Curiosidades

7 figuras semelhantes a Jesus Cristo em outras religiões

0

Acreditando ou não, é bem provável que você conheça a história de Jesus Cristo. Muito antes de seus nascimento, já era esperada a chegada um Messias na Terra, enviado por Deus e que teria a missão de nos salvar. Dessa forma, estima-se que tenha nascido da Virgem Maria, entre os anos de 6 a 4 a.C. Assim como o Pai Todo Poderoso, é a principal figura do cristianismo.

Por outro lado, embora tenha uma história realmente difundida em todos os cantos do mundo, outras personalidades religiosas se parecem muito com Jesus. Tanto por alguns acontecimentos registrados ao longo de suas vidas, quanto por seus propósitos em vida. Muitos cristãos negam quaisquer semelhanças, no entanto, são figuras que supostamente, viveram até mesmo antes de Cristo. Confira algumas delas:

1 – Buda

Claro, não poderíamos deixar de mencionar Buda nesta lista. Apenas para que você tenha noção do quanto se parecia com Jesus, ambos visitaram seus templos aos 12 anos. Supostamente, também teriam jejuado na solidão… Buda por 47 dias e Jesus por 40. Assim que terminaram, ambos também teriam se dirigido até uma figueira. Como se não bastasse, tinham quase a mesma idade quando começaram no ministério de suas crenças e fé.

2 – Odisseu

Também conhecido como Ulisses, foi um personagem da Ilíada e da Odisseia de Homero na mitologia romana. Os relatos contam sobre intenso sofrimento a que foi submetido, bem como foi o caso de Jesus. No caso, Odisseu também é acompanhado por pessoas que possuem falhas trágicas e que aparentam ser infiéis. Vivem fazendo coisas tolas e desconfiando de sua liderança. Algo que pode ser comparado aos discípulos de Jesus e a tudo que lhe aconteceu durante sua caminhada.

3 – Dionísio

Assim como o relatado na história de Jesus, Dionísio teria nascido no dia 25 de dezembro, de uma mãe virgem, e foi colocado em uma manjedoura. Por transformar água em vinho e por outras razões, é considerado o deus grego do vinho. Ainda segundo o que conta sua história, ressuscitou no dia 25 de março, sendo considerado como o “Filho Unigênito”, “Salvador”, “Redentor”, dentre tantos outros títulos da espécie.

4 – Glycon

Esta é nada menos que uma divindade romana em forma de serpente. Era o filho do deus Apolo, vindo à Terra por meio de um nascimento envolvido por milagre. Foi uma espécie de manifestação terrestre da divindade, cumprindo uma profecia divina. Dentre suas habilidades, pôde dar aos crentes o poder de falar em várias línguas, curou doentes, ressuscitou mortos e ainda realizou outros milagres. Alguma semelhança com Jesus?

5 – Zaratustra

Também conhecido como Zoroastres ou Zoroastro, foi um poeta e profeta nascido na Pérsia. Sua história conta que também nasceu de uma mãe virgem, muito tempo antes de Jesus Cristo. Em sua juventude, teria surpreendido muitos com sua sabedoria. Aos 30 anos, começou sua vida no ministério, onde batizou água, fogo e “vento santo”. Apenas para que você tenha ideia, ele foi capaz de expulsar demônios e conseguiu até mesmo devolver a visão para um cego. Ele ensinou sobre os conceitos de um céu e inferno, ressurreição e apocalipse. Após sua morte, aqueles que acreditavam nele esperavam por sua volta na Terra. Foi ele o fundador do Zoroastrismo, a primeira religião monoteísta da história.

6 – Átis

Átis é uma personalidade da mitologia grega, que assim como Jesus, também teria nascido de uma virgem , no dia 25 de dezembro. Foi considerado como o salvador de todos os frutos da Terra, bem como da humanidade. Em uma “sexta-feira negra”, acabou sendo crucificado em uma árvore, onde seu sangue escorria para redimir os pecados do povo. Depois de três dias, teria ressuscitado… Algo bastante parecido com a história de Jesus.

7 – Hórus

E aqui temos uma figura marcada na mitologia egípcia. Hórus, filho de Ísis, teve seu nascimento anunciado pela estrela Sirius. Embora sua data de nascimento não seja exata, é certo que ele não era humano. Possuía a cabeça de falcão, onde um olho representava o sol e o outro, a lua. Sofreu uma tentativa de assassinato enquanto ainda era pequeno, visto que Herut o queria morto.

No entanto, um deus orientou que Ísis fugisse com o filho e o escondesse. Algo parecido com o que acontece na história de Jesus, quando um anjo orienta que os pais levem o menino para o Egito.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

7 trabalhos que você não sabia que podem causar câncer

Artigo anterior

8 músicas brasileiras que você cantou quando criança e não percebeu que eram muito erradas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido