Natureza

7 fatos selvagens sobre a incrível Floresta Amazônica

0

A Floresta Amazônica é um dos lugares mais bonitos do mundo, sendo reconhecido por todos, independente de sua nacionalidade. Mas, infelizmente, os próprios brasileiros não dão tanta relevância para ela. Muitos acreditam que o local não passa de uma grande floresta cheia de árvores, mas isso não é verdade. A complexidade existente por lá é tão grande que te deixaria abismado só de imaginar algumas das coisas à seu respeito.

Esses incríveis fatores sobre ela, dos quais trataremos a seguir, trazem para a região um enorme mérito global e um grande número de pesquisadores. Felizmente, essa floresta tão especial se encontra também no território brasileiro. O fato é que todo o imenso território que ela dispõem mantem segredos e mistérios incríveis que devem ser mais conhecidos. E, acredite, vale apena desfrutar de cada um deles.

1 – Ciclo de sobrevivência frágil

Você deve se lembrar de estudar cadeias alimentares na escola. Elas se sustentam de forma circular, no qual tudo tem a sua função e, consequentemente, interfere em outros pontos. Isso significa que uma simples falha pode colocar em risco todo o seu sistema. Para exemplificar esse fator, iremos retratar a relação entre uma espécie de abelha, a castanha do Pará e a Cutia, por exemplo.

A espécie de abelha conhecida como Euglossini é a única capaz de polinizar a castanha do Pará, enquanto os machos da espécie precisam do perfume das orquídeas da árvore para atrair as fêmeas e então poder procriar. O que claramente cria uma relação de dependência entre elas. Para complementar toda essa história, a Cutia é uma das únicas espécies de animais que conseguem quebrar a casca dura do castanheiro. Ele abre a casca e então carrega as suas sementes para outras partes da floresta e as enterra. Toda essa relação perfeita entre um e outro pode acabar se dissolvendo caso alguma delas venha a ter problemas.

2 – Biodiversidade

Temos uma imagem muito limpa e perfeita de como é a Floresta Amazônica. Muitos realmente imaginam que, devido a sua proporção, ela nunca terá um fim e não chega a sofrer grandes perdas. Mas, infelizmente, essas pessoas estão erradas. Acredita-se que em um único hectare da floresta existe aproximadamente 750 espécies de árvores e 1.500 espécies de plantas. Mas, apesar disso, ela vêm sofrendo uma grande perda.

E estamos falando de algo realmente grande, cerca de 120 mil quilômetros quadrados de toda a floresta é destruído todos os anos. Fazendo com que, em média, 135 espécies de plantas e animais entrem em extinção todos os dias, chegando a mais ou menos 50 mil extinções por ano.

3 – Rio Amazonas

Além de toda a sua diversidade quanto a espécies de plantas e animais, a Amazônia também carrega o segundo rio mais extenso da Terra, o Amazonas, com 6,4 mil quilômetros. E, apesar de perder para o rio Nilo, com 7,4 mil quilômetros, o Amazonas ganha quanto a vasão de água. Uma comparação feita estima que, em apenas um dia, o fluxo de água do rio Amazonas seja igual ao uso de água de toda a cidade de Nova York durante 12 anos.

Outro ponto surpreendente sobre esse rio é que a sua extensão é tão grande que envolve toda a ilha de Marajó. Você pode estar imaginando que isso não é muita coisa, mas esta ilha é quase do tamanho da Suíça.

4 – Tribos isoladas

Por mais que seja difícil imaginar uma formação humana completamente isolada, elas ainda existem. A imensidão da Floresta Amazônica permite que muitas tribos indígenas ainda vivam dessa forma, seguindo seus próprios costumes e sem manterem contato algum com a sociedade que conhecemos.

5 – Fonte de oxigênio

O oxigênio que necessitamos para a nossa sobrevivência é formado, em sua maioria, devido aos processos de fotossíntese, feito por meio de organismos fotossintetizantes. E, por mais que você não saiba exatamente como isso funciona, deve se lembrar de ouvir o assunto na escola. Além disso, é de conhecimento comum que locais mais naturais são melhores para a sua respiração. E, sabendo disso, é de se imaginar que a Floresta Amazônica desempenhe um papel importante nesse processo. E com razão, já que ela é responsável por 20% do oxigênio produzido.

6 – Nova espécie de formiga

A todo momento uma nova espécie é descoberta, e a Amazônia é um ótimo local para isso devido sua diversidade imensurável. Uma nova espécie de formiga foi descoberta por lá e ganhou o nome de Martialis heureka. de acordo com informações a seu respeito, ela é descendente direta das primeiras espécies de formiga. Fazendo parte da mais antiga linhagem existente do inseto. O mais incrível de tudo são as suas características. Elas possuem, em média, 0,2 ou 0,3 centímetros de comprimento. A espécie vive no sob e tem um aspecto esbranquiçado, além de não enxergar.

7 – Ondas

A maioria das vezes que vemos imagens do rio Amazonas com uma aparência calma e “passiva”. Fazendo com que muitos não imaginem que ele nem sempre é assim. Na verdade, durante 3 semanas de cada ano, um fenômeno causado pela lua faz com que enormes ondas surjam na área. Elas chegam a percorrer mais de 10 quilômetros e atraem alguns surfistas.

Esses fatores interessantes sobre a região Amazônica não são tão conhecidos como deveriam. Há muito o que descobrir por lá e o local devia ser de maior interesse para as pessoas. Afinal, todos esses pontos nos fazem pensar melhor sobre ela, não acham?

20 antes e depois de irmãos que se deram muito bem depois da puberdade

Artigo anterior

Artista faz incríveis versões de si mesmo no traço de diferentes desenhos animados

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido