• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos que vocês podem não saber sobre Neil Armstrong

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      16/07/19 às 19h45

As viagens espaciais, sejam elas privadas ou arquitetadas por agências espaciais governamentais, muito provavelmente, ainda levarão a humanidade muito além do que podemos imaginar. No entanto, o nome do astronauta da NASA, Neil Armstrong, será lembrado para sempre. Ele foi o primeiro homem a pisar em um orbe fora de nossa atmosfera.

Há quase 50 anos, em 20 de julho de 1969, ele deu "um pequeno passo" que tem inspirado gerações. Neste ano, a operação Apollo 11, que levou Neil Armstrong a realizar tal feito, completa seu 50º aniversário. Por isso, hoje, preparamos para vocês, uma lista com alguns fatos que vocês podem não saber sobre um dos homens mais importantes da história da exploração espacial. Confira!

1 - Ele aprendeu a voar antes de ter uma carteira de motorista

Quando tinha 6 anos de idade, o pequeno Neil Armstrong foi levado por seu pai em seu primeiro passeio de avião. A pequena viagem aconteceu no modelo Ford Trimotor, um dos aviões mais populares do mundo. Aos 15 anos de idade, ele já tinha acumulado lições de voo suficientes para comandar uma cabine de voo. Isso tudo, antes de tirar sua carteira de motorista.

2 - Sua famosa citação pode não ter sido bem compreendida na Terra

Sendo assistido por milhões de telespectadores aqui na Terra, ao pousar na Lua, acompanhado de Buzz Aldrin, Armstrong proferiu as seguintes palavras: "Esse é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade". No entanto, tal mensagem ouvida pelas pessoas parece não ter sido exatamente o que ele disse.

Segundo o astronauta, ele teria dito, "Esse é um pequeno passo para UM homem, mas um grande salto para a humanidade". O 'um' parece ter se perdido durante a transmissão ou ter sido abafado como resultado de seus padrões de fala.

3 - Não temos uma boa foto do momento do pouso

Sem dúvida alguma, a primeira vez que o homem pisou na Lua é um dos momentos mais célebres do século XX. Porém, isso ocorreu em um tempo onde as câmeras de vídeo ou as fotográficas não eram tão rápidas e precisas quanto as de hoje. Porém, ainda assim, existem algumas fotos do astronauta caminhando sobre nosso satélite natural. Uma das fotos mais icônicas (acima) é de Buzz Aldrin, com Armstrong aparecendo como um reflexo em seu capacete.

4 - Uma porta pode ter feito toda a diferença

Algumas teorias especulam o motivo de Armstrong ter sido o primeiro a pisar na Lua, ao invés de Buzz Aldrin. No entanto, aparentemente, tudo aconteceu por uma questão de logística. A saída do módulo lunar possuía uma dobradiça, que fazia a porta se abrir para dentro, com a pessoa que estivesse sentada à esquerda, Armstrong, encontrando um caminho menos obstruído para sair. Para Aldrin ser o primeiro a pisar na Lua, ele teria que pular por cima de Armstrong para sair.

5 - Ele estava mais preocupado em aterrizar na Lua do que em caminhar sobre ela

O módulo lunar, controlado pelo astronauta, precisava ser trazido à superfície da Lua, estando a mais de 15 mil metros de altitude, se esquivando de rochas, crateras e outros obstáculos. Como não havia resistência no ar, propulsores foram utilizados para impulsionar o módulo para baixo. O que significa que só havia combustível para uma tentativa.

6 - Ele carregou uma bolsa que valia 1,8 milhão de dólares

Ao examinar a superfície lunar, Armstrong coletou um saco de poeira para trazer para Terra e entregar aos cientistas da NASA, para que pudessem analisar o material. Apesar das amostras coletadas no satélite não poderem ser vendidas, o mesmo não valia para a tal bolsa. Em 2015, ela foi vendida para Nancy Lee Carlson, em um site de leilões do governo, por apenas 995 dólares.

Duvidando de sua autenticidade, Carlson enviou a bolsa para ser analisada pela agência espacial, que reivindicou a posse sobre o objeto e se recusou a devolvê-la. A mulher então levou a NASA aos tribunais. Um juiz decidiu que a bolsa pertencia a Carlson. Em 2017, no entanto, els a vendeu em um outro leilão por 1,8 milhão de dólares.

7 - Armstrong e seus colegas da Apollo 11 passaram semanas em quarentena

Ao voltar para a Terra, Armstrong, Buzz Aldrin e até mesmo Michael Collins, que ficou no módulo lunar enquanto os outros dois andavam sobre a Lua, foram recepcionados pela embarcação USS Hornet. Porém, eles tiveram que ficar em uma câmara selada. Todos três foram colocados em quarentena por três semanas. Isso para caso eles tivessem pegado algum tipo de vírus extraterrestre. Ao receber a visita do então presidente Richard Nixon, ele os cumprimentou pela janela de vidro da instalação.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+