• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos interessantes sobre os países menos conhecidos do mundo

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      10/07/19 às 19h27

O nosso planeta abarca países de diferentes culturas e etnias, com tradições que muitas vezes desconhecemos. Mesmo se você for um viajante que se aventura mundo afora, é complicado conhecer um pouquinho de cada região. Até porque são muitas, não é mesmo? Nós podemos ter uma ideia geral sobre países específicos, mas fica complicado entender as particularidades de cada lugar nesse mundaréu cheio de enigmas e curiosidades. Você sabia, por exemplo, que Nauru tem a população com mais sobrepeso do mundo? Ao menos 95% da sua população sofre com excesso de peso. As Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, são as nações insulares mais ameaçadas e têm o maior risco de inundação devido às mudanças climáticas. Quer conhecer mais curiosidades? Então fique conosco, pois preparamos uma lista com 7 fatos interessantes sobre os países menos conhecidos do mundo.

Nós sabemos que você é uma pessoa que busca conhecimento em todos os lugares possíveis (eu também sou assim). Mesmo que não saibamos tudo com profundidade, podemos conhecer ao menos um pouquinho de assuntos diversos. Vamos nos aventurar mundo afora (ao menos pelas curiosidades que diversos países têm a nos oferecer)?

1- Fiji

Vamos para a primeira curiosidade: fora a Índia, Fiji é uma nação que possui o hindi como língua oficial. Seus nativos compõem 54% da população. Sob o domínio britânico, os trabalhadores indianos foram levados para Fiji com a intenção de trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar. Os descendentes desses trabalhadores são chamados de indo-fijianos e, hoje, representam cerca de 40% da população.

2- Butão

O Butão é o único país a medir a felicidade em vez do PIB (Produto Interno Bruto). O conceito do GNH (Gross National Happiness), usado no Butão desde 1972, inspirou um movimento moderno de felicidade política. Em 2011, a Assembléia Geral da ONU colocou a "felicidade" na agenda de desenvolvimento global, adotando-a por unanimidade. Esse é um dos fatos interessantes sobre os países menos conhecidos do mundo.

3- Falocentrismo em Butão

Butão é também um país onde pinturas... fálicas são bastante comuns. Os butaneses acreditam que a imagem imodesta de um pênis ereto ajuda a fertilidade, oferece proteção contra o mal e expele fofocas rancorosas. Os murais podem ser pintados nas paredes de suas casas e pendurados nos beirais. No mínimo curioso, não?

4- Tuvalu

Por um longo tempo, Tuvalu não conseguiu se juntar às Nações Unidas. Afinal, o país não podia pagar a taxa de entrada de US $ 100.000. Quando os nomes de domínio foram primeiramente distribuídos aos países, Tuvalu recebeu a abreviação desejável de .tv.

Em 2000, o país negociou um contrato de arrendamento de $ 50 milhões por 12 anos para seu domínio, e novamente em 2011. Ele usou os lucros para colocar eletricidade nas ilhas exteriores, criar bolsas de estudos e finalmente se unir à ONU. Esse é um dos fatos interessantes sobre os países menos conhecidos do mundo.

5- Groenlândia

Apesar da popularidade das competições na Groenlândia, o país não pode se juntar à FIFA (o órgão governamental internacional do futebol). As condições climáticas extremas significam que a grama não pode crescer lá. Em 2006, a Groenlândia foi autorizada a participar de dois jogos de qualificação para a Copa do Mundo. Infelizmente, perdeu os dois.

6- Niue

A pequena nação insular Niue tem apenas uma população formada por 1.190 habitantes. No entanto, os pesares acabaram por aí. Ela é a primeira e única nação Wi-Fi do mundo. Ou seja, com acesso gratuito à rede Wi-Fi nacional fornecido aos cidadãos pelo governo. Está bom ou quer mais? Esse é um dos fatos interessantes sobre os países menos conhecidos do mundo.

7- San Marino e Níger

Vamos falar sobre longevidade? San Marino é o Estado mais antigo do mundo com uma história que remonta a 301 a.D. É também o único Estado com mais carros do que humanos, com 1.263 veículos motorizados por mil habitantes. Em contrapartida, o Níger tem a população mais jovem entre todos os países.

Em 2013, mais da metade da população do Níger (50,09%) tinha menos de 14 anos. No outro extremo da escala, estão a Alemanha e o Japão, onde apenas 13% da população têm menos de 14 anos.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+