• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos históricos fascinantes que você provavelmente não aprendeu nas aulas de história

POR Lucas Curado    EM História      18/03/18 às 18h42

A escrita foi inventada a cerca de 5000 mil anos atrás e, desde esse momento, muitas história foram registradas. Contudo, antes da própria escrita, nós já existíamos e vagamos por aí descobrindo o mundo. Seguindo por essa lógica, com certeza você só descobriu o básico do básico da história da humanidade, e possivelmente deixou passar bastante coisa.

Existem por aí diversos fatos históricos bastante interessantes. Inclusive alguns um tanto bizarros, que nós simplesmente não aprendemos nas aulas de história. Para descobrir o passado nós precisamos mergulhar profundamente em diversos aspecto sociais, econômicos e culturais.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você algumas curiosidades da nossa história. Esses são apenas alguns pequenos detalhes bem interessantes que possivelmente você nunca ouviu falar, mas podem ajudar a ter uma ideia sobre a história do mundo. Descubra hoje 7 fatos históricos fascinantes que você provavelmente não aprendeu nas aulas de história:

1 - A origem dos ciclopes

Já parou para pensar de onde os gregos tiraram essa ideia de um terrível gigante de apenas 1 olho só? Alguns cientistas acreditam que existe uma explicação bem plausível para a aparência da criatura mítica. Já parou para pensar o que aconteceria se uma civilização que é basicamente fundamentada em mitos e deidades achasse os fósseis de uma criatura pre-histórica? Muitos cientistas acreditam que quando esse povo achou o crânio de um grande mamute, eles acabaram concluído que seria de um "ciclope". De certa forma, realmente parece se formos parar para analisar.

2 - O juramento de Hipócrates

O juramento de Hipócrates, que foi um grande médico, filósofo grego e considerado por muitos o pai de seu ofício, não é o mesmo que conhecemos. No seus primeiros rascunhos, não era permitido sequer citar aborto ou trabalhar o conceito de "segredos médicos." O texto atual só foi escrito anos depois de sua morte.

3 - "Formigas medicinais"

Antigamente as pessoas tinham que "improvisar" tratamentos parar curar feridas. Na Índia foi encontrada uma solução tão estranha quanto eficiente. Quando alguém se feria e acabava ganhando um corte que precisava ser fechado, eram utilizadas formigas. Formigas soldado tinham presas bem fortes e uma vez que "mordiam", elas não soltavam mais. Dessa forma, usava-se a cabeça dessas formigas como um grampo para fechar o ferimento até que ele cicatriza-se.

4 - "Remédios" alternativos

Antigamente você não poderia contar com um remédio para dor de cabeça, mesmo porque, na Idade Média, se você chegasse com algum tipo de poção para isso... Bem, possivelmente te acusariam de bruxaria. O que as pessoas faziam então para aliviar uma dor de cabeça? Simples, elas amaravam uma corda envolta da cabeça e a apertavam.

5 - Wojtek, O Urso de Guerra

Imagine você em uma guerra e derrepente você visse um urso lutando ao seu lado no fronte. Parece cena de filme, mas isso realmente aconteceu. Um soldado polonês resgatou um jovem urso e o adotou, dando a ele o nome de wojtek. Durante a guerra, o urso foi utilizado para carregar munição. Hoje ele tem um monumento dedicado para ele em Edimburgo.

6 - Corselete da Rainha

Existe uma lei antiga na Inglaterra que diz que todas as baleias que fossem encontradas mortas na praia deveriam ter suas cabeças e caudas retiradas. Todas as cabeças de baleia vão para o rei e para a rainha, a cauda. Mas para o que a rainha da Inglaterra usaria a cauda desse cetáceo? Bem, se faltassem ossos para fazer um corselete, ela teria isso garantido no seu estoque.

7 - "Ortodontia" primitiva

Cerca de 2500 anos atrás as pessoas já pensavam em ter um "sorriso bonito". Essa foto acima é de uma mandíbula pertencente a um etrusco. Apesar de ser uma forma bem agressiva, rudimentar, e provavelmente extremamente dolorosa, era assim que eles faziam para manter os "dentes no lugar". No século 19 era normal também ver pessoas pobres vendendo os dentes para os ricos poderem colocar no lugar dos que foram perdidos.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+