Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 formas incríveis que as nuvens podem ter

0

Muitos diriam que aquela forma no céu da imagem acima seria um ovni  ou algo do tipo, mas é apenas uma nuvem com uma forma diferente.

Quando você era criança provavelmente brincava de identificar imagens nas nuvens. Além de formas de objetos, animais e até pessoas, que a imaginação nos faz enxergar, existem outras formas que as nuvens podem ter.

No entanto, neste caso não é preciso usar a imaginação para vê-las, elas são reconhecíveis igualmente por qualquer um. E nem por isso deixam de ser simplesmente espetaculares.

Já viu como as nuvens ficam bonitas em alguns fins de tarde, por exemplo? Veja esses e outros fenômenos que causam formas inusitadas e super bonitas nas nuvens:

1. Lenticulares

lenticulares

Essa nuvens parecem lentes gigantes e normalmente são criadas em grandes altitudes, quando a massa de ar predominante tem bastante estabilidade.

Elas se formam quando o fluxo de ar choca com uma barreira geográfica, como um montanha, o que acaba resultando em espécies de ondas.

2. Nuvens estratosféricas polares

polares

As nuvens estratosféricas polares se formam durante o frio extremo do inverno, a umidade da estratosfera se condensa formando nuvens de cristais de gelo.

Elas são geradas em altitudes superiores a 15.000 metros e o sol as continua iluminando mesmo à noite. Isso acontece porque os cristais de gelo se dispersam e difratam a luz, fazendo com as as nuvens brilhem mesmo no escuro.

3. Asperatus

aspe

Esse tipo de nuvem geralmente se forma nas planícies da América do Norte e se caracteriza por formar ondas caóticas e escuras.

4. Cirrus Kelvin-Helmholtz

kelvin

Essas nuvens costumam se formar em quase todas as partes do mundo e em todos os níveis da atmosfera. O grande problema é que elas duram poucos minutos antes de se dissiparem por completo.

Elas surgem quando uma massa de ar quente flui rápido sobre uma camada mais fria. A diferença de densidade e velocidade gera uma força de corte, que cria o formato que você na imagem.

5. Supercélula

célula

Neste caso, as nuvens começam a escurecer e começam a girar como se fossem um redemoinho. Apesar de bonita, essa formação pode ser perigosa.

Na supercélula é comum aparecer fortes correntes rotatórias que podem produzir ventos fortes, granizos e até tornados.

6. Cirrocumulus

cico

As nuvens passam a ter formas cumpridas e onduladas. Esse tipo de nuvem costuma indicar que o ar quente está se elevando, ou seja, é um sinal de que pode chover.

7. Mammatus

masmatus

Essas nuvens se formam pelo choque de bolsas de ar frias e úmidas e de outras bolsas de ar mais quentes e secas. Apesar do fenômeno desencadear uma pequena precipitação, as nuvens impedem que elas cheguem no chão.

Conheça as descobertas incríveis de 5 gênios mirins

Artigo anterior

22 fotos que vão te fazer renovar as suas esperanças sobre a humanidade

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido