• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos sobre os canhotos que intrigam a ciência até hoje

POR A redação    EM Curiosidades      02/03/16 às 20h16

Todo mundo que não é, pelo menos conhece um sinistromano. Não entendeu? Bom, a gente explica para você. Sinistromano e esquerdinho são os dois outros termos utilizados para se referir a pessoas canhotas. Que nada mais são do que pessoas que utilizam mais de seus membros esquerdos para realizarem atividades motoras.

Aproximadamente 10-30% da população mundial possui essa característica, e há muitos anos a ciência vem tentando decifrar e descobrir quais outras características "especiais" essas pessoas podem ter, e claro, se existe outros comportamentos que podem estar relacionados com essa condição.

Alguns séculos atrás por exemplo, canhotos eram taxados como amaldiçoados, e foram até mesmo perseguidos culturalmente, religiosamente e também socialmente. Mas agora vamos para o que interessa. Confira a lista com 7 fatos científicos sobre canhotos que preparamos para vocês.

1- Canhotos possuem maiores chances de ter psicose

1

Estudos revelam que pessoas canhotas tem 20% mais probabilidade de serem psicóticas, segundo a revista SAGE que analisou estes dados.

Um outro estudo realizado pela Universidade de Yale em New Haven, Connecticut avaliou 107 pacientes de ambulatórios psiquiátricos, dentre os pacientes que sofriam de transtorno de humor, bipolaridade e depressão a taxa de canhotos foi considerada normal, porém dentro do grupo de pacientes com psicose essa taxa subiu 40%. Esses estudos indicam na teoria que existe alguma relação entre a lateralidade cerebral e esse transtorno.

2- Praticamente não existia canhotos entre os Neanderthals

2

Bom, a predominância de pessoas nascerem destras não é nada recente ou aleatório. Pesquisadores da Universidade do kansas, conseguiram recentemente determinar a lateralidade dos seres humanos antigos.

O estudo revelou que há 500.000 anos atrás o índice de canhotos era baixíssimo ou quase inexistente, mas em algum momento da história, os canhotos começaram a se reproduzir um pouco mais, para hoje termos essa quantidade razoável de canhotos por ai.

3- Canhotos tem mais facilidade para lidar com a arte

3

De acordo com uma pesquisa publicada no "American Journal of Psychology" existem evidências de que pessoas canhotas são no geral mais criativas. Eles possuem mais facilidade em terem pensamentos divergentes, e também conseguem explorar melhor as possibilidades.

Além disso um grupo dedicado ao estudo e desenvolvimento de produtos para canhotos, chamado "Left- Handers Club" analisou 2.000 pessoas (destras, canhotas e ambidestros), e descobriram que os canhotos são mais propensos a seguir carreiras nas aéreas de artes, música, esportes e tecnologia da informação.

4- A maioria do ex-presidentes americanos eram canhotos

4

Uma surpreendente e elevada porcentagem de ex-presidentes dos EUA eram canhotos. A extensa lista inclui, o atual presidente Barack Obama, Bill Clinton, George W. Bush, James Garfield e Harry Truman. Apesar disso, não existe uma resposta cientifica para tal acontecimento, que provavelmente é mais um caso de pura coincidência.

5- Canhotos são mais afetados pelo medo

5

Os canhotos tendem a ser mais afetados pelo medo. Essa divertida descoberta foi apresentada na conferência anual da Sociedade Britânica de Psicologia.

O estudo foi realizado da seguinte forma, uma série de voluntários (canhotos e destros), assistiram por 8 minutos ao perturbador trailer do filme " O silêncio dos Inocentes", em seguida os participantes foram submetidos a uma série de pergunta, para testar o seu grau de estresse.

E como resultado, conclui-se que os canhotos se demonstraram mais propensos a revelar sinais de transtorno de estresse pós-traumático.

6- Pessoas canhotas tem tendência a se irritar com mais facilidade

6

Segundo um estudo publicado no "Journal of Nervous and Disease Mental", pessoas canhotas são mais propensas a ter emoções negativas.

E não é só isso não, eles possuem também uma maior dificuldade de lidar, processar e interpretar seus sentimentos. A teórica explicação para essa situação segundo o artigo, é o fato de existir uma ligação entre o desequilíbrio da atividade entre os hemisférios direito e esquerdo e a lateralidade motora do corpo.

7- Canhotos tendem a se sentir mais inibidos, tímidos e envergonhados

7

Já ouviu aquela expressão: " ter vergonha na cara". Bom, aparentemente vergonha, timidez e inibição são atitudes e sentimentos que ocorrem mais frequentemente em pessoas canhotas.

Cientistas da Universidade de Abertay, na Escócia, realizaram um teste com 112 pessoas, sendo elas, 46 canhotos e e 66 destros com o objetivo de analisar a impulsividade e contenção pessoal destas pessoas. O resultado foi que os canhotos pertenciam ao grupo de pessoas que mais se avaliaram como inseguras.

E então queridos leitores Ultra Curiosos, podiam imaginar que todos esses fatores podiam ser influenciados pela lateralidade do cérebro? Se surpreendeu ou se identificou com algum dos itens da nossa lista? Comenta pra gente aqui em baixo.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+