Curiosidades

7 fatos que mostram que o ano de 1979 moldou o mundo moderno

0

Nossa história já passou por vários acontecimentos importantes e definitivos para chegarmos, até o momento em que vivemos. Pinturas rupestres, guerras, impérios, doenças, e outros. Por mais que eles foram importantes é bastante arriscado dizer que qualquer outro ano tenha sido mais significativo.

Os últimos séculos tiveram a sua parte de anos importantes, mas um deles pode ser considerado mais importante. Mas dentre todos os anos, um moldou diretamente a geopolítica da nossa sociedade, foi 1979. Mostramos aqui, alguns fatos que comprovam isso.

1 – Revolução do Irã

O ano de 1979 trouxe várias mudanças para o Oriente Médio. O começo dessa revolução foi popular e genuinamente boa, se baseando em ideias de liberdade e democracia. Mas acabou subvertendo os fundamentalistas islâmicos e deu lugar à República Islâmica do Irã que é conhecida hoje.

Essa ascensão do Irã também foi o renascimento do islã xiita. E não apenas as milícias xiitas aumentaram, mas também milícias em toda região. Elas desempenharam um papel crucial na outra guerra contra o Iraque e nas seguintes.

Suas forças de combate também não são motivos de risco, o que provavelmente não teria acontecido se não fosse pelos eventos de 1979. Por causa do Irã, os xiitas são uma força de combate poderosa e muito dominadora na região.

2 – Margaret Thatcher

Nesse mesmo ano, a Grã-Bretanha estava passando por mudanças profundas. No período pós guerra, o desemprego estava mais alto que nunca. O governo de James Callaghan enfrentava enfrentando uma série de greves sindicais.

Ele foi substituído por Margaret Thatcher, que tinha umas políticas influentes que ainda não podem ser medidas do tanto que impactaram o mundo. Medidas como livre comércio, interferência mínima do governo, individualismo e cortes de impostos para, as leis ambientais, serviram para movimentos conservadores e neoliberais em todo mundo.

3 – Queda do comunismo

Várias pessoas se lembram da queda da União Soviética como um dos marcos claros da queda do comunismo. Essa foi uma verdadeira influência geográfica, mas a queda do sistema de crenças populares começou bem antes.

A derrota do comunismo foi mais ideológica do que geopolítica. E por mais que as mudanças foram graduais, os historiadores concordam que o fim foi marcado pela visita de João Paulo II, em 1979, à Polônia. Isso funcionou como uma faísca para a população da República Popular da Polônia.

Vários comitês foram formados, durante e depois da visita do Papa, e formaram o movimento Solidariedade. Foi um dos fatores que derrubou o governo comunista.

4 – Relatório Charney

As mudanças climáticas não aconteceram do nada. Os cientistas estão dizendo, praticamente os mesmos alertas, desde o seu primeiro relatório em 1979.

O chamado de relatório de Charney foi a primeira vez que os cientistas se sentaram, fizeram cálculos e concordaram que os gases de efeito estufa, como o CO2, poderiam ser maléficos para o planeta. Também foi a primeira previsão de que as temperaturas aumentariam nos anos seguintes.

5 – Walkman

Enquanto estavam acontecendo turbulências políticas e agitação civil no mundo, o Japão estava passando por uma outra revolução. Nessa época, as empresas japonesas governavam o mundo da tecnologia, de jogos e eletrodomésticos. E um produto mudou o mundo moderno, o Sony Walkman.

O lançamento aconteceu no dia 1º de julho de 1979. E ele marcou o começo de uma era que nunca tinha sido vista antes. Foi a primeira vez, que as pessoas podiam ouvir músicas gravadas, enquanto estavam em movimento.

6 – Reconhecimento da China

Por mais que, inicialmente, os EUA tenham se recusado a reconhecer o governo comunista chinês, eles não podiam perder um parceiro comercial do tamanho da China. E, em 1º de janeiro de 1979, os EUA finalmente aceitaram a República Popular da China como uma nação.

Essa decisão, junto com as reformas liberalizantes do recém-eleito Deng Xiaoping, levou a China a se tornar a nação mais avançada e com um desenvolvimento rápido.

7 – Saddam Hussein no poder

O Iraque também passou por grandes mudanças políticas. Uma delas foi Saddam Hussein assumindo a presidência. Uma das primeiras coisas que ele fez foi reprimir violentamente toda a oposição. Ele também se aliou a facções sunitas extremistas, para fazer oposição à crescente influência do Irã.

Depois de eleito, Saddam levou seu país, para uma longa e prolongada guerra com o Irã.

7 filmes tão ruins que são bons

Artigo anterior

Como surgiu o PCC?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido