Curiosidades

7 fatos chocantes sobre prisões femininas pelo mundo

0

Se você já assistiu a série “Orange is the new black“, provavelmente, pode conhecer um pouco mais sobre a realidade dos presídios femininos. É claro que a série é uma obra ficcional, no entanto, nós sabemos que, em algum nível, a arte imita a vida.

Além disso, a história de Piper Kermann é baseada em uma história real. O nome da personagem é de fato o nome de uma mulher de classe média que foi presa nos anos 1990, condenada por lavagem de dinheiro. Então sim, as críticas apresentadas na série têm um fundo de verdade.

E para você que nunca assistiu ao seriado, não se preocupe. Nós vamos te contar algumas das coisas chocantes que ocorrem dentro das prisões femininas e que você nunca nem imaginou.

1 – Ataques e abusos

O senso comum nos leva a pensar que a violência é muito mais frequente nas prisões masculinas. No entanto, nas prisões femininas, a violência é ainda mais comum. A violência, geralmente ocorre por parte dos guardas. E a violência não é apenas física como também psicológica.

2 – Cuidados com a saúde

Não é porque uma pessoa cometeu um crime, que os direitos básicos podem lhe ser negados. No entanto, o acesso à saúde é um ponto crítico nas prisões femininas. Os atendimentos ginecológicos de rotina, na maioria das vezes, estão indisponíveis. E isso leva muitas mulheres à morte inclusive, já que certas doenças evoluem lentamente, sem que nenhum diagnóstico seja realizado.

3 – Mulheres grávidas

Teoricamente, as mulheres grávidas são as que deveriam receber maior atenção no sistema de saúde penitenciário. Mas não é isso que acontece. Há casos em que as mulheres chegam a ser algemadas no momento do parto. O que é considerado uma infração aos direitos humanos, no entanto, não são todas as penitenciárias que se atentam a isso.

4 – Sistema falho

Infelizmente o sistema é falho. Ao invés de conceder uma pena que prepare aquela pessoa para ser reinserida na sociedade, as mulheres são apenas largadas e privadas de sua liberdade.

5 – Espancamentos e estupros

Quando falamos de violência, falamos de algo grave. Infelizmente, é muito comum que as mulheres sejam espancadas ou estupradas pelos próprios guardas, que são acobertados uns pelos outros. Há situações em que as relações ocorrem como uma moeda de troca por produtos de higiene pessoal ou cigarros.

6 – Motivação dos crimes

O número de mulheres atrás das grades tem crescido. No entanto, os motivos que levam a prisão não são crimes violentos. Geralmente, tratam-se de envolvimentos com o tráfico de drogas ou prostituição. Nos casos de assassinato, grande parte das mulheres foram abusadas ou sofreram alguma agressão daqueles que elas mataram.

7 – O que as telas mostram

As produções cinematográficas costumam romantizar todas as situações. Inclusive, a das penitenciárias femininas. Mas isso é algo feito para agradar aos telespectadores, não é algo que reflete a realidade. Os romances entre as detentas não são como as telonas mostram. Na verdade, as presidiárias nem sequer podem ser vistas pegando na mão uma da outra. Tudo é feito às escondidas e como você pode ver, nada é tão fantasioso quanto algumas produções cinematográficas mostram.

E você, sabia que as prisões femininas eram assim? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que adoram a série “Orange is the new black”.

7 vezes que pessoas foram pagas para não fazer ”nada”

Artigo anterior

8 personagens de Harry Potter que foram enviados para as casas erradas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido