIII. Em suma, gelo superiônico se forma quando a água assume um estado incomum, em que uma camada sólida de oxigênio coexiste com hidrogênio líquido. Esse estado ocorre apenas sob pressões extremamente altas – de entre um milhão e quatro milhões de vezes a da atmosfera ao nível do mar.

7. Gelo amorfo

Quando a água congelada é submetida a uma pressão 10.000 vezes maior do que a pressão atmosférica normal, a ordem das moléculas sofrem um colapso e o gelo se transforma em gelo amorfo, com uma disposição aleatória das moléculas de água.

Qual foi o maior engarrafamento do mundo?

Artigo anterior

Túmulos antigos egípcios realmente tem armadilhas?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido