Curiosidades

7 fatos sobre como as cores influenciam nossa mente

cores e mente
0

As cores estão por todos lugares. Elas compõem basicamente todas as coisas que conhecemos. Uma infinidade de tons que causam sensações e impressionam nosso corpo de diversas formas e podem influenciar nossa mente. As cores são ondas eletromagnéticas capturadas pelos receptores em nossos cérebros e que são interpretadas por nosso cérebro.

Há algum tempo, o homem já sabe que as cores podem nos impactar psicologicamente. Alguns profissionais até mesmo utilizam do conhecimento e da psicologia das cores para induzir consumidores e chamar sua atenção. Pensando nisso, hoje, trouxemos alguns fatos a respeito de como as cores podem mexer com a nossa mente e você confere logo abaixo.

1 –  As emoções

emoçoes

Desde o século XX, temos estudado como as cores de um objeto podem afetar nosso humor e os sentimentos das pessoas. Baseado em pesquisas, as cores desses objetos afetariam o centro das emoções localizado no hipotálamo. Muitas pessoas, como designers e artistas, sabendo do poder das cores, as utilizam para manipular sutilmente as emoções em seu público.

2 – A percepção

percepçoes

O neuropsicólogo Kurt Goldsteein, durante um experimento com cores em 1930, descobriu que ao iluminar um objeto com luz vermelha, ele parecerá maior ou mais pesado. Caso o mesmo objeto seja iluminado com uma luz verde, ele será percebido como se fosse de menor tamanho e mais leve.

3 – A fome

fome

Vermelho e amarelo são as cores preferidas para ornamentar os restaurantes de Fast Food. Essas cores também costumam estar presentes nos anúncio e logotipos das marcas deste segmento. De acordo com estudos, essas são as cores que despertam a fome, ou seja, que nos convidam a comer. A cor azul é considerada a que menos desperta a vontade de comer.

4 – Cromatofobia

Cromatofobia

A cromatofobia é um belo exemplo de como as cores afetam nossas mentes. Tal fobia produz um medo persistente e irracional sobre as cores. Em diversos casos, a cor está diretamente relacionada a algum evento do passado que tenha causado o trauma na pessoa.

5 – Genética

genética

Homens e mulheres parecem perceber as cores do espectro vermelho-laranja de formas diferentes. Segundo os cientistas da Universidade do Estado do Arizona, em Tempe, nos Estados Unidos, o gene que nos permite ver a cor vermelho está no cromossomo X. Como as mulheres possuem dois cromossomos X, elas conseguem percebe melhor este espectro de cores.

6 – Comprimento de onda

onda

Entre todas as cores, a primeira cor que um bebê vê é o vermelho. Isso acontece porque essa cor possui um comprimento maior de onda, logo, ela é mais facilmente processada pelos receptores e nervos em desenvolvimento nos olhos da criança recém-nascida.

7 – Profundidade e confiança

profundidade

As cores verdadeiramente afetam a sensação de profundidade que temos ao olharmos para alguma coisa. As cores quentes nos fazem perceber as coisas como se elas estivessem mais próximas de nós. Já as cores frias nos dão a sensação de que elas se localizam mais distantes. Apesar desse truque em nossa mente, a cor azul, que é considerada uma cor fria, é a que melhor transmite a sensação de confiança e credibilidade.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 vezes que memes colocaram pessoas em risco

Artigo anterior

Ossos encontrados mostram para que era utilizado o Stonehenge

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido