• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos bizarros sobre a França

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      19/08/19 às 19h16

Todo lugar tem a sua cultura e costumes. E, às vezes, quem é de fora, não compreende muito bem determinadas coisas. Aqui, no Brasil mesmo, temos muitos costumes, que não veremos em nenhum outro lugar no mundo. E com a França, não seria diferente. O país, visto como o sonho de muita gente, tem também os seus fatos estranhos e únicos. Enquanto muitas coisas sobre a França possam ser muito interessantes, outras são um tanto quanto repugnantes e bizarras. Há até outras que, definitivamente, são inacreditáveis. Mas isso fica por sua conta.

Independentemente das suas percepções, você tem que concordar que esses fatos são simplesmente esquisitos, cada um de uma forma diferente. Muitos deles irão chocar culturalmente qualquer pessoa, que não seja francesa. Mas o mundo não seria o mesmo sem esse tipo de bizarrice. Se prepare, para conhecer 7 fatos bizarros sobre a França.

1 - Você pode se casar legalmente com uma pessoa morta

Isso mesmo, na França, a frase "até que a morte nos separe" não é muito válida. Já que você pode se casar com alguém que já morreu. A necrogamia, casamento entre vivos e mortos, é legal no país, desde o século XIX. Esse tipo de união ficou mais comum, depois da Primeira Guerra Mundial, quando as mulheres se casavam com seus falecidos noivos, mortos na guerra. Esse tipo de casamento era feito com o intuito de garantir que os filhos dos soldados fossem legítimos herdeiros de seus pais. Existem algumas condições específicas para esse tipo de união, como por exemplo, o casal ter feito preparativos para o casamento antes de um deles morrer. Mas sim, é completamente possível oficializar uma união com uma pessoa já falecida.

2 - O governo proibiu palavras em inglês

Preocupado com que o idioma inglês ultrapassasse o francês, o governo decidiu fazer algo a respeito. Em 1966, o então presidente, Charles de Gaulle, proibiu qualquer nova palavra inglesa, de entrar no vocabulário francês. Além disso, ele criou uma comissão específica para encontrar alternativas francesas para cada nova palavra em inglês que surgisse. E por um bom tempo, essa medida surtiu efeito. Substituiu "e-mail" por courriel, "dark web" por internet clandestino, "walkman" por baladeur e muitas outras. Porém, seria praticamente impossível fazer isso com toda palavra nova do idioma inglês.

3 - Obrigatoriedade de rádios tocarem músicas francesas

As palavras inglesas não foram os únicos envolvidos na guerra contra a língua inglesa. A música em inglês também foi vista como um adversário notável. Tanto que, em 1994, o governo francês impôs uma lei que determinava que 40% das músicas, tocadas nas estações de rádio, deveriam ser cantadas por artistas franceses, em francês. O problema maior, nesse caso, foi o público, que, claramente, preferia músicas em inglês. Em 2015, várias estações de rádio da França se recusaram a tocar músicas francesas, durante um dia inteiro, em protesto. Depois da ação, o governo alterou a lei e reduziu a cota para 35%.

4 - Motoristas não podem usar o celular nem quando estão estacionados

A maioria dos países do mundo conta com leis, que proíbem o uso de celulares, enquanto as pessoas dirigem. Isso é uma medida mais do que necessária e que tenta diminuir o número de acidentes de trânsito, causados pela distração do dispositivo. No entanto, quase todos os lugares permitem que os motoristas usem o celular, desde que estejam parados, em segurança. Mas, na França, o governo não pensa dessa forma. No ano passado, o governo aprovou uma lei, que proíbe os motoristas de usarem seus celulares, manualmente, até mesmo quando estão estacionados na beira da estrada. E a proibição se aplica até quando o motor do veículo está desligado.

5 - Lei que proíbe tirar fotos da Torre Eiffel à noite

Se você parar para pensar, com certeza, já viu mais fotos da Torre Eiffel de dia do que de noite. Isso porque é, tecnicamente, ilegal tirar fotos da torre à noite. O motivo é a iluminação do ponto turístico. A Torre Eiffel é considerada uma obra de arte com direitos autorais, assim, o seu registro fotográfico, durante à noite, sem autorização é considerado crime. Do mesmo modo que é o compartilhamento

6 - Passagens para animais viajarem de trem com seus donos

Planejando uma viagem de trem com seu cachorro na França? Saiba que terá que comprar duas passagens, uma para você e outra para o seu animal de estimação. Isso mesmo, na França, os animais precisam de passagens para viajar de trem. Os passageiros são obrigados a pagar 7 libras por animais que pesam até 6 kg. Já para animais, que pesam mais que isso, o dono terá que pagar a metade de uma passagem de segunda classe. Apenas cães-guias podem viajar gratuitamente.

7 - Prêmios para famílias que criam filhos com sucesso

Em 1920, o governo francês apresentou a Medalha de Honra da Família Francesa, uma medalha concedida às mulheres que criaram pelo menos 4 filhos sozinhas. O prêmio foi criado com o intuito de reconhecer mães, cujo os maridos morreram na guerra, e os filhos ficaram seu pai. As medalhas de ouro eram entregues à mulheres com 8 ou mais filhos, as de prata, para mães com 6 ou 7, e bronze para mulheres com 4 ou 5 filhos.  Os homens viúvos só se tornaram elegíveis ao prêmio em 1983.

E você, o que achou desses fatos? Conta para a gente qual o mais estranho na sua opinião e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+