icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 fatos que parecem mentira mas são totalmente reais

POR Bruno Dias EM Curiosidades 02/01/20 às 16h36

capa do post 7 fatos que parecem mentira mas são totalmente reais

Atualmente, anda meio complicado saber o que de fato é ou não real na internet. Uma vez que essa mídia se tornou a nossa principal forma de nos mantermos informados. Apesar dos sérios jornais e revistas, muitas vezes as pessoas parecem não filtrar aquilo que leem enquanto navegam pelas infinitas páginas da web.

E nesse eterno estado de desconfiança é difícil acreditar realmente em um fato. Ainda mais quando se fala em fatos que parecem ser mentira e que se contados para alguém com certeza a pessoa ficará em choque ao descobrir. E muito provavelmente vá ao google pesquisar para ver se realmente é verdade. São esses os fatos que vamos mostrar aqui. Eles podem parecer ficção, mas são a mais pura verdade.

1 - Ursos polares são invisíveis nos equipamentos de visão noturna

Os ursos polares podem facilmente reivindicar o posto de um dos maiores carnívoros terrestres do mundo. O macho mede três metros de altura em suas patas traseiras e pesa mais que o dobro que um leão africano.

Eles conseguem se camuflar bem no seu habitat. Mas as tentativas de ver os passos desses animais à noite foram frustadas. Isso porque os pesquisadores descobriram que os ursos polares são quase inteiramente invisíveis até para os mais sofisticados óculos de visão noturna. É muito difícil explicar como os ursos polares fazem para que sua radiação infravermelha não escape. O que se sabe é que os animais tem uma grande capacidade de sumirem.

2 - Reino Unido é o lugar para tornados

Um tornado é um funil em turbilhão de ar que vai bem rápido do chão ao céu. Eles se formam quando o ar quente e úmido colide com o ar frio e seco.

Os furacões são mais associados com os Estados Unidos. O país é atingido por mais de mil tornados por ano. Mas o Reino Unido tem muito mais quando medido por quilômetro quadrado. Isso pode ser uma surpresa até mesmo para os britânicos que podem não saber que estão vivendo em um lugar bastante propício para tornados.

3 - Cabras que produzem seda de aranha

A seda de aranha é uma das substâncias mais incríveis por ser até mil vezes mais fina que o cabelo humano e cinco vezes mais forte que o aço. Ela também é flexível, resistente à umidade e tem uma força mesmo em altas temperaturas.

Um problema é que ter várias quantidades dela é difícil. Fazendas de aranhas já foram criadas, mas sem muito sucesso. Isso porque as aranhas não se misturaram muito bem. Então os cientistas resolveram esse problema colocando genes de aranha em cabras. As cabras geneticamente modificadas são mais fáceis de administrar. E o leite delas é cheio de proteínas da seda que podem ser extraídas e usadas.

4 - Temperatura mais baixa foi em Massachusetts

O universo é bastante grande e, em sua maioria, bem frio. Netuno e Urano sempre competem pelo recorde de planeta mais frio do sistema solar.

Mas trazendo para nosso planeta, os cientistas registraram a temperatura mais baixa já detectada. Em teoria, a temperatura nunca pode ficar abaixo de zero absoluto. E ele nunca foi registrado. Mas em 2003, pesquisadores da Universidade de Massachusetts conseguiram resfriar uma nuvem de átomos de sódio a apenas alguns bilionésimos de grau acima dessa temperatura. Isso foi a temperatura mais fria já registrada.

5 - Maior cachoeira do mundo é subaquática

As Cataratas do Niágara são uma das mais famosas do planeta. Ela tem mais de três mil toneladas de água caindo a cada segundo de cada dia. Esses números são impressionantes, mas são quase nada se comparados com a maior cachoeira do mundo.

Ela é a Catarata do Estreito da Dinamarca e tem uma queda de três quilômetros e um fluxo de água duas mil vezes maior do que as Cataratas do Niágara. Mesmo sendo a maior do mundo, a Catarata do Estreito da Dinamarca é pouco conhecidas. Isso porque ela está localizada nas profundezas do oceano atlântico.

O conceito pode parecer estranho. Mas é possível porque a água fria é mais densa que a morna. E quando se encontram a água fria cai no fundo do oceano.

6 - Maior performance musical está definida para durar 639 anos

Em Halberstadt, na Alemanha, existe um órgão em uma igreja que toca o mesmo acorde desde outubro de 2013. E ele não deve mudar o acorde até setembro de 2020. Ela  é a seção mais lenta da performance musical mais lenta do mundo e a mais longa que ela passará sem mudar.

Isso faz parte da performance criada pelo compositor John Cage chamada "O mais lento possível". Ela começou em 2001 e está programada para durar 639 anos. Por isso o órgão foi construído para durar e sobreviver a várias condições de trabalho.

7 - Humanos podem superar os cavalos

Os humanos não são exatamente os mais impressionantes do reino animal. Mas existe uma coisa na qual nós nos destacamos, nós estamos entre os maiores corredores de longa distância do planeta.

Os humanos são capazes de vencer animais criados especificamente para a resistência, como por exemplo os cavalos e lobos. Isso tudo graças as nossa glândulas sudoríparas que ajudam a resfriar os corpos em movimento. Por isso em temperaturas mais quentes um homem conseguiria vencer um cavalo.


Próxima Matéria
Via   Toptenz  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest