• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 formas de estar ferindo seu cérebro sem você perceber

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      19/08/19 às 16h52

O cérebro é o "computador central" de nosso corpo, está localizado dentro da caixa craniana e faz parte do sistema nervoso. Em suma, é do cérebro que convergem todas as informações que recebemos.

Esse órgão representa apenas 2% da nossa massa corporal e consome mais de 20% do nosso oxigênio. Além disso, o cérebro é responsável por controlar ações motoras, estabelecer integração dos estímulos sensoriais e promover atividades neurológicas, como, por exemplo, a memória e a fala

Por esses e outros motivos, é extremamente importante cuidar bem de dito órgão. E sabe por quê? Porque, diariamente, e de uma forma totalmente inconsciente, causamos certos danos ao cérebro. Como? Confira agora, alguns exemplos.

1 - Exercícios

Nós precisamos nos exercitar. Sim, é difícil e é necessário ter tempo. Mesmo assim, independente de qual seja a desculpa, precisamos nos exercitar. De acordo com especialistas, precisamos praticar, pelo menos, 30 minutos de exercícios diariamente. Aqueles, que praticam exercícios, possuem uma maior capacidade de memória. Além disso, a prática regular de exercícios ajuda a manter a frequência cardíaca elevada e auxilia o corpo a bombear mais oxigênio.

2 - Suplementos

Cuidado com os suplementos disponíveis no mercado hoje. Para os especialistas, deve-se tomá-los somente caso o médico ache necessário. De acordo com especialistas, muito não trazem nenhum benefício à saúde. Nos Estados Unidos, por exemplo, os suplementos são regulados. Além disso, alguns suplementos podem ser prejudiciais se forem combinados com outros medicamentos.

3 - Cigarros

A nicotina estimula a produção de dopamina, um dos maiores mediadores químicos das células, que atua nos centros de prazer do cérebro. Em suma, sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Dessa maneira, para compensar, o organismo produz mais noradrenalina. Por isso, quando alguém tenta parar de fumar, a pessoa, geralmente, fica nervosa ou irritada.

4 - Álcool

Aqueles que gostam de beber que se cuidem. De acordo com especialistas, pessoas que bebem muito, tendem a ter problemas de pressão alta, possuem maior probabilidade de sofrer derrame ou de insuficiência cardíaca. Para o cérebro funcionar adequadamente, é importante que haja um constante fluxo de sangue. Quando bebemos constantemente, alteramos esse fluxo.

5 - Açúcar

Consumir altos níveis de açúcar pode ter também um efeito negativo sobre a saúde do cérebro - que vai da função cognitiva até a sensação de bem-estar psicológico. Como? Quando uma pessoa consome açúcar, assim como qualquer outro alimento, os receptores gustativos da língua ficam ativos. Logo, os sinais são enviados para o cérebro, ativando as vias da recompensa e causando a liberação de uma onda de hormônios de bem-estar, como a dopamina, por exemplo. O estímulo ocasional desse sistema de recompensa no cérebro é, claro, prazeroso e inofensivo. No entanto, quando o sistema de recompensa é ativado demais e com muita frequência, começamos a ter problemas.

6 - Sono

Além de ser fundamental para manter o bem-estar do organismo e garantir o bom desempenho da função cardíaca, o sono ajuda o cérebro a se organizar. É durante esse período de descanso que o cérebro se reorganiza e se adapta às novas experiências.

7 - Ser social

Passar tempo com a família e os amigos faz bem à saúde. É verdade. Ser social pode fortalecer o cérebro, melhora memória e o raciocínio. Ter compromissos sociais reduz o risco de depressão e outras habilidades cognitivas.

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+