Mundo afora

7 fatos insanos sobre o Irã

0

O Irã, também chamado de Irão, fica localizado na Ásia Ocidental. O país é a segunda maior nação do Oriente Médio, com mais de 77 milhões de habitantes. Com uma das civilizações mais antigas do mundo, o Irã teve uma revolução e no dia 1º de abril de 1979 acabou se tornando uma república islâmica.

Teerã, ou Teerão como também é chamada, é a sua capital e maior cidade. O local serve inclusive como o centro cultural, financeiro e industrial da nação. Pois bem, tendo em mente que muitos dos nossos leitores têm um conhecimento raso sobre esse país, resolvemos trazer para os nossos leitores algumas curiosidades sobre o Irã, principalmente depois de alguns acontecimentos recentes sobre as mulheres iranianas. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com os 7 fatos insanos sobre o Irã:

1 – O prato nacional do país

Você já comeu comida iraniana? O chelo kebab, considerado o prato nacional do Irã, é feito com aroz persa cozido no vapor e kebab, um tradicional espetinho de cordeiro, vaca ou frango. O acompanhamento geralmente são tomates grelhados e o arroz ganha uma generosa porção de manteiga por cima.

2 – O petróleo do Irã

Você sabia que o Golfo Pérsico detém 60% das reservas de petróleo do mundo? Pois é, só no Irã existem reservas de 125 bilhões de barris de petróleo, ou 10% das reservas totais do planeta. Para vocês terem uma ideia, o Irã bombeia cerca de 4 milhões de barris de petróleo por dia.

3 – As leis para as mulheres

O Irã segue as leis do islamismo, o que considera as mulheres inferiores aos homens. Além disso, as crianças são consideradas ‘substâncias do macho’ e meramente incubadas pelo corpo feminino. Quando acontece um divórcio, as mulheres perdem a guarda dos filhos. Pode uma coisa dessas?

4 – Salman Rushdie

Uma organização iraniana ofereceu uma recompensa de 3 milhões de dólares para quem matasse Salman Rushdie, o autor de “Os Versos Satânicos”. O livro sugere que alguns dos versos do Alcorão podem não ser verdadeiras revelações de Deus e que o diabo se disfarçou para dar falsas idéias a Maomé. Pelo que podemos ver, a intolerância religiosa reina por lá.

5 – O uso do hijab nas redes sociais

Hijab é o conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina islâmica. As mulheres são obrigadas a usá-la, inclusive nas redes sociais. Há poucos dias uma garota chamada Hojabri foi presa por postar vídeos dançando no Instagram. Além disso, ela fazia vídeos falando sobre ginástica e parkour, mas não vestia um hijab, que é exigido por lei no país. Ainda não se sabe qual será a sentença que Hojabri pode receber, mas o acontecimento gerou vários vídeos de mulheres dançando no Instagram como protesto.

6 – Tráfico humano

Querem mais notícias sobre como as mulheres sofrem por lá? Bom, o Departamento de Estado dos EUA cita o Irã, juntamente com a República Democrática do Congo, a Coréia do Norte e a Arábia Saudita, como centros de tráfico humano. O governo iraniano mostrou pouco esforço para conter o tráfico sexual. Muitas vezes, são as meninas e não os traficantes que são torturadas e executadas por violar os padrões de comportamento do Irã.

7 – Poligamia

As mulheres não têm muitos direitos, já os homens… A poligamia para os homens é legal no Irã. Os homens iranianos pode ser casar com até quatro esposas. Depois que uma mulher se casa, ela não pode mais cursar o ensino médio. As garotas podem se casar a partir dos 13 anos e os homens aos 15.

Mas e vocês, sabia de todas essas curiosidades sobre a vida no Irã? Sabe de mais alguma? Não esqueça de comentar aqui embaixo!

Mangá de Attack on Titan revela gravidez inesperada

Artigo anterior

Conheça a história chocante de Alex Lewis que perdeu todos seus membros a partir de uma infecção

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido