• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 formas de descobrir se sua bebida é falsa

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      20/05/19 às 16h30

O famoso happy hour é realmente um evento a parte para os brasileiros. Depois de uma longa semana de trabalho, nada melhor do que afogar as mágoas com aquela cervejinha bem gelada. Sozinho, com amigos ou acompanhado da pessoa amada, o famoso "copo na mão" é bastante simbólico. Não só pela bebida que está lá dentro, mas também pelo momento que ela protagoniza. Dessa maneira, torna-se quase inviável estragar a ocasião quando há tantas coisas positivas, não é? Bom, exceto quando o que você está consumindo... não passa de um líquido falsificado. Além da decepção, a bebida tende a causar diversos riscos à doença. Mas, espera um momento, deixa eu esclarecer as coisas: a bebida alcoólica em si, caso consumida em excesso, também não é saudável - claramente. Estamos entendidos? Bom, voltando ao assunto, preparamos uma lista com 7 formas de descobrir se sua bebida é falsa, para que você não passe por situações indesejadas.

A produção artesanal de bebidas alcoólicas, do ponto de vista econômico, é um grande problema para muitos países. Por sua vez, a compra de produtos falsos ocasiona em prejuízo financeiro para o consumidor. Além disso, seu consumo gera até mesmo complicações de saúde.

1- Cor e ano do vinho

Ao comprar vinhos envelhecidos, os especialistas aconselham tomar cuidado com as datas de produção. Segundo dados quantificados, os vinhos Bordeaux de 1900, 1928, 1945, 1961, 1982 e 1990 são quase sempre falsificados.
Assim que a garrafa estiver aberta, você também deve prestar atenção à cor da bebida. Cada tipo de vinho tem sua própria paleta. Vinhos brancos são caracterizadas pela cor da palha densa, sem brilho esverdeado. Os vinhos tintos, por sua vez, devem ser intensamente coloridos. Em ambos os casos, um mínimo de sedimento é considerado normal.

2- Nomenclatura

Para começar, o termo "champagne" é estritamente patenteado pela região francesa de mesmo nome. Produtos de outros países denominam a bebida de "vinho espumante". Se você tem uma garrafa com o rótulo "Champagne" e não é do ponto geográfico supracitado, então tome bastante cuidado. Afinal, este é o primeiro sinal de que alguma coisa está errada. Essa é uma das formas de descobrir que sua bebida é falsa.

3- Sobre o conhaque

Uma boa bebida deve ser perfeitamente transparente, sem sedimentos e partículas flutuantes. A cor do conhaque depende da duração da exposição e dos barris em que estava contida. Tome bastante cuidado caso perceba uma aspecto acinzentado na garrafa. Antes de comprá-la, você pode realizar um experimento: vire a garrafa e veja como o conteúdo flui pelas extremidades. Se o produto for real, faixas oleosas se formarão no vidro.

4- Analise o rótulo!

A vodka é uma das bebidas mais falsificadas do mundo, por isso tenha cuidado redobrado. No rótulo da garrafa, deve constar a data do engarrafamento, o número da licença do fabricante, o endereço de produção, a marca de certificação e sua resistência. Além disso, verifique se não existem partículas estranhas ao fundo da garrafa. Se houver, você está lidando com uma bebida de baixa qualidade diluída em água (na melhor das hipóteses).

5- Ainda sobre a vodka

O "cheiro de acetona" é um sinal certeiro de que você está lidando com uma bebida falsa. Isso ocorre quando a vodka é feita de álcool metílico. O uso desse substituto pode causar danos irreparáveis ??à saúde humana, incluindo a perda completa da visão. Essa é uma das formas de descobrir se sua bebida é falsa.

6- A famigerada cerveja

O malte de cevada é a matéria-prima principal no processo de fabricação de cerveja, além da levedura e do lúpulo. Portanto, cuidado com os ingredientes extras. Não é permitido o uso de adoçantes, corantes ou quaisquer maneiras de produzir sabores artificiais. Além disso, se atente à espuma. Ela precisa permanecer na superfície da cerveja por pelo menos 3 minutos.

7- A cor da bebida

A cor é muito importante para a cerveja. Fora as opções propositalmente escuras, a bebida deve ser clara. Variedades leves têm tons dourados, sem a cor verde, vermelha ou marrom. Além disso, a cerveja light é mais "brilhante" do que as demais.




Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+